Habilidades interpessoais: como desenvolver nas equipes?
No mundo corporativo, as habilidades interpessoais são cada vez mais valorizadas. Afinal, elas permitem que tenhamos um melhor relacionamento com as pessoas, tornando o ambiente de trabalho mais harmônico e agradável.
Para desenvolver essas habilidades, é necessário muito autoconhecimento. Isso permitirá aperfeiçoar as capacidades que já temos e, quem sabe, desenvolver novas.
Esse desenvolvimento é possível por meio de diversas iniciativas, como treinamentos e feedbacks entre líderes e liderados. Quer entender melhor? Continue a leitura!
O que são habilidades interpessoais?
As habilidades interpessoais são um conjunto de características e soft skills que uma pessoa tem ou adquire, e que contribuem para os relacionamentos em diferentes situações. Dentre elas, a resolução de desafios e o trabalho em equipe.
No trabalho, essas capacidades são valiosas e avaliadas de perto por profissionais de Gente e Gestão, especialmente nas lideranças e nos cargos mais estratégicos de um negócio.
Além disso, ao identificar profissionais com determinadas habilidades interpessoais, a gestão de recursos humanos consegue montar uma equipe que poderá apresentar uma melhor performance e também um bom perfil comportamental de acordo com a vaga.
Entre as principais habilidades interpessoais, algumas merecem destaque, como:
- ter uma boa comunicação;
- saber trabalhar em grupo;
- ser proativo(a);
- ter ética, comprometimento e responsabilidade com o trabalho que realiza;
- ter resiliência ao lidar com desafios;
- ter inteligência emocional;
- ser uma pessoa empática;
- ter senso crítico.
Porque as habilidades interpessoais são importantes?
Em um processo seletivo, as habilidades interpessoais podem ser testadas de diversas formas, com o objetivo de mapear os profissionais mais compatíveis com um cargo e com uma equipe.
Trabalhar o desenvolvimento dessas habilidades e o autoconhecimento é essencial, afinal, as empresas (e o próprio mercado) estão em constante transformação, concorda?
A seguir, confira os principais benefícios das habilidades interpessoais bem desenvolvidas para um negócio.
Colaboradores mais motivados
Uma comunicação clara e a troca de feedbacks recorrentes contribui para a motivação dos profissionais. Afinal, é a partir dessa troca que as expectativas são alinhadas e os pontos de desenvolvimento conseguem ser trabalhados de forma mais direcionada.
Melhora do clima organizacional
Um bom lugar para trabalhar é aquele com um ótimo clima organizacional, ou seja, um espaço de confiança e sem conflitos entre pares, gestores e colaboradores. Se as equipes conseguem trabalhar bem suas habilidades interpessoais, todo esse contexto é favorecido.
Diminuição de rotatividade
Um dos objetivos da empresa é diminuir a rotatividade de funcionários e trabalhar na retenção de talentos. Isso perpassa por uma boa definição de processos e também do alinhamento de iniciativas e das habilidades interpessoais necessárias para fazer com que esses processos aconteçam da melhor forma. Nesse cenário, a liderança é peça-chave!
Como desenvolver as habilidades interpessoais da sua equipe?
Como vimos, as habilidades interpessoais têm grande impacto no desempenho de um profissional, e esse processo de desenvolvimento requer autoconhecimento e prática.
A figura da liderança, naturalmente, talvez seja o ponto de partida para muitos de seus liderados. A seguir, confira as duas principais iniciativas de como os gestores e a área de Gente e Gestão podem contribuir!
1. Ofereça feedbacks
Feedbacks entre líderes e liderados são a melhor maneira de trabalhar o desenvolvimento. Afinal, é a partir dessa troca que pontos positivos de comportamento e entregas são reforçados e pontos de melhorias (comportamentais ou técnicos) são identificados.
2. Invista em capacitações
Treinamentos e capacitações são super importantes dentro de uma organização, pois trabalham o aprendizado de forma contínua para os profissionais.
Workshops, palestras motivacionais ou eventos corporativos, por exemplo, são ótimas oportunidades para explorar a comunicação interpessoal, trabalho em equipe, entre outras competências comportamentais.
Agora que você já sabe como trabalhar melhor o desenvolvimento de habilidades interpessoais da sua equipe, mãos à obra! Analise seu time e entenda as potencialidades de cada um!
Para acompanhar todas as dicas, assuntos e notícias sobre Recursos Humanos e Gente e Gestão, siga nosso perfil no Linkedin. Estamos sempre postando novos conteúdos por lá!