Entenda de uma vez por todas a chave para a Gestão de Desempenho amparada por dados!
Você sabe como usar a Gestão de Desempenho a seu favor? A Gestão de Desempenho empresarial, ou, em inglês, Business Performance Management (BPM), tem como princípio básico o gerenciamento das atividades de um negócio.
Fazer essa gestão corretamente é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Além disso, quando ela é amparada por dados confiáveis e sólidos, é possível tomar decisões com mais segurança e coerência. Neste post, abordamos mais detalhes sobre o assunto. Confira!
O que é Gestão de Desempenho?
A Gestão de Desempenho é um conjunto de processos analíticos e de gestão voltados para o desenvolvimento de competências, aprendizado contínuo e definição de estratégias.
Com suporte de tecnologias para RH, o modelo permite às organizações definirem objetivos pontuais e estratégicos e, em seguida, medir e gerenciar o desempenho individual e coletivo.
Como dizia o acadêmico Peter Drucker, “você não pode gerenciar o que você não mensura”. Com a ajuda de sistemas de gestão do desempenho e indicadores de resultado, as organizações alcançam mais controle e visibilidade sobre suas atividades corporativas.
Como funciona a Gestão de Desempenho? Confira um passo a passo!
Durante muito tempo, algumas empresas mediram seu desempenho apenas pelos resultados financeiros ou pela participação de mercado.
Porém, atualmente, as métricas de desempenho devem considerar muitas outras esferas, como cultura organizacional, aprendizado, inovação, sustentabilidade e ética.
Com isso, o modelo funciona a partir do investimento e valorização de competências e é focado nos resultados e na execução de demandas de forma otimizada. Para mensurar o desempenho e o alcance de metas, empresas utilizam sistemas próprios de medição.
Em termos gerais, os sistemas de medição do desempenho dos negócios incluem cinco princípios. Saiba mais sobre eles a seguir!
1. Definição de metas
A Gestão de Desempenho precisa considerar vários fatores de influência para definir metas organizacionais. A seleção de metas é um processo contínuo e pode ser alterado de acordo com os resultados alcançados e os objetivos de negócio.
Para iniciar programas de gerenciamento de desempenho em empresas, é preciso, primeiro, definir metas corporativas e, em seguida, determinar quais métodos serão utilizados para atingir esses objetivos.
É preciso lembrar que, uma vez que o programa está em andamento, os efeitos do processo começarão a exigir uma adaptação nos objetivos e estratégias. Se uma mudança ajudou a aumentar a produtividade, por exemplo, talvez seja necessário ampliar a meta.
2. Entendimento da estratégia da empresa e alinhamento de expectativas
Estudar os objetivos de negócio e entender a estratégia da organização são a base para a Gestão de Desempenho. Portanto, após definir metas para cada ciclo, é preciso alinhar expectativas.
A partir disso, é possível adaptar as estratégias utilizadas e promover transformações no cotidiano, de forma a alinhar metas e realidade, promovendo uma atuação mais efetiva.
3. Parâmetros de medição e avaliação de desempenho
A segunda atividade envolvida na Gestão de Desempenho de negócios é o monitoramento, também conhecido como consolidação de informações.
Essa é a parte do processo em que os dados são coletados, analisados e utilizados para desenvolver estratégias de negócios. Assim, os parâmetros de medição ajudam a monitorar, com precisão, o progresso das metas em todas as fases.
As métricas usadas no monitoramento variam de acordo com a empresa e o projeto em questão. De toda forma, essas informações se tornam uma parte crítica do processo de gerenciamento de desempenho.
Para isso, podem ser realizadas pesquisas de clima, momentos para troca de feedbacks, planilhas de controle, questionários, entre outros métodos.
4. Acompanhamento da liderança
Depois que os dados forem revisados, a equipe de gestão decide quais medidas devem ser tomadas para aumentar a eficiência e a lucratividade.
Essas alterações são mapeadas de acordo com as necessidades da organização. Por isso, é fundamental que os ajustes feitos reflitam os objetivos da empresa.
Além disso, em determinadas etapas, a liderança precisa intervir para garantir que os objetivos definidos estejam alinhados ao desempenho das equipes. Para isso, os gerentes podem precisar improvisar e investir em estratégias inovadoras para auxiliar no desempenho futuro.
5. Uso e aplicação de tecnologia no RH
O uso de tecnologia no RH é essencial para diversos processos de Gente e Gestão, dentre eles, a Gestão de Desempenho empresarial.
Com as plataformas adequadas de gestão de pessoas e dados, será mais prático avaliar, desenvolver e gerenciar o desempenho e os resultados obtidos.
Isso porque com o uso de tecnologias e do People Analytics, é possível mapear perfis, cruzar dados e compreender o potencial de performance de cada colaborador e como desenvolver suas habilidades.
Quais os principais objetivos da Gestão de Desempenho?
O objetivo da Gestão de Desempenho é dar à gerência uma alavanca de medição para determinar o sucesso, tanto em termos de resultados quanto em relação a produtividade e a manutenção da cultura e do clima organizacional.
Com isso, esse modelo de gestão busca potencializar o desempenho individual e coletivo, de forma a melhorar a performance da empresa. Para isso, baseia-se no balanced scorecard, um conjunto de dimensões empresariais a serem avaliadas:
- saúde financeira, lucratividade e fluxo de caixa;
- satisfação dos clientes;
- inovação e ações internas;
- aprendizado e desenvolvimento.
Dessa forma, surgiram questionários e sistemas de avaliação de desempenho, que tem por objetivo o aumento da satisfação dos colaboradores, a promoção de ações mais justas e igualitárias e a busca por maior assertividade nos processos de desenvolvimento.
Dimensões do desempenho
Para além das dimensões de análise empresarial, é preciso conhecer as dimensões do desempenho. Em linhas gerais, pode-se estabelecer dois eixos centrais:
- resultados obtidos, ou as entregas da equipe;
- comportamentos da equipe, ou atitudes e relacionamentos.
Esses eixos são a base para o ciclo da Gestão de Desempenho, que é o centro desses programas de gestão. Esse ciclo se inicia com a definição das expectativas e finaliza com a avaliação de resultados.
Expectativas
As expectativas são definidas com base nas necessidades da empresa e perpassam os valores e o propósito da organização, o job description e a análise comportamental de candidatos e colaboradores.
Quando pensamos nas expectativas dos colaboradores ao iniciar um novo ciclo, é preciso definir e avaliar as atividades atribuídas a cada função, os indicadores de performance e resultados, as metas estabelecidas e quais projetos devem ser realizados para atingir as metas.
Nesse sentido, realizar um Plano de Desempenho Individual (PDI) é uma boa estratégia para traçar objetivos de desenvolvimento de acordo com as necessidades e expectativas profissionais de cada membro da equipe.
Avaliação de resultados
Ao início de um novo ciclo do programa de Gestão de Desempenho, são estabelecidas metas individuais e coletivas. Com isso, ao final do ciclo é essencial retomar as principais ações, falhas e conquistas.
Para isso, a equipe responsável realiza as avaliações de desempenho. Essas avaliações têm por objetivo medir as entregas e o desenvolvimento dos colaboradores, bem como fornecer as informações necessárias para a definição de novas estratégias.
Quais os impactos da Gestão de Desempenho para empresas?
Ao aplicar a Gestão de Desempenho nas empresas, diversos impactos positivos podem ser percebidos na rotina dessas organizações. Confira os principais deles a seguir.
Desenvolvimento
O desenvolvimento dos colaboradores influencia diretamente no desempenho das equipes. Por isso, é essencial que empresas invistam em treinamentos e capacitações voltados para hard e soft skills, visando o aprendizado contínuo.
Afinal, o desenvolvimento de habilidades, sejam técnicas ou comportamentais, contribui para a conquista de melhores resultados, aumento da produtividade e aproveitamento do potencial individual.
Com isso, o foco no aprendizado acaba sendo um dos pontos mais importantes para que empresas se posicionem fortemente no mercado e conquistem diferencial competitivo.
Entretanto, muitas empresas negligenciam esse ponto ao não realizar uma gestão por competências mais efetiva.
Tomada de decisões
Com processos de gestão voltados para o desempenho, outras ações da empresa também são otimizadas, como a tomada de decisões estratégicas e as escolhas para recrutamento e seleção, bem como para gestão de pessoas e cargos.
Definição de estratégias
Um dos impactos da Gestão de Desempenho é a influência direta na execução da estratégia da empresa em busca dos objetivos de negócio.
A partir da estratégia, são estabelecidos objetivos que, quando concluídos, levam à realização de uma meta maior. Esses objetivos e metas associados à estratégia podem ser avaliados conforme sua qualidade, produtividade e custo.
Nesse sentido, a Gestão de Desempenho é a base para definição de estratégias coerentes com o momento de mercado e com a realidade dos colaboradores.
Manutenção da cultura
A Gestão de Desempenho afeta diversos aspectos do cotidiano dos colaboradores, se tornando parte da cultura.
Além disso, com esse modelo de gestão é possível perceber se os profissionais estão atuando conforme a cultura e os valores da empresa para, assim, guiar possíveis ações de fortalecimento de propósito.
Uma cultura organizacional forte colabora para o alinhamento de expectativas, o bom clima dentro das equipes, o aumento do engajamento e o desenvolvimento dos funcionários.
Como preparar a sua empresa para essas adaptações?
Implementar novos modelos de gestão é sempre um desafio para o RH das organizações. Afinal, é preciso adequar as mudanças à cultura, à rotina e às relações.
Para auxiliar você e a sua empresa a se prepararem para essas transformações, trouxemos alguns pontos de atenção. Confira:
- fortaleça laços com a equipe de TI, eles serão fundamentais para auxiliar no uso das ferramentas de gestão;
- mantenha um diálogo aberto com o RH, de forma a traçar estratégias que compreendam as metas das equipes e os objetivos de negócio;
- prepare a liderança para aplicar as estratégias e motivar os colaboradores;
- converse com os colaboradores, assim eles se sentirão parte da decisão e da mudança de práticas. Além disso, colete feedbacks ao final de cada ciclo;
- capacite a equipe para o uso das ferramentas e solucione possíveis dúvidas sobre o modelo de gestão.
Quais são os desafios desse modelo de gestão?
Apresentamos alguns pontos de atenção e dicas para preparar a sua organização para implementar a Gestão de Desempenho na rotina de trabalho.
Porém, esse modelo de gestão apresenta, também, alguns desafios específicos, entre eles:
- baixa adaptabilidade e dificuldade em promover mudanças estratégicas de forma ágil, sem comprometer as entregas;
- rápidas transformações de mercado e que nem sempre são acompanhadas pelas organizações;
- dificuldade em propor soluções para obstáculos inesperados;
- pouco diálogo entre RH, liderança e planejamento estratégico;
- cultura organizacional pouco estruturada e não inserida nos hábitos das equipes;
- baixo investimento no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais;
- demora na devolutiva de feedbacks e para solucionar dúvidas;
- relacionar diretamente metas e desempenho, deixando de considerar outros fatores.
Para contornar esses desafios, é preciso realizar mudanças internas e profundas, que começam na cultura organizacional e afetam a todos os colaboradores e funções.
Qual a diferença entre Gestão de Desempenho e Avaliação de Desempenho?
A avaliação de desempenho é uma das etapas da Gestão de Desempenho, caracterizando processos bem distintos. Entretanto, algumas pessoas ainda confundem os termos.
Enquanto a Gestão de Desempenho diz respeito às práticas cotidianas, ao aprendizado contínuo e a busca pela consolidação de metas, a avaliação de desempenho se relaciona com a coleta de informações e mensuração de desempenho.
Estrutura da avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho costuma ser realizada por meio do monitoramento constante e da realização de diversos questionários, que avaliam desde comportamentos até resultados.
Para avaliar, são utilizados indicadores específicos, métricas relacionadas ao projeto e escalas de avaliação.
Como escolher o sistema de gestão adequado para a sua empresa?
Antes de implementar um novo processo na empresa, é preciso conhecer a situação interna e qual sistema é mais adequado para alcançar os objetivos propostos.
Para entender melhor o que funciona para a sua organização, é preciso ter em mente:
- as dificuldades vivenciadas pela empresa, de forma a entender as necessidades do RH e como solucioná-las;
- a praticidade de uso e a rotina da organização, de forma a integrar soluções tecnológicas, objetividade e facilidade de manuseio;
- as soluções disponíveis, bem como estudar os níveis de segurança de dados, a qualidade da experiência e as comodidades e suporte oferecidos pela empresa provedora do serviço;
- a aderência dos colaboradores após as primeiras semanas (ou meses) de uso.
Assim, será possível definir qual sistema e qual empresa oferecerá o suporte que a sua empresa necessita.
Por que contar com a ajuda de uma equipe qualificada para auxiliar o seu negócio?
Há alguns anos, os modelos de gestão não levavam em conta os resultados anteriores, tanto de finanças quanto de produção, para projetar o desempenho e as condições futuras.
Hoje, um moderno sistema de Gestão de Desempenho empresarial permite acompanhar, em tempo real, o que acontece na empresa, trazendo agilidade às decisões e a possibilidade de ajustes rápidos.
Com isso, se torna mais fácil atingir as metas de forma eficiente, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade. Tudo isso aliado a satisfação e ao desenvolvimento dos colaboradores.
Por isso, para garantir a eficácia desses processos, é interessante contar com o suporte de uma empresa especializada em consultoria para RH. Então, se você precisa de um sistema que apresente essa finalidade, entre em contato conosco!