Feedback contínuo: como aumentar o desenvolvimento e a eficiência do seu time?
O feedback contínuo é uma prática simples, rápida e muito efetiva de comunicação entre lideranças e liderados, na qual ambos dão retorno sobre suas ações em tempo real.
Para saber como a estratégia pode impactar positivamente sua equipe e líderes, e contribuir para uma potencialização de resultados, fique nesta leitura com a gente!
O que é feedback contínuo e qual a sua importância?
O feedback contínuo não passa de uma conversa entre líderes e colaboradores para trocas de comentários sobre determinadas ações realizadas por eles.
Por esse motivo, o ideal é que o diálogo seja direto, com foco tanto nos pontos positivos quanto nos de atenção que forem observados. Outro tópico importante sobre esse tipo de feedback é que ele deve ser realizado periodicamente, por ser mais informal e rápido.
No entanto, é importante lembrar que, apesar de sua informalidade, a prática deve ser levada muito à sério. Isso porque, tudo que foi discutido durante a conversa serve de insumo para a elaboração de análises que vão favorecer o desenvolvimento profissional futuramente.
Uma dica importante é sempre registrar os feedbacks recebidos e fornecidos, sejam eles positivos ou negativos, com o objetivo de recolher dados para uma avaliação de desempenho.
Feedback contínuo é o mesmo que avaliação de desempenho?
Não podemos dizer que feedback e avaliação de desempenho são a mesma coisa. Isso porque, o primeiro, como explicamos acima, gera material para uma avaliação de desempenho.
Essa prática é importante não só para um diálogo constante entre colaboradores e seus líderes no dia a dia de trabalho, mas também para o desenvolvimento de métodos de avaliação mais elaborados.
Afinal, havendo uma continuidade de feedbacks, é possível compreender mais o desempenho dos funcionários do que quando isso é feito apenas com conversas agendadas nos finais de ciclos.
Qual a diferença entre feedback pontual e feedback contínuo?
De maneira idêntica ao feedback contínuo, o pontual também acontece no cotidiano do trabalho.
Porém, eles se diferem em um detalhe: enquanto o contínuo não precisa de nenhum motivo aparente para ser realizado, funcionando apenas como um acompanhamento geral, o feedback pontual geralmente acontece após algum acontecimento positivo ou negativo.
Ou seja, ele é utilizado quando uma pessoa quer fornecer um retorno imediato à outra envolvida.
E como dar um feedback contínuo, afinal?
Agora, que sabemos o que é feedback contínuo, sua importância e especificidades, como implementá-lo?
É isso que vamos te mostrar neste tópico. Então, siga com a gente e veja 5 dicas para dar um feedback contínuo de qualidade!
1. Horizontalidade é importante
Por ser um feedback realizado entre lideranças e liderados, é comum que exista um receio dos funcionários em fornecer sugestões ou pontos de melhoria para o seu líder direto.
Do mesmo modo, as lideranças podem não estar tão dispostas a ouvir o que seu colaborador tem a dizer.
No entanto, a horizontalidade é essencial para que a prática seja, de fato, efetiva. Por isso, é preciso deixar a hierarquia de lado e trazer naturalidade à conversa, para que cada pessoa se sinta à vontade para expor realmente o que pensa.
2. Mescle feedbacks positivos e negativos
É interessante mesclar feedbacks negativos e positivos durante o diálogo, para favorecer o engajamento do time.
Muitas pessoas têm dificuldade em seguir motivadas recebendo apenas comentários negativos em sequência. Portanto, procure também evidenciar as qualidades de cada colaborador quando precisar expor alguma pendência.
3. Use a gamificação para envolver o time
Para incentivar a participação das pessoas nessa atividade, a gamificação pode ser uma boa ideia!
Distribuir pontos para cada feedback recebido ou dado e, a partir de sua soma, oferecer algum benefício, é uma forma de engajar os liderados e fortalecer a prática.
4. As ferramentas digitais estão aí para te apoiar
Sabemos que a tecnologia no RH é essencial para o desenvolvimento de toda empresa. Por isso, é importante que a gestão de pessoas enxergue as ferramentas digitais como um suporte de trabalho.
E uma forma de usá-las é durante a prática de feedback. Com o auxílio delas, é possível fornecer comentários em qualquer lugar, a todo momento e ter acesso a históricos. Como também, acompanhar a evolução de cada ponto abordado pelos profissionais ou líderes.
5. Dinâmicas em grupo também são uma opção
Os membros de uma mesma equipe também podem se reunir em grupos para a troca de feedbacks entre si.
Desde que bem organizado, o momento pode se tornar um feedback 360° interno, visto que cada colaborador terá a visão de seu gestor ou gestora e colegas de trabalho sobre ele.
Chegamos ao final deste artigo! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado e que você passe a adotar o feedback contínuo em sua corporação. Para saber tudo sobre a cultura de feedbacks e seus diversos tipos, confira nosso guia completo do feedback!