Estagiários e trainees: a importância de contratar esses profissionais
O processo de contratação de estagiários e trainees tem características diferentes da seleção de profissionais já experientes. O objetivo é dar oportunidade a estudantes ou recém-formados em nível técnico e superior para que eles possam aplicar seus conhecimentos na prática.
Para isso, é fundamental que cada programa de trainee ou estágio seja bem estruturado. Afinal, o processo deve oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento e crescimento. São talentos que carregam uma bagagem teórica e precisam ser lapidados para se tornarem, com o tempo, profissionais de alta performance.
Neste post você vai conhecer as principais diferenças entre estagiários e trainees e como funcionam os programas. Continue lendo e saiba por que investir nesses profissionais pode ser um bom negócio para a sua empresa!
Quais as diferenças entre estagiários e trainees?
Apesar do foco voltado para o desenvolvimento profissional de estudantes, há diferenças entre trainees e estagiários. As principais delas são o nível de formação, a carga horária e o tipo de contrato. Entenda!
Estagiários
O estagiário ainda é um estudante que depende de uma experiência de trabalho na área de formação e conhecimento, de nível técnico ou superior, para concluir seus estudos e ter direito ao diploma.
A carga horária é definida por lei, obedecendo ao período de 4 a 6 horas diárias, em um total que deve somar 30 horas semanais — caso no programa de estágio estejam incluídos cursos de formação que não afetem o desempenho e o horário na instituição de ensino.
O contrato de estágio não pode durar mais do que 2 anos. Depois desse período, caso a empresa deseje permanecer com o profissional, deverá contratá-lo em regime normal de CLT.
Trainees
O trainee é um universitário que, recém-formado, pode buscar uma colocação no mercado, por meio desse programa específico. Com uma experiência ainda limitada, essa é uma boa oportunidade de desenvolver as habilidades técnicas e gerenciais.
O horário de trabalho é similar ao de um funcionário padrão, ou seja, 8 horas diárias em um total de 40 ou 44 horas semanais. O trainee pode realizar até 2 horas extras por dia que serão adicionadas ao seu pagamento mensal.
Por que investir na contratação de jovens talentos?
Aspectos como transformação digital e inovação são dois bons motivos para uma empresa optar por mesclar os profissionais no ambiente de trabalho. Os estagiários e trainees estão repletos de informações atualizadas, dispostos e motivados a aplicar tudo o que sabem.
A decisão desse tipo de contratação pode melhorar o desempenho geral da empresa e ampliar as oportunidades de mercado, uma vez que esses programas demonstram que a organização caminha junto com a modernidade.
Podemos, facilmente, elencar as vantagens de contratar estagiários e trainees para a sua empresa:
- formação de especialistas;
- desenvolvimento de lideranças;
- diversidade de ideias;
- visão ampliada do negócio;
- mais visibilidade da marca;
- melhor adequação à cultura organizacional;
- motivação e engajamento.
A contratação de estagiários e trainees é um ganho para a empresa e para os profissionais em início de carreira. Com uma boa estruturação dos programas e um processo objetivo e transparente, o potencial de crescimento do negócio pode ser bastante expressivo.
Caso queira saber mais sobre como atrair jovens talentos para a sua empresa e revolucionar seus resultados, baixe gratuitamente o e-book “Candidatos a trainee e estágio: como atrair os melhores talentos?”!