Dinâmica de grupo: por que investir e como aplicar em programas de estágio ou trainee?
A dinâmica de grupo é uma ótima ferramenta para conhecer pessoas, identificar perfis comportamentais e promover a interação entre equipes. Por isso, pode ser usada em diferentes situações, como em processos seletivos para estagiários e trainees.
Essa etapa, que costuma ser mais dinâmica e interativa para os candidatos, é muito aplicada por profissionais de RH e lideranças para facilitar a tomada de decisão. Afinal, por meio de dinâmicas é possível perceber melhor como as pessoas se comportam frente a desafios e no trabalho em equipe.
Neste post, vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é dinâmica de grupo e qual o seu objetivo?
- Quais são os tipos de dinâmica em grupo? Conheça 7 principais!
- Por que investir em dinâmicas de grupo para processos seletivos de estágio e trainee?
- Como aplicar a estratégia em programas de estágio ou trainee?
Continue a leitura e saiba mais!
O que é dinâmica de grupo e qual o seu objetivo?
Existem vários tipos de dinâmicas em grupo, afinal, cada uma busca atender a um objetivo. Mas, no geral, elas têm uma estrutura parecida: visa a interação entre pessoas, o engajamento com a atividade e o pensamento rápido e estratégico.
Podendo ser utilizadas em diferentes contextos, essas dinâmicas contribuem para a análise e desenvolvimento de competências. Por isso, nas empresas, podem ser aplicadas desde o processo de recrutamento e seleção até em ações internas e de gamificação.
Como o próprio nome já diz, essa estratégia consiste em propor atividades para serem realizadas em equipe, normalmente de forma leve e lúdica. Contudo, o que pode parecer um momento de descontração é, na verdade, uma ferramenta eficiente para avaliar o perfil comportamental das pessoas.
Quais são os tipos de dinâmica em grupo? Conheça 8 principais!
Agora que você já sabe como funciona uma dinâmica de grupo e quais são seus objetivos, que tal conhecer os principais tipos de atividades? Veja só!
1. Dinâmica de apresentação
Um dos tipos de dinâmica mais comuns é a própria apresentação, também conhecida como atividade de entrosamento ou “quebra-gelo”. Normalmente, é aplicada logo no início do processo seletivo e ajuda a criar um ambiente mais leve e de identificação.
Ela pode ser realizada de diferentes formas, com ou sem perguntas-guia. O mais comum é que cada pessoa diga seu nome, idade, área de formação, experiências prévias e expectativas.
Para futuros trainees e estagiários, por exemplo, os projetos desenvolvidos na faculdade costumam ser muito valorizados.
Uma maneira prática de promover essa dinâmica em grupo é que as pessoas falem de forma voluntária sobre si ou indiquem umas às outras.
Há também quem prefira que essas informações sejam escritas em uma folha de papel, embaralhadas e distribuídas para que o grupo tente descobrir quem é quem.
2. Dinâmica de identificação e semelhanças
Essa dinâmica de grupo tem como objetivo gerar identificação e fazer com que os participantes encontrem semelhanças entre si.
Dessa forma, a pessoa responsável por avaliar os candidatos conseguirá perceber afinidades no grupo, bem como quais indivíduos tem a empatia e a comunicação melhor desenvolvidos.
Isso porque esse tipo de atividade demanda trabalho em equipe, paciência e uma atitude colaborativa. Além disso, pode dizer muito sobre a capacidade de uma pessoa se conectar com as outras.
Para realizar uma dinâmica de semelhanças, divida os participantes em grupos e os oriente a buscar características, habilidades e desafios que todos têm em comum.
Se quiser incentivar ainda mais as equipes, proponha uma competição, em que aquela que encontrar mais pontos de semelhança irá receber um prêmio.
3. Dinâmica de desafio
A dinâmica do desafio é uma opção muito interessante para quem deseja observar a resiliência e o pensamento estratégico de um grupo, ao passo em que o incentiva a ir além. Essa atividade pode (e deve) ser adaptada de acordo com a realidade da sua empresa e o perfil procurado para a equipe.
Normalmente, dinâmicas de desafio também envolvem gamificação — que, inclusive, é muito utilizada para trainee e estágio. Por isso, planeje com antecedência como será o momento e qual o prêmio.
Algumas sugestões são chocolates, ingressos para o cinema ou um press kit da empresa, com caneca ou caderno.
É comum, nesse caso, apostar na criação de um contexto que demande a resolução de uma grande situação-problema ou a realização de um projeto.
Mas há também quem prefira abordagens relacionadas a jogos de perguntas e respostas ou, até mesmo, um desafio de coragem. Por exemplo, a escolha por abrir ou não uma caixa misteriosa ou entrar em uma sala.
4. Dinâmica de observação
Como o próprio nome já diz, essa dinâmica em grupo tem como foco avaliar a habilidade de observação das pessoas no dia a dia. Esse tipo de atividade pode gerar bons insights sobre a atenção aos detalhes, às especificidades da empresa e à própria equipe.
É comum que nesse tipo de dinâmica as pessoas sejam reunidas em uma sala e tenham alguns minutos para observar as pessoas e o ambiente ao seu redor.
Em seguida, devem fechar os olhos e a pessoa responsável pelo momento começa a fazer perguntas. Nessa hora, vale desde questionar quantos quadros haviam na parede, até quantas pessoas usavam óculos.
A cada pergunta, a pessoa que souber a resposta deve levantar a mão e, para cada acerto, ganhará um ponto.
5. Dinâmica de criatividade e inovação
Essa dinâmica é muito interessante para cargos específicos que envolvam criação e para processos seletivos de trainee e estágio, pois envolve maior dinamismo.
Pode ser utilizada com o objetivo de avaliar a criatividade e capacidade de inovação, argumentação e organização do raciocínio.
Podendo ser aplicada de diferentes formas, no geral, ela acontece por meio da divisão de grupos e a apresentação de um desafio criativo. Algumas opções são:
- sortear um objeto, como uma caneta, e orientar os grupos a criar versões inovadoras e argumentar sobre seu potencial de venda;
- distribuir os produtos ou serviços da empresa entre as equipes e solicitar que encontrem novas propostas de melhoria;
- instruir que criem uma empresa fictícia, seu nome, identidade visual, valores e proposta de negócio.
6. Dinâmica de autoavaliação em grupo
A dinâmica de grupo para autoavaliação é uma forma de fazer com que as pessoas trabalhem em equipe em busca do autodesenvolvimento. Além disso, revela muito sobre a capacidade de diálogo, busca por soluções, autoconhecimento e vulnerabilidade.
Nessa atividade, as pessoas devem ser divididas em grupos e orientadas a escrever em um pedaço de papel, de forma anônima, o que consideram ser suas dificuldades ao trabalhar em equipe. Em seguida, os papéis são recolhidos, embaralhados e distribuídos para o grupo.
Então, um por vez, deverá ler o que está escrito no papel sorteado, comentar sobre e apresentar soluções e alternativas para melhorar essa dificuldade.
Tudo isso oferecerá insumos para que o recrutador entenda quem são aquelas pessoas e quais são seus pontos fortes e a desenvolver.
7. Dinâmica de grupo online
Como o próprio nome sugere, a dinâmica de grupo online acontece com o suporte de soluções tecnológicas. Dentre as principais, estão as plataformas para videoconferência e as ferramentas para brainstorming e construção conjunta.
Em função de sua praticidade e por facilitar o contato entre pessoas de diferentes localidades, vem sendo cada vez mais utilizada em processos seletivos e iniciativas de gestão de pessoas.
Isso porque essas atividades permitem à empresa conhecer diferentes profissionais, aplicar testes, realizar entrevistas, potencializar o engajamento e identificar características de um indivíduo ou equipe.
8. Bônus: dinâmicas mais populares em processos seletivos
Além das dinâmicas de grupo citadas, existem outras opções que são muito usadas em processos seletivos e em atividades internas das empresas. Dentre as mais conhecidas estão:
- ilha deserta;
- ilha do tesouro;
- dinâmica das mãos dadas;
- associação com um objeto;
- cubos solidários.
Por que investir em dinâmicas de grupo para processos seletivos de estágio e trainee?
Os programas de estágio e trainee são a porta de entrada para muitos profissionais no mercado de trabalho. Mas, mais do que isso, são uma oportunidade de desenvolvimento para esses talentos e para o futuro da empresa. Por esse motivo, contratar de forma estratégica, observando o potencial de performance, é fundamental.
Para conhecer o potencial de uma pessoa, considerando seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional, diversas metodologias podem ajudar. Dentre elas, estão o uso de análises preditivas, entrevistas direcionadas e aplicação de desafios e atividades em equipe.
Ao investir nas dinâmicas de grupo, a pessoa responsável pela seleção poderá conhecer melhor os candidatos a partir do seu desempenho. Afinal, nessas atividades será possível observar suas capacidades de trabalho em equipe, comunicação, pensamento estratégico e liderança, por exemplo.
Além disso, são uma potente ferramenta para trabalhar o employer branding, ou a força de marca, e a experiência do candidato.
Por oferecerem momentos lúdicos, de descontração e menor estresse, tendem a ser uma forma de conduzir a seleção sem sobrecarregar os participantes.
Por isso, investir em dinâmicas de grupo para processos seletivos de estágio e trainee pode ser uma ótima opção para quem deseja agilidade e eficiência no processo.
Como aplicar a estratégia de dinâmica de grupo em programas de estágio ou trainee?
Agora que você já conhece as principais dinâmicas de grupo e seus benefícios para trainee e estágio, que tal entender como utilizar essa estratégia na prática? Como toda ação corporativa, o primeiro passo é o planejamento!
1. Identifique se a estratégia faz sentido para aquela vaga
Seja para uma vaga de trainee ou estágio pontual, seja para grandes programas de desenvolvimento, é preciso avaliar quais etapas devem fazer parte da seleção. Isso porque cada oportunidade tem um perfil e necessidades únicas, além de desafios específicos.
Então, embora seja uma ótima estratégia, pense bem se a dinâmica de grupo fará sentido para o seu processo seletivo.
2. Defina o melhor momento para a dinâmica de grupo
Para que a dinâmica em grupo gere os resultados esperados, é preciso definir o melhor momento para aplicá-la: será logo no início, para as pessoas se apresentarem? Ou mais adiante para avaliar sua capacidade de solucionar problemas? A resposta vai depender do objetivo da sua empresa!
3. Entenda quais habilidades e competências devem ser avaliadas
Além de entender quando realizar uma atividade em grupo, é preciso estabelecer quais habilidades e competências serão avaliadas. Isso servirá de guia para a decisão sobre o modelo de dinâmica e os critérios de avaliação.
4. Escolha um modelo de dinâmica e faça adaptações
A partir do planejamento inicial e das expectativas para o processo seletivo, escolha um modelo de dinâmica compatível com seu objetivo. Neste texto, trouxemos algumas opções bem bacanas!
Após definir qual atividade será realizada, lembre-se de propor as adaptações necessárias para que se adeque ao modelo de negócio e ao objetivo do programa de estágio ou trainee.
5. Prepare a infraestrutura necessária
Com o processo seletivo para estagiários e trainees já em andamento, cuide para que as etapas tenham toda a infraestrutura necessária.
No caso das dinâmicas de grupo, reserve um espaço adequado, prepare os materiais que serão utilizados e avalie o tempo de duração. Caso a seleção esteja acontecendo de forma online, cheque sua conexão com a internet e quais recursos tecnológicos serão necessários.
6. Defina quem será responsável por conduzir a atividade
No recrutamento e seleção, é comum que várias pessoas estejam envolvidas – tanto da equipe de RH, quanto lideranças. Por isso, defina quem será responsável por conduzir a atividade, solucionar dúvidas e avaliar os candidatos. Observe, inclusive, se será necessária a atuação de mais de um profissional neste momento.
7. Estabeleça critérios de avaliação
Por fim, estabeleça quais serão os critérios de avaliação. Para isso, tenha em mente o tipo de atividade proposta, em qual etapa do processo seletivo ela foi realizada e quais são as competências esperadas para a vaga. Isso servirá como guia para a seleção de candidatos aprovados para a próxima fase.
Após esse planejamento, você estará pronto para conduzir as melhores dinâmicas de grupo em processos seletivos de estágio ou trainee.
Além desse tipo de dinâmica, outro fator contribui muito para o engajamento de novos profissionais desde os primeiros contatos com uma empresa: programas de desenvolvimento! Se quiser entender melhor esse assunto, baixe nosso e-book gratuito!