Desenvolvimento profissional e propósito: é possível aliar os dois? Como atrelar o propósito de vida ao trabalho?
Você já parou para pensar na relação entre o seu desenvolvimento profissional e o seu propósito? Ter em mente o que te inspira a realizar suas atividades profissionais e a planejar a sua jornada são aspectos essenciais para encontrar o equilíbrio necessário para a vida.
Além disso, ser guiado por um propósito pode ser fundamental para alcançar a felicidade na rotina. Outro ponto importante é que, pensando no universo corporativo, ter um propósito de vida que se relacione com o da empresa em que atua pode ser um grande propulsor do engajamento e da satisfação.
Mas, antes de mais nada, é preciso compreender o que é propósito e como ele se relaciona com o desenvolvimento profissional. Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura e saiba mais!
O que é propósito?
De acordo com o dicionário, o verbete “propósito” significa: “o que se quer fazer, realizar; plano, intuito, alvo”. É vasto o campo de significados, mas você consegue perceber o sentido desse termo na prática?
Ter um propósito bem definido é extremamente importante para suprir a vida com aquilo que gera valor. Além disso, é essencial para definir os caminhos que devemos seguir para alcançar os objetivos almejados. Por isso, há quem entenda o propósito como aquilo que nos inspira e nos mantém em constante movimento.
É possível ver uma analogia interessante a esse tema no filme Piratas do Caribe.
Durante o longa, o protagonista, Capitão Jack Sparrow, carrega consigo uma bússola especial que não aponta para o norte. Em vez disso, ela aponta para o que a pessoa mais deseja. Como o personagem não sabe ao certo o que quer, o artefato não o leva à parte alguma.
Conseguiu identificar a referência? Essa analogia é uma boa forma de demonstrar que sem um propósito bem definido por nós mesmos (como um exercício de autoconhecimento), se torna inviável saber qual caminho seguir. Porém, quando se sabe aquilo que mais deseja conquistar, planejar a jornada se torna muito mais fácil!
Por que atrelar o propósito ao desenvolvimento profissional?
Você tem consciência do impacto que a existência de um propósito em uma equipe pode causar na organização? Estudos mostram que quando as pessoas acreditam que seu trabalho é importante, elas têm 4x mais chances de se engajar. Ou seja, são mais motivadas, aprendem mais rápido e tendem a ser mais bem-sucedidas.
Uma pesquisa com mais de 502 líderes revelou que, enquanto 79% dos líderes pensam que conectar seu pessoal a um objetivo inspirador é fundamental para o sucesso, apenas 27% dizem que adotam um objetivo regularmente ao trabalhar com suas equipes. O que revela uma discrepância entre o que é o ideal e o que é realizado.
Outro estudo mostrou que 83% das pessoas dizem que encontrar propósito no trabalho é uma prioridade diária. Além disso, mais de 50% indicam que aceitariam um emprego menos remunerado desde que houvesse um propósito.
Tudo isso revela como ter uma missão bem definida e objetivo no longo prazo são a base para formar equipes mais engajadas e produtivas. Isso porque as pessoas se identificam com a empresa e, principalmente, com seu propósito. Dessa forma, o trabalho deixa de ser apenas um aspecto da rotina e se torna uma maneira de alcançar a realização pessoal.
Como atrelar desenvolvimento profissional e propósito?
Agora você já entende o que é propósito e porque utilizar a favor do desenvolvimento profissional de colaboradores e equipes. Então, o próximo passo é entender como alinhar os dois aspectos para potencializar resultados. Vamos lá?
Conectando pessoas aos seus propósitos
Seria um equívoco acreditar que uma organização ou liderança pode oferecer um propósito ao time. Afinal, isso é algo intrínseco e individual de cada indivíduo.
Porém, é papel da liderança propor ações e estratégias para gerar engajamento e identificação com a cultura organizacional. Assim, ao formar times alinhados entre si e compatíveis com a missão, visão e valores da empresa, será muito mais fácil alcançar o propósito individual e corporativo.
Fit cultural e desenvolvimento profissional
Qualquer organização que busca crescimento e desenvolvimento de time deve estar atenta a esse termo: fit cultural. Essa expressão refere-se à quando existe uma grande compatibilidade entre o profissional, sua equipe e a empresa.
Atualmente, existem diversas metodologias de análise comportamental e de perfil em potencial. Elas funcionam como um parâmetro para que as empresas realizem um recrutamento preditivo, valorizando tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais de candidatos.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Para saber mais sobre o assunto, confira o texto “Fit cultural e performance: qual a relação com a cultura organizacional?”.