E-learning: o que é, como funciona e como usar na sua empresa?
Não é novidade que as tecnologias têm ocupado um espaço relevante na rotina das pessoas. Além de auxiliar em situações cotidianas, agora, elas também são utilizadas como material de trabalho e de estudo — caso do e-learning.
Essa prática tornou-se mais popular na pandemia, quando as pessoas precisavam estudar ou trabalhar em casa, sendo comum até mesmo em treinamentos corporativos.
Assim, era possível seguir as regras do isolamento social sem deixar de lado o desenvolvimento profissional. Afinal, habilidades antes desenvolvidas no ambiente empresarial passaram a ser aprimoradas com o uso de ferramentas virtuais.
Mas como o e-learning funciona e como usá-lo em treinamentos corporativos? Continue a leitura e conheça essa solução que pode colaborar com os processos de Gente e Gestão do seu negócio!
O que é o e-learning?
Para entender o que é e-learning, basta analisar a própria expressão, que, em tradução livre, significa “aprendizagem eletrônica”. Ou seja, essa prática é um conjunto de atividades que oferecem aprendizado a um aluno por meio de plataformas digitais.
Confundido com o Ensino à Distância, podemos dizer que o e-learning é um dos formatos em que o EaD acontece, a partir da conexão com a internet. Nele, há tudo que uma pessoa precisa para obter novos conhecimentos, trocar experiências e se manter atualizada, inclusive no mercado de trabalho.
Pois, nesse cenário, o método de aprendizado contribui para os processos de desenvolvimento de competências, podendo ser aplicado em treinamentos de novos colaboradores e na capacitação interna das equipes.
Qual a importância do e-learning para as organizações?
Podemos dizer que o e-learning é uma medida estratégica para o desenvolvimento organizacional dos negócios. Por meio dele, é possível reduzir os gastos com treinamentos corporativos, ao mesmo passo em que potencializamos a qualificação do quadro de funcionários.
Isso faz com que o seu método impacte de forma positiva nos resultados alcançados e traga inúmeros benefícios para a cultura organizacional de uma empresa. Confira, abaixo, alguns deles!
- O modelo motiva a vontade dos profissionais de aprender e desenvolver cada vez mais suas habilidades.
- Por meio das avaliações de atividades oferecidas nas plataformas virtuais, o funcionário tem acesso às métricas que mostram seu desempenho e o que ele precisa melhorar.
- Os colaboradores passam a ter mais momentos de interação com outros membros ao trocarem informações durante o e-learning.
- Com conteúdos didáticos sobre a cultura empresarial, os funcionários se habituam aos objetivos, a missão, visão e os valores da organização.
- O e-learning pode oferecer materiais específicos para cada equipe, alinhados às necessidades de cada colaborador e as funções exercidas por ele.
Como utilizar o e-learning na empresa?
Como vimos, o e-learning é uma prática estratégica para o treinamento corporativo. Mas como utilizá-lo em sua empresa e ter acesso aos serviços dessa tecnologia no RH? Veja a seguir!
1. Invista em uma plataforma de educação virtual
A ferramenta é essencial para colocar o e-learning em prática. Afinal, ele é realizado dentro do ambiente digital.
2. Estude as necessidades da organização
Com isso, é possível entender quais abordagens e assuntos são adequados e precisam ser transmitidos aos funcionários.
3. Desenvolva os materiais didáticos com base na pesquisa anterior
Isso torna a qualificação mais eficiente, desde que disponibilize conteúdos em vários formatos, como vídeos e e-books, e ofereça outros eventos e cursos alinhados aos objetivos da capacitação dos profissionais.
4. Libere recursos para colocar os serviços do e-learning em prática
Conexão a uma rede Wi-Fi e computadores são alguns recursos que precisam estar presentes na estrutura da empresa para que os colaboradores tenham fácil acesso ao aprendizado.
Agora que você já conhece o e-learning e suas vantagens para o meio empresarial, que tal ser mais um usuário dessa tecnologia e ir sempre se atualizando de assuntos sobre Gente e Gestão? Para isso, basta assinar a nossa newsletter! Até mais!