O que caracteriza o Estado de Flow no trabalho?
Você já ouviu falar sobre o estado de flow? Talvez você ainda não entenda ao certo o que ele é ou como acontece, mas pode ter certeza que alcançá-lo vai mudar os resultados da sua equipe!
O estado de flow está relacionado a aspectos como engajamento, motivação e satisfação das pessoas com suas tarefas.
O modo como interagimos e executamos nossas atividades pode ser determinado por um desejo que pode ser mais ou menos intenso em ver seus resultados. E é a partir desse processo que nascem sensações — em especial a satisfação plena no ambiente de trabalho.
Neste post, você vai entender melhor o significado de flow e descobrir como ele acontece. Além disso, aqui você confere os principais benefícios para os profissionais e para o desempenho das equipes. Continue a leitura!
O que significa Estado de Flow?
O significado do estado de flow foi criado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que o define como: “um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco. Em essência, o flow caracteriza-se pela imersão completa no que se faz, e por uma consequente perda do sentido de espaço e tempo.”
Trazendo para o contexto organizacional, temos uma interpretação ainda mais precisa. O estado de flow é o momento em que os colaboradores experimentam uma sensação de felicidade e satisfação enquanto estão completamente envolvidos em projetos e atividades.
Como saber se o Estado de Flow foi alcançado?
Após a Segunda Guerra Mundial, Mihaly iniciou análises que tinham como objetivo entender o motivo da felicidade e do bem-estar de determinadas pessoas naquele cenário.
A partir dos estudos, ele identificou um padrão de comportamento ao qual designou estado de flow.
Mesmo diante de perdas, dores e incertezas, resultantes de um conflito tão forte, muitas pessoas, em variados contextos, se mantiveram satisfeitas com a vida.
O processo investigativo se tornou ainda mais profundo, em uma pesquisa com 8 mil participantes que tinham algo em comum: a dedicação às atividades de que mais gostavam.
Podemos entender o flow, então, como o período de imersão em que as pessoas se perdem no tempo e espaço, seguindo seu fluxo de atividades.
Neste momento, realizam suas tarefas com tanto prazer que não se dão conta de quando é preciso parar. Isso não pela pressão de entregar bons resultados, mas pela satisfação em desempenhar suas atividades.
Em muitos relatos, o estado de flow foi alcançado em meio a relação de tarefas desafiadoras e habilidades, que envolviam motivação e propósito maior, seja de superação ou de conquistas.
Ou seja, atividades que seriam lembradas pelo prazer proporcionado, sem estar tão distante das habilidades pessoais.
Assim, de acordo com o gráfico, é possível entender que o estado de flow acontece quando há uma igualdade (ou equilíbrio) entre desafio e habilidade.
Quais as características do Estado de Flow?
Para saber se conseguiu alcançar o estado de flow com o seu trabalho, existem algumas características que são marcantes nessa condição:
- concentração intensa na tarefa desenvolvida;
- união de ação e consciência, como se você e a atividade se tornassem um só;
- perda de consciência de si mesmo;
- sensação de plenitude (sentir que não falta mais nada);
- distorção na percepção do tempo e do espaço;
- sensação de que a atividade em si é intrinsecamente recompensadora, independentemente do resultado atingido.
Quais os benefícios para os profissionais em Estado de Flow no ambiente de trabalho?
O estado de flow pode ser mental ou psicológico. Como vimos, ele funciona dentro do intervalo de profunda imersão de uma pessoa em sua atividade, sem que ela se dê conta do que acontece à sua volta.
Nesse cenário, fica fácil entender que o estado de flow pode beneficiar os profissionais no ambiente de trabalho. Afinal, ele proporciona benefícios relacionados ao foco, equilíbrio e até mesmo a criatividade.
A seguir, entenda melhor algumas vantagens de se alcançar a satisfação plena enquanto realiza suas demandas.
Foco no presente
Pessoas em estado de flow se concentram no presente, e por esse motivo têm mais foco. Isso acontece pois, ao terem as habilidades necessárias, sentem absoluta alegria diante dos desafios propostos.
Dessa forma, eventuais preocupações, ansiedade e outras demandas não comprometem o seu nível de dedicação e, por consequência, também não afetam os resultados.
Essa serenidade é um aspecto muito positivo para a produtividade no trabalho e qualidade das entregas.
Equilíbrio emocional e corporal
Os conflitos internos muitas vezes refletem nas nossas atitudes e expressões corporais. Naturalmente, isso também interfere no nosso comportamento e nas nossas relações.
Por outro lado, quando há equilíbrio entre razão e emoção, o corpo sente e fala de forma mais suave, refletindo em leveza e mais disposição.
A pessoa em estado de flow consegue experimentar uma sensação de bem-estar, relaxamento e boa energia. Isso colabora para o equilíbrio emocional, para a manutenção das relações profissionais e para a comunicação em geral.
Maior positividade
Nada abala uma pessoa nesse estado de motivação, produtividade e engajamento.
Ainda que alguma atividade possa parecer mais difícil, sentimentos como insegurança ou ansiedade ficam em “segundo plano”.
O estado de flow traz uma autoconsciência de que, com dedicação e prazer na jornada, é possível alcançar os melhores resultados. Tudo isso pode ser potencializado pelo autoconhecimento e pela compatibilidade de propósitos entre empresas e profissionais.
Aumento no desempenho
Quando as pessoas se envolvem em ações que realmente gostam, até os desafios são vistos como oportunidades, não acha?
Com o envolvimento profundo e o desejo genuíno de entregar o melhor, uma pessoa em estado de flow se sente determinada. Naturalmente, isso favorece a produtividade e o desempenho profissional.
Como atingir o Estado de Flow? Confira 5 dicas!
O estado de flow pode ser atingido de diversas formas e em diferentes lugares. Para isso, o mais importante é desenvolver a capacidade de concentração. Veja, a seguir, algumas dicas de como atingir o flow!
1. Evite distrações
As distrações são as grandes barreiras para o estado de flow. Sendo assim, silencie as notificações (celular e e-mail) enquanto trabalha e evite as redes sociais.
Esses gatilhos podem tirar o seu foco. Isso porque, quando uma pessoa se distrai, são necessários cerca de 25 minutos para retomar a atenção na demanda em questão.
2. Realize uma atividade de cada vez
A concentração plena é fundamental para alcançar o flow. Por isso, é importante se planejar para realizar uma tarefa por vez. Afinal, quando desempenhamos várias ao mesmo tempo, não nos concentramos em nenhuma.
Uma forma eficiente para fazer essa organização é contando com o apoio de uma ferramenta e definindo a prioridade de cada atividade.
3. Acabe com a procrastinação
É comum uma pessoa postergar uma demanda quando não se sente animada em realizá-la. Mas quando esse processo é contínuo, ele pode não só afastar o estado de flow, mas prejudicar a performance, gerar sobrecarga no trabalho e, até mesmo, ansiedade.
4. Estabeleça metas desafiadoras (mas possíveis)
Não defina algo que não consiga fazer. Apesar do desafio ser necessário, é preciso manter um equilíbrio com as habilidades pessoais. Caso contrário, a preocupação e a insatisfação tomam conta da situação, impactando na motivação e concentração.
5. Faça o que você gosta
Por fim, fazer o que ama é a melhor forma de atingir o estado de flow. Além de despertar a motivação intrínseca, ou seja, o desejo de realizar uma tarefa pela satisfação e não pela recompensa, esse prazer aumenta a concentração e o engajamento com a atividade em questão.
Como identificar as atividades que fazem os colaboradores entrarem em Estado de Flow?
Como vimos, o estado de flow acontece de dentro para fora e se manifesta nas atividades que despertam prazer e sensação de felicidade. Mas como a liderança pode trabalhar com esses pontos na gestão e engajar uma equipe?
O ponto de partida é conhecer mais a fundo as pessoas do time e incentivar o autoconhecimento. Isso pode ser feito por meio das reuniões de 1on1, por exemplo.
Nesses encontros, a liderança pode conversar com o liderado sobre:
- quais atividades o fazem perder a noção de tempo;
- como ele se sente fazendo uma atividade que não gosta;
- que tipos de atividade demandam menos esforço;
- quais atividades ele gosta de fazer;
- como está o nível de satisfação e felicidade no trabalho atual;
- quais atividades ele considera complexas, mas as faz com alegria;
- em quais momentos ele se sente mais tranquilo e relaxado.
Por meio dessas trocas, é possível identificar em quais atividades, momentos e situações da rotina o estado de flow pode surgir de forma natural e intuitiva nas equipes.
O resultado desse processo é ter as pessoas certas ocupando os cargos certos, para que o trabalho tenha mais propósito!
Gostou do texto e quer saber mais sobre engajamento e gestão de pessoas, assine agora mesmo a nossa neswletter.