O que é Eficiência Operacional e como atingir no RH
O desejo de qualquer empresa é garantir os melhores resultados financeiros e de produtividade no trabalho, não é mesmo? Afinal, isso significa manter a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos à medida que reduz os custos. E a melhor maneira de fazer isso é buscando a eficiência operacional.
Esse conceito permite que a organização reveja os seus processos e, quando necessário, realize transformações para equilibrar melhor esses dois cenários. No médio e longo prazo, isso contribui para o crescimento do negócio de forma sustentável e um bom diferencial competitivo.
Quer saber mais? Então, continue a leitura! Aqui, você vai entender melhor o que é e como atingir a eficiência operacional e como medir esse índice no seu negócio.
O que é eficiência operacional?
Eficiência operacional é a capacidade de uma empresa em fornecer produtos e serviços com o menor custo possível, sem que isso prejudique a sua qualidade. Isto é, gastar menos e vender mais, mantendo o alto nível dos gêneros e o preço do mercado.
A automatização de processos talvez seja o ponto mais importante para essa eficiência, pois traz mais agilidade aos processos operacionais e reduz as chances de falhas, tanto humanas quanto de equipamentos e/ou ferramentas.
Além disso, o propósito do negócio é um fator essencial para a eficiência operacional. Para ter essa capacidade, o departamento de Recursos Humanos e os gestores devem levar em consideração a missão, visão e valores da companhia durante o planejamento e demais processos.
Qual a importância da eficiência operacional para a gestão?
Investir na eficiência operacional ocasiona em vários benefícios para a organização, principalmente quando pensamos na sua posição no mercado.
Ao longo dessa jornada, por exemplo, a gestão de pessoas e os gestores passam a adquirir um conhecimento da empresa como um todo. Consequentemente, isso facilita a identificação de lacunas e a busca por soluções mais ágeis.
Ademais, essa competência está relacionada aos resultados, processos e finanças da companhia. Logo, ao reduzir ou evitar os erros, é possível otimizar o desempenho do negócio, aproveitando melhor os recursos. Isso favorece a produtividade e contribui para um retorno sustentável.
Considerando também o cenário atual, a eficiência operacional é importante para a resolução dos desafios da liderança em razão do trabalho híbrido. Afinal, ela permite examinar os processos e reduzir custos, sem perder a qualidade das entregas. Tudo isso torna a empresa mais competitiva e fortalece o employer branding.
Como medir o índice de eficiência operacional?
Calcular o índice de eficiência operacional é uma tarefa bem simples e pode ser feita de duas formas, sendo a relação de entrada e saída a mais comum no mundo corporativo.
Para entender melhor esse primeiro cálculo, as entradas (input) são os custos de operação, os giros de estoque, as pessoas envolvidas e o tempo gasto nos processos, por exemplo.
Já as saídas (output) são os produtos e/ou serviços, a receita e os números de clientes — naturalmente, esses dados podem ser alterados conforme o propósito do negócio.
Uma métrica positiva a ser considerada é quando os valores de saídas superam os de entradas. Confira a fórmula a seguir:
índice de eficiência operacional (%): valor de entrada / valor de saída x 100.
Em contrapartida, a outra maneira de calcular a eficiência operacional de uma instituição está relacionada ao tempo gasto para obter lucro em cima do produto ou serviço oferecido. Seja comparando as horas de trabalho, seja analisando o seu período no mercado.
Como atingir a eficiência operacional? Confira 6 passos!
Para atingir a eficiência operacional é preciso ter um conhecimento abrangente sobre os processos organizacionais. Somente a partir daí é que o setor de Recursos Humanos conseguirá identificar os principais gargalos e propor soluções de melhoria. Para te ajudar nesta etapa, alguns passos podem ser fundamentais, veja só!
1. Mapeamento de processos
Como vimos, identificar os obstáculos que precisam ser trabalhados é um dos principais passos para ter eficiência operacional na corporação. E uma excelente forma de fazer isso é mapeando todos os processos.
Assim, é possível analisar os pontos fortes e fracos da cadeia produtiva e encontrar possíveis pontos de melhoria para aperfeiçoar a eficiência dos processos — seja na produtividade da equipe, seja relacionado a finanças.
2. Reestruturação de processos
Após identificar os gargalos, chegou o momento da reestruturação. Isto é, da realização de mudanças que possam solucionar os principais problemas e, com isso, gerar melhores resultados.
Para isso, fazer testes e planejamento estratégico, revisar as alterações e buscar o feedback dos talentos que atuam no processo podem ser questões fundamentais.
Com isso, se for apontado algum gasto elevado, a empresa pode revisar os valores dos serviços ou produtos ofertados, economizar em itens dispensáveis e trocar os fornecedores. Tudo isso sem perder a qualidade e elevar o preço do mercado.
3. Otimização da gestão de pessoas
Melhorar as ações da gestão de pessoas é outra forma de reestruturação de processos. A principal diferença entre este passo e o passo anterior é o foco nos colaboradores. Aqui, o RH precisa ter atenção desde a seleção, isto é, ter claro o perfil profissional do colaborador e seu fit cultural, evitando demissões futuras.
Também cabe ao setor avaliar o desempenho dos funcionários e, se necessário, direcioná-los para uma posição na qual as suas habilidades são mais apropriadas. Isso é essencial para garantir a satisfação e melhorar a produtividade no trabalho.
4. Investimento em tecnologia
Contar com o apoio de recursos tecnológicos e digitais, que otimizam e gerenciam os processos produtivos, também é um passo importantíssimo para atingir a eficiência operacional.
A partir deles, é possível ter equipamentos mais inovadores e boas ferramentas de gestão de processo, tal como garantir mais agilidade aos procedimentos.
5. Investimento em incentivos para os talentos
O capital humano é o bem mais precioso de uma empresa, não é mesmo? Desse modo, garantir a motivação e satisfação dos colaboradores pode ser a chave para melhorar o seu engajamento com o propósito do negócio, bem como os seus resultados.
Dentre as diversas maneiras de fazer isso, estão os programas de incentivo, como participação em resultados, gamificação e bonificações.
6. Acompanhamento de resultados
Por fim, para assegurar que todas as estratégias adotadas foram eficazes para atingir a eficiência operacional, é necessário coletar e analisar os dados das mudanças. Para isso, refaça o cálculo de eficiência da companhia e verifique se os impactos têm sido condizentes com o objetivo da organização.
Chegamos ao final deste artigo! Agora que você já sabe tudo o que é preciso sobre a eficiência operacional, que tal entender um pouco mais sobre a automatização de processos? Para isso, basta acessar o nosso artigo sobre o assunto! Boa leitura!