High performers: como identificar esses profissionais e mantê-los na empresa?
Contar com um colaborador acima da média, que se desprende da zona de conforto e se destaca nas entregas das metas e resultados, é o desejo de todas as empresas, concorda? Pensando nisso, as organizações têm buscado, cada vez mais, atrair e reter os profissionais high performers.
Afinal, eles têm um grande diferencial diante dos outros funcionários e assumem um papel importantíssimo nas companhias, sendo essenciais para a conquista dos objetivos. Além disso, construir equipes de alta performance é a chave para o sucesso de qualquer negócio.
Então, se quiser saber como identificar os high performers do seu time, continue a leitura! Aqui, você vai conferir também como retê-los na companhia e quais as suas vantagens. Vamos lá?
O que significa ser high performer?
Um high performer é o profissional que demonstra ter alto desempenho nas tarefas que executa. Isto é, são colaboradores que entregam resultados acima das expectativas e contribuem para o crescimento exponencial do negócio.
Ademais, esses talentos costumam assumir mais responsabilidades dentro da organização, tornando-se inspiração para seus pares. E, devido ao bom desempenho de suas competências e habilidades, é natural que sejam direcionados para cargos de liderança ou atividades mais complexas.
Conheça alguns hábitos e características desenvolvidos pelos colaboradores de alto desempenho:
- estar em constante aprendizado;
- ter criatividade e capacidade de inovação;
- ter perfil intraempreendedor;
- gostar de trabalhar em equipe e de solucionar desafios;
- saber realizar a autogestão.
Como identificar os high performers?
Para reconhecer algumas características específicas e, assim, identificar os high performers, é importante que o negócio tenha uma gestão humanizada. Ou seja, que coloque o seu capital humano em primeiro plano. Isso fará com que os funcionários se sintam mais valorizados, aumentando o engajamento e mostrando todo o seu potencial.
Além disso, existem algumas ferramentas que podem contribuir com a gestão de pessoas no reconhecimento dos high performers. Confira as 3 principais!
1. Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho é um dos meios para a identificação dos high performers da sua companhia. Por meio dela, é possível avaliar a performance e os resultados de cada colaborador e, assim, mapear os profissionais que mais se destacam na instituição.
Ademais, essa ferramenta contribui para um melhor aproveitamento das potencialidades individuais desses talentos.
2. Matriz Nine Box
A Matriz Nine Box é outra forma de fazer esse reconhecimento. Atrelada à avaliação de desempenho, ela facilita a análise de performance, oferecendo uma visão mais ampla da capacidade produtiva de cada talento. Além disso, permite a identificação do potencial de cada pessoa e em quais atividades ela pode se destacar.
3. Metodologia OKR
Por fim, a OKR (Objectives and Key-Results) é uma metodologia que contribui para uma gestão de metas e resultados mais efetiva. Com o seu auxílio, os gestores conseguem observar o aumento de produtividade, bem como o nível de satisfação e motivação dos funcionários. Tudo isso favorece a descoberta dos high performers.
Como manter os profissionais high performers na sua empresa?
Como vimos, os profissionais high performers são fundamentais para o crescimento de uma organização. Por isso, é tão importante que o setor de Recursos Humanos saiba criar ações estratégicas para retê-los. Entre as formas de promover a retenção de talentos na sua empresa, estão:
- pesquisa de clima organizacional: ela ajuda a entender a percepção dos high performers em relação a vários aspectos da companhia e identificar pontos que precisam ser aprimorados;
- one on one: permite que a liderança conheça as perspectivas de carreira dos funcionários. E, a partir disso, trabalhe para mantê-los motivados e engajados;
- plano de carreira: oferece uma perspectiva de crescimento profissional, fazendo com que os talentos se sintam valorizados e permaneçam na corporação;
- autonomia para os high performers: possibilita aos profissionais mais liberdade para compartilhar ideias e assumir projetos de alta complexidade;
- promoção da saúde mental e do bem-estar: favorece a felicidade, o desenvolvimento, a integridade e a segurança psicológica, física e emocional dos colaboradores.
Quais as vantagens de profissionais high performers para o negócio?
Diante da alta concorrência no mercado corporativo, ter profissionais high performers no quadro de funcionários pode ser um grande diferencial competitivo. Isso porque, esses colaboradores são mais produtivos e comprometidos com o propósito da instituição, além de trazerem sempre algo novo para o negócio.
Veja, a seguir, outras vantagens de profissionais high performers para as empresas!
- Mais satisfação, motivação e engajamento.
- Visão mais estratégica.
- Redução de falhas e erros operacionais.
- Mais inovação e iniciativa nos projetos.
- Tomadas de decisão mais assertivas.
- Redução do turnover.
- Clima organizacional mais harmônico.
Chegamos ao final deste artigo e, agora, você já sabe como identificar e reter os high performers da sua empresa. Isso será fundamental para que o seu negócio atinja os melhores resultados e se destaque em relação à concorrência.
Se quiser saber mais sobre o universo de Gente e Gestão e saber como potencializar o sucesso da sua organização, aproveite para nos seguir no LinkedIn. Lá, você receberá em primeira mão as principais novidades sobre RH!