Estágio remunerado: saiba como e por que implementar na sua empresa
O período de estágio é o momento em que a empresa oferece a novos profissionais as primeiras experiências na área em que eles desejam trabalhar futuramente. Além disso, no caso do estágio remunerado, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar competências profissionais com o programa enquanto dão início à independência financeira. Mas você sabe como funciona esse regime de trabalho?
Continue a leitura e confira o que é estágio remunerado, quais os benefícios desse tipo de programa e como implementá-lo nos negócios!
O que é o Estágio Remunerado?
O estágio remunerado é o regime de trabalho que consiste na contratação de estudantes em nível superior ou técnico, sem vínculo empregatício e que garante aos estagiários uma remuneração — sendo ela a bolsa-auxílio ou bolsa-estágio.
Assim como no estágio não-remunerado, a formalização do contrato e os direitos do estagiário devem seguir a Lei do Estágio. Os dois tipos de estágio também têm como objetivo desempenhar nesses estudantes habilidades e funções relacionadas à profissão que eles pretendem exercer no futuro.
Assim, o estágio remunerado prepara novos talentos para o setor em que eles desejam trabalhar e garante a eles a experiência de receber uma forma de salário pelas atividades desempenhadas.
Qual a diferença entre estágio remunerado e não remunerado?
A princípio, a diferença mais importante entre os dois tipos de estágio é a presença de pagamento ao estagiário. No entanto, as formas de ingresso em cada um dos programas também acontecem de maneiras distintas. Confira abaixo como elas funcionam!
Ingresso por processo seletivo
O ingresso por processo seletivo é, geralmente, a porta de entrada para os estágios remunerados. Para que ele aconteça, a empresa responsável pelo programa disponibiliza vagas para possíveis estagiários e define, entre os benefícios oferecidos, uma bolsa-auxílio.
Assim, candidatos interessados em fazer estágio e receber uma forma de salário pelo trabalho se inscrevem no processo seletivo para ocupar essas vagas. Dessa forma, é possível que eles ingressem no programa dando início à vida profissional e tendo acesso à remuneração prevista.
Ingresso exigido pela Instituição de Ensino
O ingresso exigido pela Instituição de Ensino está relacionado à obrigatoriedade do estágio para a formação do estudante. Por isso, o vínculo do estágio acontece por meio de uma parceria entre a instituição onde ele estuda e uma empresa contratante.
Como a experiência de ingressar nesse formato de estágio não depende da escolha do estudante, as atividades são obrigatórias para que ele se forme no curso em que está matriculado. Assim, o estágio obrigatório foca no desenvolvimento de competências profissionais para a área que ele estuda e, na maioria das vezes, não é remunerado.
Por que implementar o estágio remunerado nas empresas?
Sendo uma forma de recrutar profissionais em início de carreira, o estágio remunerado traz inúmeros benefícios para a empresa contratante e para os estagiários. Conheça alguns deles a seguir!
Benefícios para estagiários
- Desenvolvimento de competências importantes na área em que pretendem trabalhar;
- Remuneração financeira pelo trabalho;
- Experiência em funções relacionadas ao curso que estuda;
- Aprendizado sobre a cultura organizacional de negócios;
- Aprimoramento de soft e hard skills;
- Primeiro contato com o cotidiano empresarial.
Benefícios para a empresa
- Presença de novos talentos com conhecimentos atualizados;
- Mais criatividade e inovação nas equipes;
- Estagiários mais motivados com as funções que exercem;
- Desenvolvimento estratégico de colaboradores em potencial para vagas futuras.
Como implementar um Programa de Estágio Remunerado na empresa?
Você já conhece as vantagens que o estágio remunerado traz para as empresas. Mas, quais são os processos para implementá-lo nos negócios de forma estratégica?
O primeiro passo é estudar como fazer programas de estágio e quais diretrizes as contratações devem seguir.
Depois, é necessário determinar um orçamento possível para o recrutamento de mais colaboradores na empresa, analisando os recursos disponíveis e delimitando os investimentos com a remuneração e outros custos da implementação do programa.
Por fim, coloque esse planejamento em prática! Promova um processo seletivo com assertividade para atrair talentos alinhados às necessidades da organização e recrutar os melhores candidatos para o estágio.
Para isso, defina o perfil de estagiário que a empresa está procurando e coloque as características desejadas na descrição da vaga. Além disso, investir em testes de personalidade é essencial para identificar quais das pessoas concorrendo à vaga apresentam fit cultural com a empresa.
Se gostou de conhecer o assunto e quer entender como funcionam as contratações desses estudantes, que tal conferir nosso blog post sobre como contratar estagiários e o que diz a Lei do Estágio? Até mais!