Conheça 4 ferramentas para gestão de pessoas e processos
A empresa que quer acompanhar e monitorar o desempenho do seu capital humano precisa de ferramentas eficientes para gestão de pessoas. Afinal, elas dão embasamento para a tomada de decisão e a criação de ações estratégicas que envolvem os talentos e as equipes.
A gestão de pessoas e processos traz desafios diários para as lideranças, que dependem da motivação e do engajamento para ter resultados. Por isso, ter recursos apropriados para mensurar esses indicadores pode fazer uma grande diferença.
Neste post, você vai entender o que são as ferramentas para gestão de pessoas e processos, além do seu papel na construção de um RH estratégico. Continue a leitura para conhecer as principais ferramentas e como utilizá-las dentro da sua empresa!
O que são ferramentas para gestão de pessoas?
As ferramentas para gestão de pessoas são os recursos, técnicas e instrumentos utilizados pelo RH e lideranças para acompanhar, monitorar e mensurar o trabalho individual e coletivo. A função dessas soluções é fornecer informações para tornar a gestão mais eficiente e produtiva.
Qual o papel dessas ferramentas na estruturação do RH estratégico?
Ao se tornar mais estratégico, o RH deixa de executar atividades meramente operacionais para fazer parte das decisões das empresas. Com isso, ele se torna o suporte das lideranças em suas ações de melhorias, principalmente aquelas relacionadas ao desempenho das equipes.
Com essas ferramentas, é possível avaliar melhor o perfil e a performance de cada colaborador, auxiliando gestores e líderes na tomada de decisões da empresa. Elas permitem, inclusive, melhor controle sobre os processos que envolvem as pessoas.
Quais são as principais ferramentas para gestão de pessoas e processos?
Existem diferentes ferramentas para gestão de pessoas e processos, que podem ser utilizadas em diversos contextos corporativos. Neste artigo, apresentamos as principais delas. Confira!
1. Feedback
Uma das mais populares ferramentas para a gestão de pessoas é o feedback. Basicamente, consiste no retorno sobre o desempenho (ou comportamento) de uma pessoa da empresa em relação a uma atividade ou projeto. Nesse contexto, o feedback pode ser positivo ou negativo.
Sua aplicação permite que a pessoa envolvida saiba onde está acertando ou errando, tendo a chance de aprimorar suas habilidades ou corrigir possíveis pontos de melhoria.
Em uma empresa, a implantação de uma ferramenta de feedback ágil, por exemplo, pode ser de grande ajuda. Afinal, permite um melhor acompanhamento e monitoramento de todo esse processo de troca entre líderes e equipes.
2. Avaliação de Desempenho
É importante lembrar que há diferenças entre feedback e avaliação de desempenho. A avaliação é uma ferramenta essencial para mensurar a atuação, as entregas e a produtividade dos colaboradores, e pode ser aplicada por meio de um questionário.
A avaliação de desempenho e o feedback são complementares, e podem ser aplicadas de forma conjunta ou isoladas.
Além disso, a avaliação de desempenho pode ser realizada mensal, trimestral ou semestralmente, e é fundamental para a coleta de informações que facilitam o fornecimento de feedbacks.
3. Pesquisa de clima organizacional
Um ambiente de trabalho saudável e colaborativo favorece o relacionamento e a produtividade dentro de uma empresa.
A pesquisa de clima serve para mensurar a qualidade desse ambiente e identificar possíveis ruídos, capazes de comprometer o desempenho das equipes.
Realizada por meio de um questionário, essa pesquisa aborda questões importantes do dia a dia, permitindo que os colaboradores exponham o que os deixa satisfeitos ou insatisfeitos, seja com a empresa, liderança ou colegas. Assim, o RH pode atuar diretamente nos pontos de melhoria do clima organizacional.
4. Onboarding
Por mais qualificada que seja, uma pessoa recém-contratada precisa se adaptar à nova rotina de trabalho, bem como à cultura da organização. Para isso, existe o onboarding, uma metodologia educativa que conduz o novo colaborador em sua jornada de ambientação na empresa.
Desde a explicação sobre processos burocráticos até o relacionamento com os colegas de trabalho, o objetivo do onboarding é dar total suporte e amparo para quem acabou de chegar à equipe.
Por isso, logo nos primeiros dias, o novo colaborador conhecerá suas atividades, a liderança imediata e dos demais setores, os objetivos do trabalho e as expectativas da empresa em médio e longo prazo.
Como aplicar ferramentas na gestão de equipes?
O primeiro passo depois de conhecer as ferramentas aplicadas à gestão de pessoas e processos é identificar aquelas que fazem mais sentido para a empresa e para o momento do negócio.
É importante que sejam ferramentas eficazes e que auxiliem no desenvolvimento organizacional. Afinal, são recursos que devem produzir dados e informações essenciais para guiar a atuação das lideranças e as ações estratégicas do RH.
Como você pode ver, as ferramentas para gestão de pessoas são grandes aliadas dos gestores de uma empresa. Por isso, já existem no mercado soluções completas que abordam tudo isso e dão suporte ao trabalho da equipe de RH em suas ações.
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