Quais são os Estilos de Liderança e como eles afetam o desempenho de uma empresa?
Para uma boa gestão das equipes e a conquista de resultados estratégicos é preciso contar com profissionais qualificados e engajados com o propósito da empresa, certo?
Por isso, é essencial conhecer os diferentes estilos de liderança para identificar o mais compatível com a cultura organizacional.
Além disso, ao conhecer os tipos de líderes, se torna mais fácil construir equipes alinhadas entre si, bem como realizar programas de desenvolvimento para lideranças mais efetivos. Afinal, o perfil comportamental e as habilidades de uma pessoa influenciam muito em suas relações e na maneira como trabalham.
Pensando em ajudar você a encontrar as pessoas ideais para cargos estratégicos e de gestão na sua empresa, preparamos este artigo!
Aqui, você entenderá os 5 principais estilos de liderança, a relação com o desempenho organizacional e como desenvolver soft skills importantes. Continue a leitura e saiba mais!
Por que é importante conhecer os principais estilos de liderança?
Os estilos de liderança foram definidos a partir de estudos sobre a personalidade e comportamentos. Para isso, têm como base diferentes vertentes de pesquisa, com destaque para a Teoria dos Traços de Personalidade.
Essa teoria avalia os indivíduos a partir de suas características pessoais, entendendo seu perfil comportamental e nuances no trabalho. Dessa forma, contribui para identificar líderes mais aderentes à cada time e organização.
Contudo, muitas outras metodologias e estudos embasam os conceitos de liderança e o processo de desenvolvimento desses profissionais.
Daniel Goleman, na obra “Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso”, afirma que “os estilos pessoais de ótimos líderes variam: alguns líderes são discretos e analíticos; outros bradam seus manifestos do alto das montanhas. E igualmente importante, diferentes situações requerem diferentes tipos de liderança.”
Por isso, conhecer os principais tipos de líderes e como eles se portam é importante para a gestão de pessoas e processos.
Qual é o papel do líder nas empresas?
O papel da liderança está em incentivar sua equipe, guiando os times para que alcancem os melhores resultados e desenvolvam suas hard e soft skills.
A figura do líder também deve pensar estrategicamente, encontrar novas soluções e, junto à equipe, propor metas individuais e coletivas que ajudem a alcançar os objetivos de negócio.
Por essa razão, tem forte influência no clima organizacional, na satisfação das pessoas, na busca pelo propósito e na promoção de um ambiente favorável à motivação intrínseca dos profissionais.
Tudo isso reforça o papel fundamental e estratégico do líder nas empresas, ressaltando a importância de investir em bons processos de contratação para cargos de liderança. Afinal, uma boa seleção vai impactar (muito) nos resultados da organização!
Qual a relação entre os estilos de liderança e o desempenho organizacional?
O estilo de liderança adotado por um gestor tem impacto direto na satisfação, motivação e engajamento de uma equipe. Isso acontece porque a maneira como o líder se comunica, soluciona problemas e direciona demandas pode tanto inspirar as pessoas quanto afastá-las.
Dessa forma, antes de optar por um dos 5 principais tipos de liderança é interessante entender qual é o perfil do time e como as ações da gestão irão repercutir nesse meio.
Afinal, é importante zelar pelo bom clima organizacional, bem-estar dos colaboradores, felicidade das equipes e resultados corporativos.
Quais são os principais tipos de liderança organizacional?
1. Liderança autocrática (a liderança no centro)
No modelo autocrático de liderança, toda a autoridade e tomada de decisões estão concentradas na figura do líder.
Por isso, pessoas que desempenham esse tipo de liderança costumam participar de todas as etapas dos processos, acompanhando de perto a rotina das equipes e suas entregas.
Além disso, existe pouco espaço para questionamentos ou sugestões por parte dos liderados, que apenas cumprem as diretrizes impostas pela gestão. Por esse motivo, tende a criar ambientes de tensão, que favorecem o aumento do turnover e a redução da produtividade.
Por outro lado, indivíduos com um estilo de liderança mais coercitivo apresentam como qualidades sua determinação e o foco na conquista de grandes metas. Em função disso, guiam equipes movidas a resultados e tomam decisões com mais agilidade.
2. Liderança liberal (colaboradores no centro)
Na liderança liberal, os profissionais têm liberdade e autonomia para a tomada de decisões — sejam individuais ou em equipe.
Por exigir mais discernimento e segurança para realização de escolhas, costuma ser uma gestão que funciona melhor em times mais maduros e experientes.
Além disso, por incentivar a autogestão e o autodesenvolvimento, costuma demandar forte protagonismo dos colaboradores e capacidade de delegar tarefas. Assim, favorece a criatividade, aprendizado e produtividade.
Porém, traz riscos para a qualidade das entregas, relações de trabalho e desempenho, devido aos poucos feedbacks e orientações.
3. Liderança democrática (equilíbrio na tomada de decisões)
Na liderança democrática (ou participativa) existe um equilíbrio entre as percepções da liderança e dos liderados na tomada de decisões, havendo espaço para o diálogo.
Para isso, o líder guia a equipe, mas conta com sua participação e sugestões na construção dos processos.
Assim, a escuta ativa, troca de feedbacks e diálogo entre as partes faz com que a liderança seja uma facilitadora no planejamento e execução de projetos.
Dessa forma, garante que o time está bem orientado, satisfeito com o trabalho e engajado com as entregas.
Com isso, constroem-se equipes mais alinhadas entre si, com boas relações e com espaço para o aprendizado contínuo, o que favorece a produtividade no trabalho. Contudo, é preciso zelar para que o espírito colaborativo não prejudique as escolhas em momentos de impasse, nem a agilidade dos processos.
4. Liderança coaching (foco no desempenho)
A liderança coaching tem como foco o desempenho dos profissionais, colocando a performance e o desenvolvimento no centro.
Por isso, nesse estilo de liderança, a gestão busca identificar o perfil comportamental dos profissionais e suas habilidades, mapeando seu potencial de performance.
Aqui, o desenvolvimento é prioridade e o líder incentiva a visão de futuro, aprendizado e troca de experiências na equipe. Em função disso, costuma valorizar os momentos de feedback, os Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) e as avaliações de desempenho.
Para obter bons resultados, o líder precisa ter conhecimentos variados e grande domínio na sua área de atuação, para que possa mentorar seus liderados.
Além disso, busca construir equipes de alta performance, que alcançam o sucesso individual e coletivo na carreira.
Com isso, traz ótimos resultados para a empresa, constrói relações sólidas e marca a vida das pessoas com quem trabalha. Por outro lado, só é um tipo de liderança bem recebida por indivíduos que também buscam o aprendizado e evolução constante.
5. Liderança situacional (adaptável para cada ocasião)
A liderança situacional é aquela em que o gestor adapta sua conduta de acordo com o contexto, a equipe e a necessidade vigente.
Para tal, guiado por um modelo geral, o líder avalia seus colaboradores, motivações, maturidade e cultura do negócio. Assim, opta em cada situação por guiar, apoiar, ensinar, delegar ou dar total autonomia para o time.
Nesse tipo de liderança organizacional, as relações são pautadas nas experiências e características de cada indivíduo, se adequando às circunstâncias. Assim, o líder consegue realizar uma gestão de pessoas realmente eficiente, impactando cada colaborador da melhor maneira possível.
Qual é o melhor estilo de liderança?
Agora que você já conhece os principais estilos de liderança, deve estar se perguntando qual é o melhor deles, certo? E, bom, não existe um que seja melhor do que os outros!
A verdade é que o tipo de liderança mais adequado varia para cada equipe – ainda que a busca pela liderança democrática ou situacional seja uma tendência.
Por isso, é importante compreender a cultura da empresa, a rotina da sua equipe, os desafios vivenciados, a maturidade profissional dos colaboradores e o fluxo de demandas. Assim, a liderança pode adaptar sua postura, guiando de maneira eficiente.
Além disso, com o apoio da tecnologia no RH, por meio de análises preditivas é possível identificar se um líder é compatível com a equipe antes de sua contratação. Mas não só isso: é possível também verificar se candidatos a processos seletivos são compatíveis com a atual liderança do setor e os colegas de equipe.
Dessa forma, a partir do real entendimento do negócio e das pessoas que o compõem, a empresa conquista melhores resultados na liderança e gestão de pessoas.
Mas vale ressaltar que lideranças eficazes costumam ser criativas, proativas, voltadas para o desenvolvimento e focadas em resultados. Além disso, acreditam no trabalho em equipe e na construção conjunta.
Como desenvolver habilidades de liderança?
Que existem diferentes tipos de liderança organizacional, você já sabe. Aqui, vimos também como eles impactam os resultados de um time e como identificar qual modelo de gestão é mais compatível com a sua empresa. Mas como um profissional pode desenvolver suas habilidades de liderança?
A resposta é simples, mas o processo é longo e demanda aprendizado contínuo. Afinal, conhecer o estilo de liderança exige um bom nível de autoconhecimento e investimentos no desenvolvimento pessoal. Assim, cada indivíduo conhecerá suas habilidades, competências, reações, limites e formas de interagir e influenciar.
Nesse processo, algumas teorias científicas e o uso de soluções de análise preditiva e mapeamento comportamental podem ajudar! Isso tanto para que empresas contratem líderes adequados para suas equipes, quanto para que os profissionais consigam guiar seu processo de amadurecimento e ascensão de carreira.
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