A importância do engajamento das novas gerações para as empresas
O engajamento da nova geração de trabalhadores é um desafio constante para o setor de Recursos Humanos. Isso porque, no geral, os jovens são altamente conectados, querem ser felizes no trabalho e buscam um propósito para tudo o que fazem, incluindo as suas relações com as empresas.
Estamos falando das gerações Y e Z, que têm dominado o mercado de trabalho nos últimos anos. A presença crescente desses jovens profissionais nas empresas vem transformando os padrões comportamentais e rompendo paradigmas.
Já é possível perceber as diferenças culturais no trabalho entre a vida cotidiana atual e a que vivíamos há uma década. Os jovens têm muito a oferecer, mas, para isso, precisam ser incentivados.
Quer saber como o engajamento das novas gerações pode trazer mais resultados para o seu negócio? Então, continue a leitura!
Por que contratar jovens colaboradores?
A nova geração de profissionais tem expectativas e exigências mais elevadas do que as anteriores. Atrair, reter e desenvolver essa nova força de trabalho é um dos maiores desafios para o RH na atualidade. Isso porque, a maioria dos jovens busca inovação e dinamismo na rotina.
Outra dificuldade encontrada pelos recrutadores é encaixar a cultura dos jovens Y’s e Z’s no ambiente corporativo mais conservador, já que alguns deles não se reconhecem em um espaço tradicional e repleto de regras. Isso influencia diretamente na maneira como projetam suas carreiras.
Além disso, essas pessoas, ao contrário dos mais velhos, não têm medo de mudar de emprego. Inclusive, mais de 90% dizem não se ver na mesma organização por mais de cinco anos e mais de 70% pretendem empreender de maneira independente em algum momento de suas vidas.
De acordo com pesquisa divulgada pela consultoria Deloitte, as organizações precisam, urgentemente, mudar a forma de conquistar a lealdade de seus jovens profissionais. Caso contrário, sofrerão as consequências de perderem grande parte de seus futuros líderes.
Afinal, a “estabilidade”, o “emprego” e o “cargo” passaram a ser menos importantes do que o bem-estar deles. Mas como as companhias devem trabalhar para alterar esse cenário? Bom, mudar a mentalidade e se esforçar para buscar o engajamento parecem ser os melhores caminhos.
Como adequar o clima organizacional?
Algumas companhias conseguem criar um clima organizacional capaz de atrair e manter os jovens talentos com alto nível de engajamento. Para tanto, usam como diferencial o fato de terem nascido no século XXI, sem os vícios que formaram as gerações anteriores.
As empresas mais tradicionais estão buscando entender como podem flexibilizar seus modelos e tornar o contato com os colaboradores mais próximo, eliminando as hierarquias e burocracias desnecessárias.
Para conquistar o engajamento, tais companhias estão se concentrando em liberar a energia e o potencial dos jovens talentos. Isso porque, para se manterem competitivas no mercado, precisam da inovação e da criatividade desses profissionais — e isso demanda colaboração e agilidade.
Como aumentar o engajamento das novas gerações em uma empresa?
Sim, os Y’s chegaram aos cargos de liderança e os Z’s estão entrando no mercado de trabalho. Para extrair desses profissionais o melhor que eles têm a oferecer, siga as 5 dicas que preparamos! Vamos lá?
1. Aumente as conexões
Muitos talentos mais jovens consideram que o relacionamento com os colegas de trabalho traz impacto altamente positivo no seu engajamento. Afinal, relações saudáveis, de parceria e confiança podem transformar a experiência corporativa.
Para promover essas conexões, aposte em eventos, reuniões criativas, workshops e uma boa comunicação. Além disso, existem ferramentas, como o Slack, que são fortes aliadas para melhorar a comunicação e favorecer a interação entre os colaboradores.
2. Treine a liderança
É comum que lideranças pouco qualificadas e a falta de comunicação sejam fatores que podem derrubar os índices de engajamento em uma organização.
Somado a isso, a nova geração de trabalhadores tem uma necessidade eminente de lideranças nas quais sejam capazes de confiar e que não tenham medo de seguir. Os feedbacks são muito importantes para o seu engajamento, assim como saber o papel que cada um desempenha para a coletividade da empresa.
3. Promova boas experiências
Os jovens não trabalham somente por dinheiro, eles também valorizam recompensas experienciais. Por isso, é interessante investir em mentorias e outras capacitações, encontros fora do trabalho e programas de atividades físicas.
Dessa forma, esses profissionais sentirão que estão sendo devidamente recompensados por sua dedicação, bem como que tem um emprego que possibilita maior qualidade de vida e bem-estar.
4. Utilize a tecnologia
Os jovens Y’s e Z’s são altamente tecnológicos e, por isso, o apoio de ferramentas para se comunicarem e interagirem com as equipes é fundamental para tornar o trabalho mais rápido e dinâmico. Ademais, essas soluções podem otimizar toda a rotina, por meio da automatização de processos e armazenamento de dados.
5. Ouça os funcionários
Atualmente, é muito mais fácil perguntar o que as pessoas desejam. As novas ferramentas de feedback para os colaboradores e a comunicação interna podem ser adotadas para melhorar esse processo.
Ferramentas como intranet, grupos em redes sociais e pesquisas online são algumas das opções que são altamente aderentes ao perfil desses jovens. Além disso, você consegue feedbacks em tempo real.
O engajamento das novas gerações exige um grande esforço de toda a empresa, principalmente da gestão de RH. É preciso criar uma rede de relacionamentos eficiente, desenvolver laços de colaboração e investir em conteúdos que mantenham os jovens interessados.
Tenha em mente também que o engajamento é algo que traz um grande retorno na interação dos colaboradores, e isso contribui para o alto desempenho da organização. Portanto, trabalhe o people first e torne o bem-estar profissional uma das prioridades da equipe de Gente e Gestão.
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