Feedback negativo: como ter conversas difíceis gerindo pessoas?
Fazer uma boa gestão de pessoas pode ser um desafio — principalmente quando é preciso oferecer um feedback negativo para alguém da sua equipe (ou para a própria equipe). Afinal, saber conduzir conversas difíceis é uma habilidade da liderança que precisa ser trabalhada e desenvolvida de forma contínua.
Mas, mais do que oferecer feedbacks negativos ou promover diálogos desafiadores, líderes devem saber como oportunizar essas conversas. E, para isso, a confiança é fundamental.
Quer saber mais sobre como ter conversas difíceis gerindo pessoas e realizar bons momentos de feedback? Continue a leitura!
Porque as conversas difíceis no trabalho são tão importantes?
Reuniões e conversas de alinhamento são importantes e fazem parte do dia a dia corporativo. Porém, quando algum acontecimento compromete o clima organizacional ou a qualidade das entregas de um time, por exemplo, o líder precisa ter uma postura mais “firme” e trazer à tona conversas mais difíceis.
Embora apresente um desafio para muitas lideranças, esse tipo de abordagem é essencial para otimizar processos, alinhar expectativas e solucionar dúvidas. Afinal, somente com transparência, abertura para o diálogo e clareza os profissionais conseguem perceber suas próprias falhas e trabalhar seu desempenho. Nesse cenário, um feedback, ainda que negativo, pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento de uma pessoa.
Por esse motivo, as conversas difíceis são tão necessárias para liderar bem uma equipe. Outro ponto interessante é que esses momentos refletem muito sobre a maturidade do time e a forma como as relações estão sendo construídas no ambiente de trabalho.
Qual o papel da liderança ao oportunizar conversas desafiadoras?
A figura da liderança é responsável pela gestão de pessoas e processos da sua equipe. Por esse motivo, é também dever do líder zelar pelo bom clima no setor e a qualidade das entregas para o alcance de resultados. Afinal, esses aspectos são impactados pela satisfação com o trabalho, pelo engajamento e produtividade do time.
Como sabemos, há momentos em que é necessário intervir para que falhas e conflitos internos sejam solucionados. Com isso, o papel da liderança está também em oportunizar conversas desafiadoras.
O mais importante é que o líder mantenha e passe para os membros da equipe um sentimento de confiança e lealdade, que possibilite incitar discussões produtivas. Elas podem ser desde uma forma de alinhar expectativas até a realização de um feedback negativo, sem receios de conflitos ou insegurança.
Assim, os colaboradores vão desenvolver uma mentalidade voltada para a parceria entre o time e o desejo pelo desenvolvimento individual e coletivo. Mas é preciso lembrar que criar oportunidades para diálogos difíceis não é uma tarefa fácil! Nesse cenário, os treinamentos de liderança fazem toda a diferença.
Como gerar confiança no trabalho e criar espaços seguros para feedbacks?
1. Invista na confiança da equipe
Diálogos desafiadores podem acontecer de forma individual ou coletiva — e o foco sempre deve ser o desenvolvimento (ainda que um feedback negativo seja necessário). A confiança e a abertura ao diálogo facilita, inclusive, que essa troca seja feita sem que ninguém leve o feedback para o lado pessoal.
O sentimento de confiança é o que também vai favorecer na criação de um espaço de discussão seguro. Como Patrick Lencioni traz em seu livro “Os 5 desafios das equipes”, a falta de confiança faz com que as pessoas não se mostrem vulneráveis para expor dificuldades e expressar opiniões.
A partir do momento em que colegas de trabalho não tem abertura entre si ou que existe uma distância em relação à liderança, por exemplo, a confiança fica comprometida. O resultado disso é que oferecer feedbacks negativos se torna ainda mais complicado.
2. Promova treinamentos de feedback
O feedback de desenvolvimento é uma estratégia de gestão muito eficaz. Afinal, ele contribui para o fortalecimento de laços, o alinhamento de expectativas e o aprimoramento de habilidades e competências do time.
Em função disso, estabelecer uma cultura de feedback na equipe pode auxiliar a amenizar os impactos de conversas difíceis, além de tornar mais fácil oportunizá-las.
Mas, antes de mais nada, é preciso que as pessoas saibam como oferecer bons feedbacks e como utilizar os retornos recebidos para desenvolvimento. Por isso, é interessante realizar treinamentos de feedback na equipe e apresentar boas práticas para o diálogo.
3. Aposte no desenvolvimento de soft skills
As soft skills (competências comportamentais) são essenciais para construir boas relações no trabalho e alcançar um bom desempenho na carreira.
Por essa razão, é comum que pessoas em posições de liderança já tenham algumas soft skills bem desenvolvidas — o que não significa que não é preciso aprimorar essas habilidades! Afinal, cada experiência traz desafios diferentes.
Além disso, equipes com habilidades comportamentais bem desenvolvidas tem uma tendência maior a saber lidar com um feedback negativo e possíveis mudanças. Por isso, apostar no desenvolvimento de soft skills pode ser uma boa estratégia tanto para a liderança, quanto para os colaboradores.
Assim, ao aprimorar sua inteligência emocional, capacidade de solucionar problemas e conflitos, sua autonomia e autogestão, os processos no geral serão otimizados. Tudo isso colabora para uma comunicação mais fluida e sincera no dia a dia.
4. Saiba como intervir em conflitos e a solucioná-los de forma adequada
Muitas vezes, a necessidade de oferecer o feedback negativo e de ter conversas difíceis no trabalho surge de conflitos entre membros da equipe.
Normalmente, conflitos internos, sejam eles velados ou não, podem revelar falta de confiança e de comprometimento no time. Além disso, quando as relações estão desgastadas, é possível que as entregas também sejam afetadas.
Por isso, uma ótima dica para a liderança oportunizar conversas difíceis é saber o momento certo de intervir, além de entender como abordar o assunto e as pessoas envolvidas. A conversa deve ter como objetivo encontrar uma solução, não apontar vencedores.
Para tal, existem algumas boas práticas para gestão de pessoas que podem ajudar a administrar situações-problema e a resolvê-las de forma adequada. Portanto, busque aperfeiçoar suas habilidades de comunicação e sua visão sistêmica!
5. Entenda o que leva o time a ter conversas difíceis
Relacionado à capacidade de intervir em contratempos e buscar respostas, está o entendimento sobre as possíveis causas do problema. Afinal, as conversas difíceis acontecem para que surjam soluções e aconteçam mudanças.
Então, antes de oferecer um feedback negativo, busque as raízes daquele problema e, durante o diálogo, ajude a equipe a chegar em uma resposta sobre o assunto.
Além disso, quando a liderança entende o que leva o time a ter conversas desafiadoras, ela pode propor ações, capacitações e transformações para que essas situações não se repitam. Ah, essa é, inclusive, uma característica de bons líderes, que prezam pelo desenvolvimento conjunto.
6. Invista no autoconhecimento
O autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento de soft skills, além de ser parte importante da vida pessoal e profissional de cada um.
Quando pensamos no ambiente de trabalho e na necessidade de promover conversas difíceis, o autoconhecimento está atrelado também à capacidade de absorver feedbacks. Afinal, por meio dele, é possível entender a origem de algumas falhas, o porquê de determinados padrões se repetirem e quais habilidades é preciso desenvolver.
Além disso, ao conhecer os próprios limites, um profissional consegue se expressar de forma mais objetiva, além de identificar oportunidades de aprendizado. Isso contribui tanto para a aceitação de um eventual feedback negativo, quanto para entender quando oferecer aquele retorno é necessário.
7. Aposte em uma comunicação aberta e sincera
Uma dica de ouro para oferecer feedbacks, principalmente os negativos, é apostar em uma comunicação transparente.
Nesse momento, é interessante que a liderança seja objetiva em relação ao que precisa ser melhorado e quais os impactos daquela ação. Mas, mais do que isso, deve se mostrar vulnerável, expondo até mesmo suas frustrações e expectativas.
Outro ponto importante é entender que, por mais difíceis que sejam, conversas desafiadoras não podem ser unilaterais. Por mais que a decisão final seja do líder, é fundamental que exista espaço para que todas as pessoas se expressem e demonstrem seu ponto de vista, suas dúvidas e sentimentos envolvidos.
8. Defina um propósito comum
Equipes guiadas a um propósito se relacionam melhor e tem um foco ainda mais voltado para resultados. Por isso, definir um objetivo comum e que faça sentido para todos é essencial para a gestão de pessoas e processos.
Esse propósito pode ser tanto aquele compartilhado por toda a empresa, como também algo específico do setor e que sirva como diretriz estratégica e inspiracional. E, para chegar a um consenso, uma boa conversa de time pode ser o passo inicial.
Assim, a partir de um propósito comum, será mais fácil alinhar as expectativas de todas as pessoas envolvidas. Esse alinhamento contribui para a melhoria da qualidade das entregas e potencializa a criatividade e inovação.
Outro ponto positivo é que compartilhar um “grande sonho” com a equipe auxilia no entendimento do feedback negativo ou construtivo como parte do desenvolvimento. Afinal, todos querem alcançar um mesmo objetivo, certo?
9. Prepare um roteiro antes de cada diálogo desafiador
A última dica é muito importante para garantir o sucesso da conversa, e consiste em preparar um roteiro. Isso porque muitos elementos da rotina de trabalho estão envolvidos na realização de um feedback. Dentre eles:
- qual é a situação-problema;
- exemplos de quando o evento aconteceu;
- motivos aparentes;
- impactos para o time;
- mudanças necessárias.
Por isso, construa um roteiro com os principais itens a serem mencionados durante a reunião. Isso ajudará você a garantir a qualidade do momento, além de ser um bom guia para conduzir o diálogo.
Mais um aspecto importante é que, às vezes, uma conversa difícil contempla mais de um comentário sobre a postura e entregas da pessoa ou equipe. Por isso, ter anotado o que será falado pode ajudar a escolher as melhores técnicas de comunicação.
Como vimos, realizar conversas difíceis com sua equipe e a troca de feedbacks (negativos ou positivos) deve ser algo natural, e não um tabu na equipe. Todos devem enxergar esses momentos como oportunidades de desenvolvimento, tendo a clareza de que o espaço de trabalho e a própria liderança asseguram a liberdade dessas trocas.
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