Como fazer uma gestão de conflitos eficaz nas empresas?
Lidar com pessoas é um dos principais desafios do setor de Recursos Humanos, principalmente quando surgem situações-problema dentro das equipes. Afinal, tais impasses podem afetar o clima organizacional, prejudicando todo o andamento de um negócio. Por isso, a gestão de conflitos tornou-se uma demanda essencial para as empresas.
A partir dela, os profissionais de RH conseguem atuar estrategicamente, desenvolvendo uma série de ações que possam trazer soluções, sem impactar a produtividade. Além disso, esse tipo de gestão contribui para a prevenção e na redução de possíveis discordâncias, alinhando o Código de Conduta e a política de soluções.
Quer entender melhor como funciona essa administração? Continue a leitura! Aqui, você vai conferir o que é gestão de conflitos, sua importância para as empresas e algumas dicas de como adotá-la no seu RH. Vamos lá?
O que é gestão de conflitos?
A gestão de conflitos é o conjunto de ações e medidas para estabelecer um ambiente de trabalho mais harmonioso, solucionando as divergências que possam surgir no dia a dia da empresa. Isso porque os conflitos são naturais em uma organização devido aos diferentes perfis comportamentais e interesses do quadro de funcionários.
Por isso, é importante ter muita atenção para que os problemas não fujam do controle e afetem a produtividade da equipe. Entre os diversos motivos que podem gerar impasses entre colaboradores nos negócios, estão:
- diversidade de ideias e personalidades;
- mudança de gestão, metodologia ou dinâmica;
- lideranças tóxicas;
- choque de metas e objetivos;
- gargalos na comunicação;
- má distribuição de recursos;
- e estresse.
Além disso, a gestão de conflitos está ligada à gestão empresarial. Dessa forma, trabalhar a discordância e gerenciá-la de forma contínua é uma excelente estratégia para guiar o crescimento sustentável das companhias. Da mesma maneira, é possível manter as diferenças e as relações mais respeitosas e empáticas.
Quais os tipos de gestão de conflitos?
A gestão de conflitos em uma empresa pode ocorrer de diferentes formas. Conheça a seguir alguns exemplos desse tipo de administração.
- Gestão de conflito individual: acontece quando o mesmo profissional apresenta opiniões distintas sobre um assunto, sendo bem comum em tomadas de decisões.
- Gestão de conflito entre funcionários: ocorre quando dois ou mais colaboradores expõem ideias diferentes sobre uma determinada temática ou projeto.
- Gestão de conflito entre uma pessoa e o grupo: sucede quando uma única pessoa expressa um ponto de vista contrário ao restante do grupo.
- Gestão de conflito entre setores ou equipes: acontece quando duas ou mais áreas manifestam opiniões divergentes sobre um projeto ou, até mesmo, sobre um planejamento estratégico.
Qual a importância da gestão de conflitos em um negócio?
Quando os conflitos dentro de uma organização não são evitados ou geridos da melhor maneira, é natural que as suas consequências prejudiquem as entregas e os resultados de um negócio. Por isso, essa estratégia de gestão é tão importante. Ele faz com que a empresa aprimore o ambiente de trabalho e proponha soluções vantajosas para todos os envolvidos.
Além disso, a falta de investimento na administração desses problemas, como vimos, pode acarretar vários malefícios para a empresa. Perda de tempo operacional, queda de desempenho e produtividade, clima tóxico e danos à saúde mental dos funcionários são alguns reflexos disso.
Por outro lado, quando as práticas de gestão de conflitos são planejadas e desenvolvidas de forma eficiente, os benefícios no longo e médio prazo são magistrais. Veja a seguir!
- Crescimento sustentável e constante.
- Ambiente harmonioso, saudável e colaborativo.
- Retenção de talentos.
- Melhora no engajamento e motivação da equipe.
- Aumento da competitividade no mercado.
- Mais inovação e criatividade.
- Fortalecimento da cultura organizacional.
- Redução do turnover e absenteísmo.
- Valorização da diversidade nas empresas.
Como o RH pode gerir e evitar conflitos nas empresas?
Como vimos, o setor de RH é responsável por buscar soluções para sanar as divergências dentro da companhia, junto às lideranças, a fim de manter os bons resultados. Afinal, a gestão de conflitos faz parte da gestão estratégica de pessoas e os líderes têm um contato mais próximo com o quadro de pessoal.
Contudo, sabemos que não é uma tarefa fácil acompanhar e propor ações para essa demanda. Ela precisa ser bem efetiva para não gerar mais prejuízos para o negócio. Por isso, contar com o apoio de uma consultoria estratégica pode ser o ideal, principalmente para trabalhar o desenvolvimento de equipes mais alinhadas entre si.
Confira, abaixo, algumas dicas de ações e medidas que o RH da sua empresa pode implantar para gerir e evitar futuros conflitos!
1. Invista em processos seletivos bem estruturados
A primeira dica para administrar os conflitos de forma eficaz é realizar um bom processo seletivo. Com o uso da tecnologia no RH, o setor consegue mapear os perfis dos candidatos e, com isso, contratar aqueles mais alinhados com os valores e cultura organizacional.
Além disso, durante a seleção, é possível também apresentar as condutas da companhia, preparando o talento para o novo desafio.
2. Fique atento aos possíveis problemas
Sabemos que é normal surgirem problemas de relacionamento e discordâncias entre os funcionários de uma mesma organização, certo? Mas para que os impasses pequenos não se tornem uma situação grave e prejudicial à toda a empresa, é importante que a gestão de pessoas fique atenta para identificar os possíveis conflitos.
3. Defina uma política de soluções de conflitos
Outra dica é definir uma política padrão para as soluções das divergências. Essa política pode contar com alguns passos, como entender os fatos, esclarecer os pontos de vista, manter o foco nas necessidades e propor soluções justas.
Isso servirá como base para que o RH, junto aos líderes e funcionários, consiga realizar a gestão de conflitos da melhor maneira. Mas lembre-se, o responsável por esse processo deve se manter neutro e promover as negociações com calma e inteligência.
4. Adote a cultura do feedback e ouvidoria
Ouvir os colaboradores com frequência também é uma medida fundamental para prevenir novas situações-problema. Seja por meio do feedback, ouvidoria ou, até mesmo, criando um canal de denúncia anônima.
O ideal é que o talento tenha um espaço seguro para relatar sobre os conflitos, bem como um lugar para que o RH possa acompanhar e realizar a manutenção desse dano.
5. Aposte em lideranças positivas
Como vimos, os líderes tóxicos estão entre os principais causadores das divergências nas empresas. Por isso, apostar em lideranças positivas, ou seja, uma gestão que valoriza o quadro de funcionário e sabe se colocar no lugar de cada colaborador, é um grande diferencial. Isso pode ser feito por meio de treinamentos de desenvolvimento.
6. Fomente o Código de Conduta da companhia
Por fim, é essencial que o setor de RH deixe claro o Código de Conduta da companhia, sobretudo relacionado à convivência. Isto é, qual o comportamento adequado dentro do negócio, como se portar em episódios difíceis e a importância do respeito e da empatia.
Essa ação assegura que todos os profissionais fiquem alinhados, potencializando a gestão de conflitos.
Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, a gestão de conflitos é primordial para o crescimento de um negócio, tendo forte influência na produtividade da equipe. Tal como, fortalece as estratégias de gestão de pessoas, aprimora as relações e valoriza a diversidade.
Se você quer saber mais sobre como resolver situações-problema dentro da sua empresa, aproveite a visita e confira nosso texto sobre team building. Lá você vai saber como integrar sua equipe e melhorar a convivência no ambiente de trabalho. Até a próxima!