Qual a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento da carreira?

Qual a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento da carreira?

Você já pensou na importância do autoconhecimento para o desenvolvimento profissional? É fundamental entender o que nos torna valiosos e diferentes das outras pessoas em todas as áreas da vida, mas, quando falamos em carreira, esse conhecimento pode ser fator determinante em diversos aspectos.

Quando um líder entende o perfil do seu liderado para além de um currículo, por exemplo, ele consegue auxiliar essa pessoa no desenvolvimento de habilidades técnicas, comportamentais e em diversos outros eixos, certo? Mas e quando o próprio colaborador consegue ter um conhecimento profundo de quem ele é? Você entende o impacto que isso pode causar?

Por meio do autoconhecimento, conseguimos descobrir exatamente o que gostamos (ou não) de fazer. No trabalho, isso pode resultar no aumento da motivação, no engajamento, na produtividade e no desenvolvimento profissional como um todo. Quer saber mais? Continue a leitura!

Por que é importante ter autoconhecimento? Como isso pode influenciar no desenvolvimento da carreira?

Pare e pense: quem é você?

Se você tem dúvidas para responder a essa pergunta, este é um sinal de que você precisa dedicar mais tempo para se conhecer. Especialmente no ambiente de trabalho, o autoconhecimento eleva a confiança, a produtividade, a tomada de decisão e, consequentemente, a produtividade.

O autoconhecimento é fundamental para descobrir nossa vocação e potencial. Dessa forma, conseguimos investir naquilo que temos de melhor. Cada pessoa tem um perfil diferente, portanto, é necessário entender todos eles para saber lidar com situações de conflito e desafios.

Nesse cenário, imagine o quanto o autoconhecimento pode ser útil não só para você, mas para todas as pessoas de uma equipe, por exemplo.

A partir do momento que você se conhece e que o seu colaborador também entende as próprias habilidades que precisam ser desenvolvidas, a troca de aprendizados e até mesmo o desenvolvimento de planos de carreira (para ambos) passam a ser muito mais efetivos e direcionados, não acha?

Como explorar o autoconhecimento na busca por melhores resultados na empresa?

Existem ferramentas que podem apoiar no processo de autoconhecimento e na escolha da carreira, tanto de gestores, como dos próprios colaboradores.

O Grupo Selpe, por exemplo, é o representante oficial do AssessFirst no Brasil, uma ferramenta capaz de prever o potencial de performance e a aderência dos profissionais à uma cultura organizacional.

Ao utilizar as funcionalidades que o AssessFirst oferece para seleção ou desenvolvimento de pessoas, um gestor, por exemplo, consegue ter acesso à uma análise completa que apresenta os traços de personalidade, as motivações e a capacidade intelectual de um profissional.

Da mesma forma, um colaborador que passar pelos testes do AssessFirst consegue descobrir características sobre si que podem dizer muito sobre inteligência emocional, capacidade de solucionar situações desafiadoras, trabalho em equipe, entre outros aspectos.

Como vimos, o autoconhecimento é fundamental para auxiliar profissionais a alcançarem resultados cada vez melhores e uma experiência satisfatória na área de atuação para crescer junto com a empresa no mercado.

Se você quer saber mais sobre autoconhecimento e como usar isso a favor da sua empresa, entre em contato conosco e conheça o AssessFirst Brasil!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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