O que faz um Headhunter? Entenda o diferencial desse profissional

O que faz um Headhunter? Entenda o diferencial desse profissional

O headhunter é o profissional responsável por “caçar” os melhores talentos para ocupar posições estratégicas e de alta complexidade nas organizações.

Compor o quadro de colaboradores é uma tarefa que requer visão sistêmica, conhecimento em gestão de pessoas e habilidades em recrutamento e seleção.

Afinal, ao pensar no preenchimento de vagas estratégicas, o cuidado para encontrar um profissional com características, competências e habilidades necessárias para a função deve ser ainda maior.

Por isso, existem profissionais especializados em encontrar os candidatos ideais para cada empresa e necessidade de negócio. Neste post, explicamos quem é o headhunter e como esse profissional atua. Confira!

Quem é o headhunter?

A princípio, o headhunter atua na atração e seleção de talentos específicos. A função desse profissional, acima de tudo, é preencher vagas de alta performance e maior complexidade técnica dentro das empresas.

Nesse sentido, é um trabalho tático, que pode ser comparado a encontrar uma “agulha em um palheiro”. Por isso, é uma demanda que necessita de muita pesquisa e uma boa rede de relacionamentos.

Assim, os recrutadores dessa modalidade costumam ter um network extenso e olhar analítico para reconhecer características que, normalmente, passam despercebidas pela maioria das pessoas.

Como o headhunter atua?

Headhunters, tradicionalmente, são pessoas sociáveis e resilientes, que têm redes de relacionamento expressivas. Eles constroem um network próprio, que otimiza a busca por profissionais qualificados.

Isso porque os contatos são uma de suas principais fontes de pesquisa e, deles, podem surgir, também, futuras indicações. Com isso, quanto mais efetiva for a rede de contatos, mais ágil será a procura pelo profissional ideal.

O LinkedIn tem um papel fundamental para encontrar esses talentos, pois é uma rede social voltada para relacionamentos corporativos e conquistas profissionais. Isso colabora para processos de recrutamento altamente especializados, eficientes e estratégicos.

Ou seja, o headhunter é responsável por mapear e atrair os profissionais com o perfil desejado pela empresa e mediar as primeiras comunicações, de forma precisa e sigilosa.

Para isso, além de ter uma extensa rede de contatos, é preciso contar com metodologias de análise de perfil, como o People Analytics e a Inteligência Artificial.

Quais são as características de um headhunter e como encontrá-lo?

Em linhas gerais, é o headhunter é quem encontra profissionais para cargos estratégicos, não o contrário. Por isso, eles são bem discretos e sigilosos na atuação.

Dentre as principais características de um headhunter, se destacam:

  • a capacidade de observação e análise;
  • o networking extenso;
  • a facilidade na comunicação;
  • a ética profissional e a discrição;
  • a escuta atenta e cuidadosa;
  • a boa capacidade argumentativa e de negociação;
  • o empreendedorismo e o espírito de liderança;
  • a agilidade de atuação.

Contudo, se você precisa contratar um headhunter, saiba que as consultorias especializadas em Executive Search contam com especialistas capazes de buscar profissionais altamente qualificados para novas posições.

Por que contratar um headhunter?

Encontrar talentos em processos de recrutamento e seleção pode ser um grande desafio. Quando se trata de cargos estratégicos, a complexidade é ainda mais ampla.

É nesse momento que o headhunter realiza uma análise da vaga em aberto e do cenário do mercado, em busca do candidato que faz o match perfeito com a organização.

Outro ponto importante desse cargo é a manutenção da confidencialidade.

Ao contratar um headhunter ou uma consultoria especializada em Executive Search, o objetivo é buscar talentos preservando sobretudo o sigilo das informações e das negociações.

De forma discreta, precisa e ágil, o headhunter realiza, com os direcionamentos da alta gerência e do RH da empresa:

  • definição do perfil da vaga e de candidatos desejados;
  • mapeamento de possíveis candidatos;
  • pesquisa sobre as experiências e referências de cada candidato em potencial;
  • entrevista dos candidatos e avaliação de soft skills, habilidades técnicas e expectativas em relação à carreira;
  • seleção de candidatos mais compatíveis com a empresa e apresentação deles para a diretoria;
  • organização dos próximos passos e avaliações técnicas;
  • acompanhamento de feedbacks e necessidades da empresa e profissionais;
  • mediação dos trâmites de contratação e acordos de salário, data de início, carga horária, funções principais e férias.

Como contratar um headhunter?

Para contratar um bom headhunter é preciso conhecer a sua trajetória profissional e experiências com recrutamento e seleção.

Além disso, é interessante observar aspectos como suas habilidades de comunicação e expressão, seu conhecimento técnico de mercado, as indicações e o networking adquirido, bem como seu tempo médio de contratação.

Para ter acesso a esses profissionais, o ideal é ter o intermédio de uma empresa especializada em contratações de alta gerência, ou, ao menos, recomendações daquele profissional.

Qual a relação entre o headhunter e o RH das empresas?

Embora sejam áreas de atuação semelhantes, o perfil de candidato trabalhado e as formas de alcançar resultados são distintas.

O RH das empresas lida com bancos de talentos e candidatos voluntários às vagas, além de ter um bom domínio da cultura organizacional. Por isso, o setor realiza contratações em diferentes níveis e cargos.

O headhunter, por sua vez, depende da colaboração do RH para entender as necessidades e expectativas da empresa e, a partir disso, realiza uma busca ativa e personalizada, baseada em suas redes de contato e perfis online. Por isso, atua apenas em contratações de alto nível gerencial.

A sua empresa precisa de um headhunter?

Para realizar bem a sua função, o headhunter precisa ter algumas particularidades. Quem se ocupa dessa linha de recrutamento deve ser analítico e um exímio argumentador. Afinal, ele deve convencer alguém a investir em uma recolocação no mercado.

Isso acontece, pois, os headhunters são quase “agentes secretos”, procurando pelos melhores profissionais, que, quase sempre, já estão atuando em grandes empresas.

Portanto, se a sua empresa precisa de um novo diretor, de um CEO, CO, de um novo coordenador ou outros cargos de C-level, conte com o apoio de um headhunter ou de uma consultoria especializada em Executive Search.

Com o Selpe Executive, podemos auxiliar a sua empresa a encontrar os melhores talentos para cargos executivos e de alta gerência. Entre em contato conosco e saiba mais!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support