Como medir hard skills e desenvolver equipes de alto desempenho

Como medir hard skills e desenvolver equipes de alto desempenho

Com a competitividade e as novas exigências do mercado, o RH precisa estar atento às práticas e tendências mais eficazes para selecionar os candidatos certos.

Sem uma análise adequada das hard skills (habilidades técnicas), a empresa coloca em risco o sucesso da contratação. Isso pode gerar consequências como baixa performance profissional, metas estagnadas e turnover elevado.

Neste artigo, você vai entender o que são essas competências e como mensurá-las pode transformar o desempenho das equipes!

O que são hard skills?

Hard skills são as habilidades técnicas essenciais para a execução eficaz de uma função.

Elas são adquiridas por meio de formações acadêmicas, cursos especializados, eventos e experiência prática na área. Diferentemente das habilidades comportamentais, as hard skills são objetivas, mensuráveis e específicas.

Uma pesquisa do LinkedIn revelou que 72% dos profissionais de RH consideram encontrar os talentos certos um desafio crescente, especialmente devido à escassez de conhecimento técnico e comportamento inadequado.

O dado reforça a necessidade da área de Gente e Gestão estar atualizada sobre as melhores formas de identificar, mensurar e avaliar esse tipo de competência dentro do negócio.

10 exemplos de hard skills

  • Conhecimento de software, como Microsoft Office.
  • Fluência em idiomas.
  • Análise de banco de dados.
  • Programação de sistemas.
  • Gerenciamento de projetos.
  • Habilidades de escrita.
  • Conhecimento em plataformas de gestão de marketing.
  • Vendas e técnicas de negociação.
  • Conhecimentos em edição de imagem e vídeo.
  • Experiência na gestão de pessoas.

Quais os benefícios de avaliar hard skills nas empresas?

1. Reduz contratações equivocadas

Sem as qualificações adequadas, aumentam-se as chances de o colaborador ter dificuldades na função e se adaptar à sua equipe.

Isso também provoca desalinhamento interno, frustração entre liderança e liderado e rotatividade de pessoal.

Saber avaliar competências técnicas é o primeiro passo para reduzir contratações malsucedidas.

2. Melhora a gestão de pessoas

Conhecer as hard skills do time permite mapear tanto as competências em alta quanto aquelas que precisam ser aprimoradas.

Assim, é possível estruturar trilhas de aprendizagem e repensar as estratégias para a equipe, considerando a necessidade de desenvolvimento individual e os objetivos de negócios.

3. Aumenta produtividade e melhora o desempenho

Profissionais capacitados elevam a gestão do conhecimento, trazendo capital intelectual necessário para resolver desafios, inovar e compartilhar conhecimento de valor.

Isso fortalece a colaboração entre as áreas, impulsionando resultados eficazes e o alcance de metas.

4. Apoia decisões estratégicas

Administrar as hard skills dos funcionários fortalece a tomada de decisões baseada em dados, complementando uma análise comportamental e de potencial.

Dessa forma, promoções e realocações são conduzidas com informações concretas sobre o profissional e seu domínio para a posição.

Como identificar hard skills nos processos seletivos?

Elabore um job description adequado

O primeiro passo para uma boa avaliação é criar um job description claro e objetivo, destacando as hard skills importantes para a função.

Evite listar habilidades não essenciais ao cargo e que podem ser desenvolvidas na rotina, como o uso de plataformas específicas da equipe, por exemplo.

Priorize os pré-requisitos e os principais diferenciais que ajudarão a atrair os candidatos mais compatíveis.

Teste o conhecimento

A formação acadêmica, por si só, nem sempre comprova o nível de domínio sobre um assunto. Por isso, inclua testes técnicos na seleção para ter mais informações sobre o conhecimento do candidato e avaliar sua aderência à companhia.

Aposte em tecnologia e criatividade

Pode ser interessante avaliar formas criativas e inovadoras de testar hard skills, favorecendo uma experiência positiva para talentos e profissionais de RH.

Por meio de jornadas de gamificação e entrevistas por competências, por exemplo, essa análise pode se tornar mais fluída e precisa.

Avalie o desempenho na prática

Incluir dinâmicas em grupo no processo seletivo, simulando desafios reais da função e projetos práticos, é uma excelente estratégia para entender se as pessoas apresentam as hard skills adequadas.

Aqui, o objetivo é compreender como o candidato aplicaria seus conhecimentos técnicos para solucionar o problema.

Essa abordagem complementa os testes teóricos, uma vez que abrange outros perfis de talentos e traz insights sobre motivação e comportamento individuais.

Como apoiar a equipe no desenvolvimento de hard skills?

1. Confie no potencial do time

Para estimular um mindset de crescimento contínuo e incentivar o aprendizado, é essencial propor desafios e empoderar a equipe.

Isso acontece quando as lideranças confiam no potencial dos colaboradores e promovem uma cultura de autonomia.

Dessa forma, os profissionais saem da zona de conforto, aprimoram suas hard skills e identificam novas oportunidades de desenvolvimento de maneira natural.

2. Ofereça treinamentos contínuos

Investir em treinamentos permite que os funcionários atualizem suas habilidades técnicas de forma dinâmica.

Essa estratégia é especialmente relevante quando a contratação prioriza as soft skills do candidato, garantindo que uma trilha de aprendizagem contemple todas as competências necessárias.

Além disso, também pode fortalecer ou impulsionar a criação de uma universidade corporativa, importante para a evolução dos talentos e do negócio.

3. Forneça feedbacks estruturados

Feedbacks bem estruturados e personalizados ajudam profissionais a identificarem suas competências técnicas e soft skills.

Ferramentas de assessment, como a AssessFirst, podem ser relevantes nesse processo, oferecendo insights sobre oportunidades de melhoria da equipe e potencial de crescimento na função.

Com relatórios detalhados e personalizados, é possível apresentar soluções técnicas e sugerir caminhos para o desenvolvimento.

Hard skill ou soft skill: qual priorizar na avaliação de candidatos e profissionais?

A resposta para esta pergunta dependerá das especificidades da posição, das necessidades da empresa no momento e dos gaps da equipe.

Segundo Tatiana Sarmento, Gerente Executiva da Selpe Executive, as competências comportamentais têm ganhado cada vez mais peso no mercado e, muitas vezes, são decisivas na escolha de um candidato.

Por isso, para garantir uma contratação estratégica e alinhada aos objetivos organizacionais, o ideal é avaliar hard skills e soft skills, obtendo uma visão mais precisa e completa do profissional.

Isso também favorece a redução de custos com contratações equivocadas e impulsiona o crescimento sustentável do negócio.

Neste artigo, apresentamos algumas estratégias que podem apoiar essa análise, favorecendo uma tomada de decisão mais segura.

Uma consultoria especializada em Gente e Gestão também pode ser uma aliada. A Selpe Advisory, por exemplo, cria trilhas de aprendizagem alinhadas às necessidades da equipe e das lideranças. Além disso, capacita gestores na promoção de uma cultura organizacional flexível e baseada no aprendizado contínuo.

Entre em contato com a Selpe Advisory e saiba mais sobre as nossas soluções de desenvolvimento.

Até a próxima!

Autora
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jéssica adora ler livros, dançar e estar com os amigos. Na Selpe, é redatora e trabalha com a produção de conteúdo para o blog, redes sociais e outros canais de comunicação.