HR Techs: inovação no RH já faz parte do dia a dia das melhores empresas
A conceituada consultoria G2 Crowd apresentou no final de 2018 suas previsões para o mercado corporativo. Com base nessas informações, há uma projeção mundial de que o setor de Recursos Humanos alcance a marca de 30 bilhões de dólares até 2025. Nesse cenário, entende-se que há uma real expectativa de crescimento, uma vez que em 2016 esse valor girava em torno de 12,6 bi.
A partir de 2010 começamos a perceber um movimento tecnológico dentro do Recursos Humanos em prol da busca de soluções inovadoras. Mas agora o boom dos HR Techs veio com força total!
A transformação digital chegou ao RH. Plataformas de gestão de pessoas, por exemplo, com recursos para gerir cargos e salários, carreira e sucessão, avaliações de desempenho, entre outros, tomaram o lugar das extensas e nada práticas planilhas.
Mas então, o que realmente mudou com as HR Techs?
Seria leviano pensar que a mudança se resume à introdução de novas tecnologias no RH. A princípio, é importante entender que a maior transformação de todas está no mindset, ou seja, na forma como o papel do Recursos Humanos é pensado dentro da organização. Sua função agora é gerir o capital humano da empresa de forma estratégica, potencializando o desempenho dos talentos e, consequentemente, dos resultados.
Para confirmar esse fato, observa-se que a Gestão de Talentos figura como uma das tendências que estará mais em alta no RH em 2019. Dessa maneira, a Gestão de Performance tomará um novo caminho e será elevado ao papel de ferramentas como a Avaliação de Desempenho, o Feedback Ágil e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). São esses crescentes recursos que nos levarão ao RH realmente estratégico e tão almejado.
Equivalente a isso, as HR Techs têm se multiplicado, principalmente as que estão focadas em Gestão de Pessoas. Assim, permite que líderes e executivos utilizem as tecnologias como ferramentas estratégicas: automatizam os processos para fornecer dados estratégicos, potencializando a tomada de decisões para, enfim, acelerar os negócios.
Sabemos que o motor de toda essa engrenagem são as pessoas em suas melhores versões de performance e produtividade. Estamos falando sobre aprimorar a estratégia de pessoas, aliando-a a uma gestão de resultados em tempo real.
A HR Tech da gestão de pessoas do futuro
Seguindo a premissa de que pessoas melhores constroem empresas melhores, aparece no mercado uma nova HR Tech para responder aos desafios da Gestão de Pessoas.
Plataformas surgem e atrelam pessoas, dados e People Analytics para elaborar os melhores indicadores de gestão. Permitindo, então, a inserção do desenho de modelos de competências conforme os valores do negócio. Metodologias como o assessment realizam o mapeamento de competências, permitindo confrontar as competências do negócio com o potencial dos profissionais.
Com isso, os líderes podem extrair resultados por níveis e basear suas tomadas de decisão. Há plataformas em que é possível visualizar esses dados por negócio, por diretoria, por área, por unidade de negócio e por profissionais. Dessa forma, é possível mensurar o potencial e a performance por meio de relatórios gerenciais.
HR Techs: o futuro é agora!
A realidade descrita acima não é mais um sonho dos gestores de RH, pelo contrário. As HR Techs são uma realidade e já estão presentes em grandes empresas. Hoje, ter um RH operacional e burocrático não é nada estratégico. Agora, é fundamental que o setor tenha mais autonomia e atue como principal fornecedor de informações e ferramentas aos gestores.
É importante que você ofereça ferramentas para empoderar os profissionais e para que eles consigam autogerir suas carreiras, ao mesmo tempo em que líderes realizem a gestão de suas equipes e que os RH’s façam uma gestão sistêmica dos processos por meio de dados que suportem as decisões estratégicas do negócio.
Se você precisa ter esse tipo de suporte tecnológico na sua empresa, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!