Gestão de Recursos Humanos: o que é e como fazer
A gestão de Recursos Humanos é uma das atividades mais importantes em uma empresa. Afinal, toda organização é feita de pessoas e o RH é a área responsável por cuidar da experiência desses profissionais internamente.
Nesse contexto, a gestão de RH é a administração estratégica de pessoal, responsável por auxiliar no alinhamento dos objetivos organizacionais com a satisfação de cada funcionário.
Para entender o papel dessa demanda nas empresas e como realizar um gerenciamento eficiente de recursos, pessoas e processos, continue a leitura!
Qual a importância da Gestão de Recursos Humanos (RH) nas empresas?
O mercado de trabalho está em constante transformação, e para se adaptar a essas mudanças é necessário que a gestão de RH atue como mediadora entre as pessoas e as estratégias corporativas.
Sabemos que manter um bom relacionamento, tanto com clientes externos quanto internos, é essencial para que uma empresa conquiste seu lugar no mercado e fortaleça seu employer branding.
A gestão de RH tem forte papel nesse cenário. Afinal, ela busca encontrar pontos em comum entre as pessoas e a empresa para que ambos os lados se beneficiem.
Como realizar uma boa Gestão de RH? Confira 5 dicas!
Uma boa gestão é aquela que toma decisões de forma rápida e correta, contribuindo para o desenvolvimento da empresa junto com os colaboradores de outras equipes e os gestores.
Isso porque, o trabalho dos funcionários é o que move uma empresa. Dessa forma, desenvolver o capital humano é essencial para o potencial da organização. Confira algumas dicas para realizar um boa gestão de RH!
1. Alinhe suas ações com os objetivos da empresa
Uma boa gestão de RH deve estar sempre alinhada com os objetivos da companhia e de sua liderança. Assim, conseguirá entender melhor suas ações e traçar boas estratégias de crescimento e desenvolvimento.
2. Crie uma boa rede de comunicação
É muito importante que o RH mantenha um canal de comunicação interna e externa na empresa, mantendo contato com os diferentes departamentos.
A partir disso, será possível disponibilizar informações importantes para todos com mais facilidade e transparência.
A Fabiana Santos, Supervisora de Recursos Humanos, comenta sobre a importância de criar boas estratégias de comunicação, principalmente ao utilizar tecnologia na gestão de RH:
“Esse investimento estimula o sentimento de pertencimento e favorece um bom clima organizacional, bem como incentiva o maior interesse e disponibilidade para se adequar ao uso de soluções tecnológicas.”
3. Tenha um bom planejamento na área de RH
Ter um bom planejamento é essencial para manter as ações em ordem e garantir que as decisões sejam tomadas visando o desenvolvimento da organização. Defina objetivos e metas claros para o RH, além de um cronograma viável.
4. Selecione profissionais empenhados e capacitados
Para ter uma boa gestão de RH é necessário contar com profissionais qualificados. Somente assim você garantirá atitudes positivas em relação à cultura da empresa, que é essencial para o crescimento.
A capacitação e treinamento constantes também são essenciais para que todo esse fluxo caminhe conforme o planejado.
5. Contribua para o engajamento do funcionário
A falta de feedbacks e de motivação pode deixar os funcionários desanimados e menos empenhados para realizar as suas funções. Por isso, preze pelas boas relações, por uma cultura de feedbacks constantes e pelo cuidado com a satisfação do RH por meio de indicadores próprios.
Qual a relação entre Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos?
A gestão de Recursos Humanos é a área responsável por unir a organização e os colaboradores, a fim de melhorar o desempenho de ambos. O ideal é que a empresa invista nas duas áreas para otimizar o trabalho de maneira complementar e alinhada.
A área de Recursos Humanos vem evoluindo com o passar dos anos, e passa a ter um papel cada vez mais estratégico. Afinal, é esse setor responsável pela remuneração, política de benefícios, processos de admissão, desligamentos entre tantos outros. Além disso, é a área de RH responsável por:
- disseminar as políticas e os procedimentos da organização;
- zelar pela saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores dentro do ambiente empresarial;
- desenhar planos de cargos e salários em conjunto com as lideranças.
Já a área da Gestão de Pessoas, como o próprio termo já diz, vai se preocupar com o capital humano. Sua principal função é treinar e avaliar o desempenho dos seus colaboradores, buscando sempre identificar e desenvolver as competências necessárias para cada cargo na empresa.
De modo geral, a Gestão de Pessoas exerce funções e compromissos que colaboram para o sustento das operações de uma organização por meio de:
- criação, disseminação e manutenção da cultura organizacional;
- maneiras de manter os processos internos aperfeiçoados;
- auxílio no desenvolvimento dos colaboradores;
- incentivo à atualização profissional e à busca por conhecimento;
- fortalecimento da integração entre os diferentes departamentos;
- identificação das características e competências necessárias de candidatos em processos de seleção.
Além disso, ter uma boa Gestão de Recursos Humanos e que funcione dentro de uma organização pode aumentar muito a produtividade dos funcionários.
Viu como o setor de RH é importante? E você sabe como a gestão impacta a empresa? Confira no artigo!