Como identificar sinais de desmotivação no trabalho e engajar o seu time?
Quando os resultados de uma empresa caem, uma das possíveis razões disso acontecer é a desmotivação no trabalho. Isso porque colaboradores desmotivados dificilmente se engajam em suas demandas e tarefas. Assim, as entregas tendem a declinar em parâmetros de qualidade.
Dessa forma, é preciso estar sempre atento aos sinais de satisfação, motivação e engajamento dos profissionais da corporação. Afinal, esses fatores estão interligados e afetam diretamente o negócio.
Neste artigo, explicamos como identificar a falta de motivação por parte dos funcionários e o que deve ser feito para evitá-la. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!
Como identificar profissionais desmotivados?
Antes de mais nada, é importante saber como identificar o problema para, assim, solucioná-lo.
Colaboradores desmotivados costumam apresentar sinais como desinteresse e improdutividade no ambiente de trabalho.
Por isso, quanto mais cedo identificar essas características, menos a corporação perde em resultados de qualidade e torna-se mais fácil, também, recuperar a motivação desses colaboradores.
Portanto, é função das lideranças e do time de RH voltarem sua percepção para as pessoas que formam a corporação, em busca de sinais que indiquem desmotivação.
No entanto, vale lembrar que essas pessoas devem ser observadas e ouvidas a todo momento, não só quando há o desejo de identificar possíveis problemas de performance.
Avaliações de desempenho, conversas informais e reuniões 1:1 devem acontecer com uma certa frequência a fim de que seja feita a manutenção da satisfação e da produtividade dos colaboradores.
Quais são as consequências da desmotivação no trabalho?
A desmotivação no trabalho traz uma série de consequências negativas – para o negócio e para o colaborador.
Para o primeiro, ela pode interferir na qualidade dos resultados de um serviço ou dos produtos de uma empresa; para o segundo, ela pode afetar seriamente a saúde mental do profissional.
Viver sem acreditar em um propósito é seguir um caminho ansioso ou desesperançoso, afinal, ter um motivo para acreditar que o nosso trabalho importa (mesmo que localmente) nos traz motivação por si só.
Ademais, uma corporação é composta por pessoas que juntas só trabalham de forma verdadeiramente eficaz se todos os indivíduos estiverem íntegros.
Em síntese, os maiores desafios da falta de motivação no trabalho são:
- redução na produtividade;
- queda dos resultados;
- redução dos lucros;
- problemas de convivência;
- diminuição do engajamento.
O que gera desmotivação no ambiente de trabalho?
Uma vez identificada a desmotivação por parte de algum profissional da equipe, é preciso voltar o olhar para a raiz do problema. Ou seja, o gestor deve investigar o que tem feito essa pessoa perder seu interesse no trabalho.
A desmotivação profissional pode ter origens distintas, mas existem pontos que são bastante comuns e podem ser analisados. Conheça os principais deles a seguir.
Falta de reconhecimento profissional
Não ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido em uma empresa é um fator de grande desmotivação. Afinal, qual a razão de continuar em um emprego se não estiver satisfeito com o que você tem feito nele, certo?
Além disso, quando não recebemos feedbacks positivos sobre uma tarefa bem-feita, passamos a questionar se, de fato, as lideranças estão contentes com as entregas.
Isso nos leva a pensar no problema seguinte!
Lideranças distantes dos funcionários
A falta de diálogo entre líderes e liderados é outra grande responsável pela desmotivação no trabalho.
Um gestor ou gestora que existe apenas para delegar e punir, não faz uma gestão eficiente. Afinal, os funcionários querem ser tratados, acima de tudo, como pessoas, acima de seu cargo ou função. Nas empresas, esse movimento é chamado de people first.
Por esse motivo, é preciso quebrar as barreiras hierárquicas e buscar uma aproximação com os demais colaboradores, no intuito de conhecer verdadeiramente quem está do outro lado e, assim, engajá-lo corretamente.
Troca de feedbacks inadequada e comunicação falha
O distanciamento entre os colaboradores e suas lideranças (assim como entre outros colaboradores) prejudica a troca de feedbacks, tornando o processo superficial. Em alguns casos, ainda, ele pode se tornar violento pela falta de empatia.
Isso porque uma comunicação inadequada – em todos os contextos – intensifica problemas de convivência e colabora para uma insatisfação ainda maior dos colaboradores.
Relações conflituosas no time
Seja pela comunicação falha, o distanciamento entre lideranças, colaboradores e seus pares ou justamente pela desmotivação de alguns profissionais, o ambiente de trabalho torna-se desarmonioso, o que favorece o surgimento de conflitos distintos.
A partir das consequências geradas pela desmotivação, problemas de convivência surgem, dificultando o trabalho conjunto e a troca de ideias produtivas.
Falta de oportunidades de crescimento profissional
A impossibilidade de crescimento dentro de uma corporação é um indiscutível propulsor de desmotivação no trabalho. Afinal, o desenvolvimento profissional e a ascensão de cargo e função fazem parte do plano de carreira de muitas pessoas.
Por esse motivo, quando um profissional não tem retorno sobre o seu futuro em uma companhia, é comum que ele fique desmotivado pela falta de expectativa gerada pelos gestores.
Se isso for evidenciado pela liderança, então, muitos funcionários passam a olhar para o mercado externo em busca de novas oportunidades.
Falta de clareza de objetivos
Se por um lado existem profissionais que planejam suas carreiras minuciosamente, do outro estão aquelas pessoas que ainda não sabem ao certo quais são os seus objetivos profissionais.
Essa realidade é muito comum entre profissionais em início de carreira, como trainees, estagiários e jovens recém-formados. No entanto, o sentimento pode surgir em diversas fases da vida, visitando pessoas em seus diferentes momentos profissionais.
Assim, por não saberem ao certo o que desejam, alguns colaboradores perdem a motivação nas tarefas do cotidiano, levam os afazeres no automático e voltam a sua atenção para questões distantes do trabalho
Como engajar os colaboradores e evitar a desmotivação?
Sabendo das consequências de ter em sua equipe profissionais desmotivados, é preciso ir atrás de soluções para esse problema.
Por esse motivo, separamos seis dicas de como combater a desmotivação e engajar os colaboradores. Confira!
1. Crie um espaço leve para os colaboradores
Quando nos sentimos confortáveis em um ambiente e com pessoas que nos despertam confiança e acolhimento, somos mais produtivos.
Isso acontece porque nos sentimos bem com nós mesmos e com os outros, o que favorece também o que é produzido no trabalho. Dessa forma, propiciar um espaço leve para os funcionários é essencial, visando entregas de qualidade.
2. Valorize os colaboradores e dê feedbacks empáticos
Uma forma de engajar os colaboradores é por meio da valorização e do reconhecimento. Por isso, busque pontuar ações de destaque sobre o trabalho da pessoa em questão, mesmo que em uma reunião de feedbacks negativos.
Pense no reconhecimento de algum projeto que foi bem desenvolvido, destaque a condução do profissional e sua determinação diante da demanda, por exemplo. Assim, ele poderá se sentir mais engajado com no dia a dia.
3. Procure ouvir o que os colaboradores têm a dizer
Trocar observações com os colaboradores é essencial para saber o que se passa com aquele profissional. Além do mais, as pessoas querem ser ouvidas, expor suas opiniões e participar das decisões da empresa.
Neste momento de diálogo, deixe que o funcionário exponha os seus incômodos, desejos e anote tudo que foi dito para refletir e, posteriormente, buscar soluções.
4. Investigue as causas de desmotivação e desenvolva planos de ação
Ao tornar frequente a prática de diálogos informais ou feedbacks 1:1 fica mais fácil identificar as causas de desmotivação para desenvolver planos de ação.
Afinal, além de conquistar uma confiança por meio da prática, os colaboradores também terão mais oportunidades de abertura e relatar sua experiência dentro da empresa.
5. Conheça os propósitos e objetivos dos colaboradores
Conhecer os colaboradores a fundo é importante não apenas para entender melhor como está a composição do quadro de funcionários de uma empresa, mas também para saber quais são os propósitos e objetivos de cada pessoa.
Afinal, os nossos propósitos costumam estar alinhados à carreira profissional. Para descobri-los e despertá-los, é possível contar com o apoio de experiências conversacionais orientadoras.
6. Invista em PDI e cursos de capacitação
Uma forma de engajar os funcionários, sem dúvidas, é investir em Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e em cursos de capacitação. Isto é, ao optar por desenvolver um colaborador, ele percebe que está sendo valorizado pela empresa.
Além disso, esses processos vão demandar dedicação, o que faz com que o indivíduo tenha uma meta a ser cumprida, favorecendo seu desempenho diário – além de visar pelo desenvolvimento da própria carreira.
Chegamos ao final deste artigo. Vimos que a desmotivação no trabalho pode trazer uma série de problemas para o profissional e para a empresa.
Por isso, é importante saber formas de combatê-la e evitá-la, visando o engajamento dos colaboradores. Esperamos que ele te ajude a recuperar a motivação dos seus colaboradores.
Para se aprofundar ainda mais no assunto, confira um artigo completo sobre como funciona o engajamento das novas gerações! Nos vemos na próxima?