Equipe Multidisciplinar: entenda sua importância e como gerenciar
Contar com um time diverso traz enormes benefícios para as empresas. Afinal, uma equipe multidisciplinar é formada por pessoas que se complementam — como a própria palavra “multi” indica, é o conjunto de profissionais de diferentes áreas.
O resultado dessa pluralidade é, principalmente, uma maior troca de experiências entre os colaboradores. Neste artigo, você vai entender melhor o que é uma equipe multidisciplinar, sua importância nas organizações e dicas de como gerenciar. Vamos começar?
Porque as empresas formam equipes multidisciplinares?
O conceito de equipe multidisciplinar começou na área da saúde. Nela, diferentes profissionais trabalhavam em conjunto em prol de uma análise e tratamentos mais completos para cada paciente.
O objetivo da formação de uma equipe multidisciplinar é justamente promover esse compartilhamento de conhecimentos, experiências e vivências pessoais e profissionais.
Nas empresas, ter diferentes funcionários envolvidos nos projetos é algo que traz mais chances de criar algo novo, que contemple diversos pontos de vista. No médio e longo prazo, essas equipes também ajudam a fortalecer a própria cultura organizacional.
Quais os benefícios de ter uma equipe multidisciplinar?
Sem dúvida, um dos principais benefícios é poder contar com qualificações distintas, em que cada profissional traz experiências e conhecimentos únicos. Além disso, podemos observar outras três vantagens em ter equipes multidisciplinares. Confira a seguir!
1. Troca de experiências
Como explicamos, com esse tipo de trabalho em equipe há novas visões e perspectivas para a organização. Um time unido e diverso, com profissionais com diferentes capacitações, técnicas e habilidades, pode agregar muito conhecimento e experiência de aprendizado.
2. Dinamismo e eficiência
Uma empresa que valoriza uma equipe multidisciplinar ganha mais dinamismo e eficiência em seus processos e demandas. Afinal, são profissionais que topam desafios e sabem lidar com diferentes situações do cotidiano corporativo.
3. Autonomia na execução de atividades e resoluções de problemas
Outro benefício é a diversidade de serviços e habilidades técnicas presentes em um time multidisciplinar. Isso também resulta em mais autonomia e maior facilidade para executar diferentes demandas.
Como montar uma equipe multidisciplinar e funcional?
Faça um planejamento macro
O planejamento sempre será o primeiro passo para começar qualquer projeto, e para formar uma equipe multidisciplinar isso não seria diferente. Ele passa por um conhecimento mais profundo para descobrir sobre as necessidades e metas do negócio, buscando entender as diferentes funções e perfis necessários para compor a equipe.
Pense na definição de objetivos
É imprescindível a definição de objetivos para esse grupo que será construído. Pare e pense: por que preciso de uma equipe multidisciplinar? O que ela deve alcançar? Quais resultados são esperados?
A partir desses objetivos, os gestores podem começar as selecionar os perfis dos profissionais e qual será cada função de cada um.
Esteja atento para a seleção dos profissionais
Um dos passos mais importantes é selecionar os profissionais certos para completar a equipe. Para isso, defina quais são as características, habilidades e competências desejadas.
A equipe multidisciplinar reúne profissionais com características diferentes, mas é importante que se complementem de alguma forma. Por isso, para selecionar as pessoas certas valorize sempre a diversidade e a complementariedade de perfis.
Como gerenciar uma equipe multidisciplinar?
Contratar profissionais para uma equipe multidisciplinar é de responsabilidade do departamento de RH e do gestor de cada área. Contudo, será total responsabilidade das lideranças gerenciá-las.
Para isso, é preciso estratégia! E, pensando em ajudar você, trouxemos algumas dicas e boas práticas que podem facilitar esse processo. Confira!
Distribua as demandas de forma objetiva
Definir as demandas de cada pessoa e distribuir de acordo com a sua função é essencial para uma boa equipe multidisciplinar. É muito importante que cada colaborador entenda sua atividade e o nível de prioridade de cada tarefa.
Foque na capacidade individual
Mesmo que o trabalho seja em grupo, é importante focar naquilo que cada colaborador pode se destacar dentro da equipe. Afinal, é esse potencial que será o ponto chave para impulsionar o resultado final.
Saiba gerenciar conflitos
Por fim, a gestão e o RH devem se preparar para lidar com conflitos que podem acontecer na equipe. Afinal, são pessoas que pensam diferente. O grande desafio será conciliar o interesse de todos, focando no desenvolvimento e nos objetivos de negócio.
É fundamental investir também em formas de aproximar os integrantes da equipe e envolver os colaboradores. Para isso, o RH deve trabalhar para manter um clima organizacional agradável, e entender que a diversidade no ambiente de trabalho é fundamental.
Agora que você já sabe sobre a importância de contar com uma equipe multidisciplinar nas organizações, aproveite para entender melhor sobre o desenvolvimento de competências e habilidades! Boa leitura!