Endomarketing: o que é e como implementar nas empresas?
Quando a empresa quer conquistar e fidelizar seus clientes, ela investe no marketing. E quando consegue perceber a importância disso, começa a fazer o mesmo com seu público interno, ou seja, seus colaboradores. Isso é chamado de endomarketing!
Trabalhar o endomarketing é alinhar o pensamento entre empresa e funcionários, em prol dos mesmos objetivos organizacionais. Isso é feito por meio de estratégias e ações que aprimoram e fortalecem esse relacionamento.
Assim como o marketing voltado ao cliente externo, o endomarketing trabalha com campanhas, ações de incentivo, mensagens criativas e ferramentas de criação para conquistar seu público alvo.
Quer saber mais? Continue a leitura e veja como divulgar a sua marca internamente!
O que é Endomarketing e como funciona?
O endomarketing, ou marketing interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas, podemos citar os programas de bem-estar e os benefícios para funcionários, por exemplo.
Colabores satisfeitos e engajados tendem a demonstrar maior produtividade no trabalho e a melhorar os resultados do próprio negócio. Nesse cenário, colocar o endomarketing em prática é essencial, pois ele contribui para o fortalecimento da imagem da empresa.
A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos profissionais dentro da própria empresa. Afinal, eles têm contato diário com todos os processos — e isso os torna mais aptos a opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.
Quais as diferenças entre Endomarketing e comunicação interna?
A comunicação interna é uma grande aliada dentro de uma empresa, quando o objetivo é favorecer o engajamento dos funcionários e melhorar o clima organizacional.
No endomarketing, as ações desenvolvidas são de relacionamento com os colaboradores, como se eles fossem realmente clientes internos. O objetivo é “fidelizá-los” e transformá-los em promotores da marca.
Vale sempre lembrar o quanto é importante incentivar as equipes, apoiar o crescimento de cada um e valorizar cada conquista. Isso faz com que trabalhem melhor e auxilia na construção de um ambiente corporativo mais harmônico.
Partindo do princípio de que um dos focos do endomarketing é fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, podemos citar algumas iniciativas estratégicas:
- projetos de treinamento e desenvolvimento;
- incentivos ao diálogo e à troca de experiências;
- eventos corporativos voltados aos colaboradores;
- valorização do desempenho individual e coletivo;
- melhorias nos processos de comunicação interna.
Como implementar o Endomarketing nas empresas? Confira!
Saber como implementar o endomarketing é fundamental para ajudar no engajamento dos colaboradores com a organização, aumentando a motivação e a sensação de pertencimento.
Continue a leitura e descubra como estruturar boas práticas na sua empresa!
Comunique
Parece clichê, mas é a forma mais prática e fácil de aplicar o endomarketing na empresa. Explique para as pessoas de forma clara como esse processo funciona, para que ele serve e como pode trazer benefícios para todos. Para isso, você pode apostar em:
- envio semanal de e-mails internos;
- envio de newsletter corporativa;
- mensagens em grupos corporativos no WhatsApp;
- murais;
- informativos;
- palestras internas etc.
Integre
Quanto mais os colaboradores estiverem por dentro do que acontece na empresa, como ela funciona, seus valores e missão, mais eles vão se sentir valorizados e integrados aos propósitos organizacionais.
Por isso, pense e invista sempre em integração (na comunicação, nos processos e nas relações entre os times).
Realize treinamentos
Uma maneira de conectar e valorizar as pessoas, além de incentivar o desenvolvimento, é por meio de treinamentos. Afinal, é sempre bom que os colaboradores estejam atualizados sobre o mercado em que atuam.
Promova ações de interação
Investir em ações que promovam a interação entre os profissionais das mais variadas áreas é fundamental para melhorar as relações. E, quanto mais alinhados forem os setores, maiores as chances de construir uma equipe de alta performance.
Melhore a comunicação interna
A empresa deve sempre manter contato com os times para informá-los sobre novas ações, mudanças e projetos. Uma comunicação transparente e de fácil entendimento é fundamental para manter todos “na mesma página”.
Quais as principais ações de Endomarketing que contribuem para a satisfação dos colaboradores?
Programa de Benefícios
A maioria dos funcionários procuram por uma empresa que tenha benefícios corporativos atrativos, como um bom plano de saúde, day off e bonificação por resultados. Isso fortalece a marca empregadora e ajuda na atração e retenção de talentos.
Ambiente agradável
É muito gratificante trabalhar em um ambiente que inspire criatividade e inovação, concorda? Para isso, pode ser interessante que o ambiente corporativo tenha algum espaço para compartilhamento de ideais, bons refeitórios e uma boa estrutura no geral. Zelar por isso faz toda a diferença!
Metas claras e coerentes
Criar metas bem definidas pode contribuir para a motivação e engajamento dos colaboradores em relação às suas demandas. Mas lembre-se: é importante que esses objetivos sejam tangíveis e mensuráveis, sendo parte da rotina dos times.
Programas de bem-estar
Todos procuram um ambiente leve e agradável para trabalhar. Por isso, promover ações voltadas para o cuidado com a saúde mental e o bem-estar é uma ótima solução para potencializar entregas e resultados.
Como exemplo, podemos citar o incentivo à prática de atividades físicas, com algum desconto em academias, ou ações de acompanhamento nutricional com profissionais da área. Além disso, existem auxílios direcionados para sessões de terapia ou participação em eventos culturais.
Feedbacks
Oferecer bons feedbacks pode ajudar os colaboradores da sua empresa a entender seus pontos fortes e de melhoria. Adotar essa prática como cultura da empresa é essencial para a motivação e satisfação das pessoas.
Celebração de resultados
Não adianta só estabelecer as metas e cumpri-las. Celebrar as conquistas, mesmo as pequenas, é algo que deve fazer parte do trabalho como um todo e pode favorecer muito o endomarketing.
Quais as vantagens do Endomarketing para as estratégias de RH?
Como vimos, o endomarketing é uma estratégia conjunta entre os setores de Marketing e Recursos Humanos — que vê os funcionários como clientes internos. E é por isso que o próprio RH também se beneficia dessa estratégia!
Boa parte das ações de endomarketing nas empresas têm o propósito de melhorar a motivação e a satisfação dos profissionais.
Quando as pessoas se sentem mais motivadas elas se tornam mais produtivas. O resultado disso é a tendência de realizar suas atividades em menor tempo e com mais qualidade.
O endomarketing também contribui para a retenção de talentos, evitando o turnover. Isso acontece porque, quando o funcionário entende sua valorização pelo trabalho que faz, também se engaja mais com a empresa.
Viu só como é possível trabalhar o endomarketing? Ao promover o bem-estar e cuidar da satisfação de seus colaboradores, você faz com que todos “vistam a camisa” da sua empresa!
Se gostou desse post e quer ficar mais por dentro dos assuntos, leia nosso outro post sobre o que é clima organizacional, qual a importância e como mensurar na empresa!