Gestão de Performance: o que é e como fazer?

Gestão de Performance: o que é e como fazer?

Mensurar o desempenho dos profissionais da sua empresa, seu desenvolvimento e potencial é um grande diferencial para a gestão de talentos. E, embora existam várias maneiras de realizar esse diagnóstico, a união de ações estratégicas permite ao RH e às lideranças promover uma excelente gestão de performance.

Essa mudança de visão se fez ainda mais importante com o surgimento de novas visões sobre as competências e habilidades. Afinal, hoje, um colaborador é avaliado por suas entregas, aprendizados, perfil comportamental e relações, e não apenas por seus conhecimentos técnicos.

Neste artigo, você entenderá o que é gestão de performance, quais os benefícios desse modelo e como implementá-lo na sua empresa. Continue a leitura e confira:

O que é gestão de performance?

Baseada em indicadores de desempenho, a gestão de performance é uma metodologia abrangente de diagnóstico organizacional e alinhamento de expectativas contínuos. Seu foco é no gerenciamento das habilidades e competências dos profissionais e, por isso, prioriza os resultados alcançados e a eficiência dos processos.

Além da atuação individual dos colaboradores, a gestão de performance amplia a visão dos gestores para identificar possíveis gargalos que interferem nas entregas da empresa. Assim, caminhando lado a lado com a gestão empresarial, ela é usada para assegurar a execução do planejamento estratégico corporativo.

Para seu sucesso, é fundamental compreender os diferenciais competitivos e os pontos a desenvolver de cada colaborador. Então, tenha em mente que os talentos de alta performance são aqueles que apresentam boa produtividade e ótimas entregas, além de serem comprometidos com o trabalho e com as pessoas.

Mas, acima de tudo, saiba identificar o que funciona coletivamente. Aqui, considere não apenas as aptidões individuais, mas também o ambiente de trabalho, o clima organizacional e a atuação das lideranças.

Por que priorizar a gestão de performance nas empresas?

As pessoas, no geral, buscam oportunidades de trabalho que possam proporcionar crescimento na carreira e desenvolvimento pessoal e profissional. Esses fatores, muitas vezes, são até mais relevantes do que ter remuneração e benefícios acima da média. Com isso, a avaliação de desempenho, por exemplo, pode ser importante, mas não é suficiente.

E é aí que surge a gestão de performance! Ela potencializa os resultados por meio de ações que colocam os colaboradores no centro do negócio. Dessa forma, as tomadas de decisão incluem mais os funcionários e o seu papel na construção do sucesso da empresa.

Assim, a definição de metas, os resultados-chave, as avaliações de desempenho e os feedbacks oferecidos fazem mais sentido. Além disso, com o direcionamento comportamental e técnico das equipes, há mais valorização e incentivo à evolução.

A gestão de performance é, portanto, uma estratégia organizacional que traz benefícios tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Afinal, ela potencializa as habilidades, tem foco em resultados e acompanha as trajetórias individuais e do grupo.

Quais são os seus principais benefícios?

Agora que você já sabe porque priorizar a gestão de performance pode ser estratégico para o seu negócio, veja as 7 principais vantagens desse modelo de gerência!

  1. Colaboradores mais focados no próprio plano de carreira e comprometidos com a organização.
  2. São necessários menos ajustes no planejamento estratégico para que os objetivos sejam conquistados.
  3. Aumento do engajamento e da produtividade no trabalho.
  4. Fortalecimento de uma cultura de feedback contínuo.
  5. Busca constante por conhecimento e aprimoramento profissional.
  6. Melhora a força da marca e a employee experience.
  7. Tomada de decisões e elaboração de planos de ação coerentes e baseados em dados.

Que esse método trará vários benefícios para o seu negócio, agora, você já sabe. Mas qual é o seu real objetivo? Continue a leitura e entenda!

Quais são os objetivos desse modelo de gestão?

Como vimos, a gestão de performance é uma ferramenta poderosa para revolucionar os resultados da sua companhia e estimular o potencial máximo das pessoas. E isso já diz muito sobre os objetivos desse modelo de gestão! São eles:

  • contribuir para a definição das metas e objetivos estratégicos;
  • incentivar o desenvolvimento dos talentos;
  • comparar o desempenho e a evolução dos profissionais, segundo as necessidades e expectativas definidas;
  • elevar a eficiência do negócio, melhorando indicadores, resultados e faturamento.

Como aplicar a gestão de performance em uma empresa?

Para aplicar a gestão de performance, é preciso entender, a princípio, qual é o momento que a empresa está vivendo. Por isso, o passo a passo a seguir indica uma direção para a ação, mas não representa um formato completamente rígido. Os passos poderão ser adaptados de acordo com a estratégia em questão.

De toda forma, é válido conhecer os caminhos para sua implementação. Então, confira os 4 passos a seguir:

1. Estude o momento do negócio

Para implementar a gestão de performance é preciso, antes de mais nada, estudar o momento do negócio, suas pessoas e os resultados esperados. Além disso, pode ser interessante fazer uma revisão das ferramentas já usadas e da sua utilidade para a companhia.

2. Defina novas metas

Em seguida, analise os objetivos estratégicos da organização e defina novas metas, se fizer sentido. Depois, estruture os processos já existentes e os recém criados a partir dessa transformação, além de priorizar aqueles que agregam mais valor às equipes.

3. Faça uma análise dos projetos

Com essas diretrizes iniciais, faça uma análise aprofundada das tarefas e projetos, estabelecendo indicadores adequados para acompanhar a sua evolução. Ah, e não se esqueça de investir em boas soluções de tecnologia no RH para ajudar nessa etapa!

4. Prepare a liderança

Por fim, prepare a liderança, explique o novo modelo para o quadro de pessoal e coloque em prática a gestão de performance. Lembre-se de verificar periodicamente o andamento das atividades, a fim de promover ajustes e melhorias quando for preciso, combinado?

Quais são os melhores KPIs para mensurar performance?

Como vimos, para medir a performance dos talentos e guiar as ações da gestão é necessário definir indicadores, ou KPIs, específicos. Contudo, essa escolha poderá variar em cada departamento da organização e para os diversos cargos e funções. Confira os principais:

  • lucratividade e aumento da participação no mercado;
  • taxa de conversão em materiais ricos e abordagens comerciais;
  • cumprimento das metas de médio e longo prazo;
  • NPS de clientes;
  • índice de absenteísmo e presenteísmo;
  • taxa de turnover;
  • retorno sobre investimento (ROI).

Quais ferramentas podem apoiar a gestão de performance?

A gestão de performance demanda que o setor de RH e as lideranças façam uso de ferramentas variadas para alcançar a sua melhor eficiência. Por isso, separamos 5 metodologias que podem ajudar a sua empresa, veja só!

1. Metodologia OKR

A metodologia OKR consiste em estabelecer um objetivo macro de negócio e quais resultados-chave devem ser alcançados para conquistá-lo. Por isso, é muito usada nas companhias para orientar a atuação das equipes e a lógica de priorização de atividades e projetos.

Na gestão de performance, a documentação das OKRs e seu acompanhamento periódico contribui para o entendimento do cenário corporativo e do desempenho das áreas. Afinal, o não cumprimento das metas pode revelar gaps nas áreas e uma incompatibilidade com as necessidades da empresa.

2. Mapa de papéis e resultados

A estruturação do mapa de papéis e responsabilidades em um time é essencial para alinhar com todos os colaboradores quais são as suas tarefas, bem como as expectativas em relação à sua performance. Portanto, produzir um documento que respeite o organograma empresarial e traga essas definições pode auxiliar no trabalho da gestão.

Outro ponto interessante desse método é que, a partir dos acordos estabelecidos no mapeamento, se torna mais fácil identificar os responsáveis por cada resultado. Claro, eles são fruto do esforço e dedicação conjuntos, mas há pessoas que são mais envolvidas do que outras em determinados projetos, concorda?

3. Ciclo PDCA

O ciclo PDCA surgiu como um modelo para gestão de qualidade e pode ser aplicado em diferentes contextos, desde que com a finalidade de aperfeiçoar processos e entregas.

Quando pensamos na gestão de equipes e todas as suas nuances, esse método pode ser um grande aliado na busca pela melhor performance e para a solução de problemas. Afinal, por meio dele, líderes e liderados terão um guia claro e objetivo para a atuação e a realização de um planejamento estratégico.

4. Matriz Nine Box

A matriz Nine Box, por sua vez, é muito usada na avaliação de desempenho, podendo apoiar a gestão de performance. Nela, os colaboradores são classificados segundo quadrantes que avaliam seu desempenho em relação ao seu potencial.

Com ela, é viável mapear talentos que não estão utilizando toda a sua capacidade criativa, produtiva, técnica e estratégica, e elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual. Dessa forma, além do acompanhamento da performance, será possível perceber quais pessoas evoluíram em suas funções e quais se resignaram.

5. Avaliação de Desempenho

Observar, medir e analisar a performance de cada colaborador é essencial para entender seu potencial e sua performance.

Nesse sentido, a avaliação de desempenho é um dos métodos que apresenta mais resultados consistentes. Para isso, observa as expectativas da empresa e o que o profissional entrega individualmente, tendo aplicabilidade pontual.

Sua aplicação pode ocorrer a cada três, seis ou doze meses, de acordo com as necessidades e objetivos da organização. O RH é responsável, junto ao gestor de cada área, pelo uso do método e a análise dos dados obtidos.

Assim, são avaliados os comportamentos, as competências e as entregas dos funcionários, tendo como base os indicadores, metas e o desempenho em projetos. Ou seja, tudo que é capaz de impactar na performance é elemento importante nas etapas de avaliação de desempenho.

Qual a diferença entre gestão de performance e avaliação de desempenho?

Imagino que você esteja se perguntando sobre a diferença entre a avaliação de desempenho e a gestão de performance, acertei? Então, vamos solucionar essa dúvida agora mesmo!

Apesar de tradicionalmente ser conhecida como uma metodologia de mensuração dos resultados individuais, a simples avaliação de desempenho caiu em desuso. O método, hoje, dá lugar à gestão de performance e à sua atuação expandida.

Ou seja, se por um lado a avaliação de desempenho mede o trabalho executado, a gestão de performance olha para o macro, contextualizando toda a empresa. Assim, podemos dizer que a avaliação de desempenho é um dos recursos utilizados pela gestão de performance em sua estratégia de acompanhamento de resultados.

Chegamos ao final deste artigo e, aqui, você viu tudo o que é preciso sobre gestão de performance, seu potencial estratégico e como aplicá-la na sua empresa. Mas se quiser saber mais sobre o assunto, aproveite para conferir também nosso conteúdo sobre gestão por competências. Boa leitura!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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