Como a Inteligência Emocional no trabalho pode impulsionar sua equipe?
Empresas que alcançam bons resultados têm colaboradores que apresentam não só hard skills bem-desenvolvidas, como também soft skills importantes para um bom desempenho. Nesse cenário, a inteligência emocional no ambiente de trabalho é uma das principais habilidades comportamentais de profissionais de sucesso.
Ainda assim, esse tipo de competência ainda é pouco valorizado em algumas organizações.
Por isso, hoje vamos falar da importância da inteligência emocional no trabalho e explicar como desenvolvê-la com os colaboradores. Para conhecer mais sobre esse conceito que pode impulsionar as entregas de equipes, continue a leitura!
O que é a inteligência emocional?
A inteligência emocional define a capacidade de pessoas lidarem com as próprias emoções e, consequentemente, seus comportamentos.
Em outras palavras, é a competência dos profissionais que vencem o desafio de administrar sentimentos espontâneos — principalmente os negativos, como angústia, frustração e tristeza.
Por ser uma habilidade relacionada ao hábito de administrar emoções, a inteligência emocional também é fundamental para a saúde mental no trabalho. Afinal, ao colocar essa competência em prática, os colaboradores são menos propensos a desenvolver possíveis distúrbios psicológicos, sobretudo aqueles gerados por altos níveis de estresse.
Além disso, a inteligência emocional potencializa as entregas e os resultados dos profissionais, a performance individual e coletiva e o próprio clima organizacional.
Quando a inteligência emocional é importante no ambiente de trabalho?
Como vimos, a inteligência emocional atua como uma capacidade de promover uma convivência equilibrada entre pessoas e seus próprios sentimentos. E, por isso, impulsiona bons resultados no trabalho.
Para trazer esses benefícios à organização, a inteligência emocional traz vantagens estratégicas para o clima organizacional e relações interpessoais. A seguir, conheça algumas situações em que essa soft skill é importante no ambiente de trabalho.
Convívio em grupo
Por trazer mais equilíbrio para as emoções, a inteligência emocional facilita o trabalho em equipe e o convívio em grupo.
Afinal, com estabilidade mental, é mais provável que os profissionais se sintam confortáveis para interagir de forma saudável com os colegas no ambiente de trabalho, mesmo em situações de desafio.
Gestão de conflitos
Por reduzir os níveis de estresse dos profissionais, a inteligência emocional traz mais clareza à tomada de decisões.
Com isso, ela auxilia quando há a necessidade da gestão de conflitos que podem aparecer durante a rotina de trabalho, permitindo que os colaboradores pensem em possíveis soluções com mais calma e tranquilidade.
Troca de feedbacks
A troca de feedbacks é uma prática importante para o desenvolvimento de pessoas na empresa, e a inteligência emocional é fundamental para essa cultura.
E é com a prática que os colaboradores passam a entender como se sentem em relação ao feedback positivo ou negativo que recebem e como utilizá-lo para melhorar profissionalmente.
Administração de demandas
Administrando as emoções no trabalho, os colaboradores têm mais facilidade em gerenciar o que precisam fazer.
Com a inteligência emocional, eles obtêm maior esclarecimento sobre quais tarefas priorizar, se precisam ou não de ajuda e como gerenciar as demandas para entregá-las dentro dos prazos sem sofrer com sobrecargas de trabalho.
Conciliação entre vida profissional e pessoal
Permitindo que os talentos compreendam e lidem com seus sentimentos, a inteligência emocional os ajuda também a equilibrar a vida profissional e pessoal. Afinal, ela reduz os impactos de emoções negativas em cada uma dessas vertentes, sejam elas relacionadas a situações pessoais ou de trabalho.
Como desenvolver a inteligência emocional do seu time no ambiente de trabalho?
Com todas as vantagens que a inteligência emocional traz ao clima organizacional, você já deve imaginar que é importante ter na empresa colaboradores que tenham essa skill.
Mas, como alcançar esse objetivo? Coloque em prática as seguintes dicas que separamos e conte com profissionais com inteligência emocional na sua empresa!
Invista em processos seletivos mais assertivos
Para além de habilidades técnicas, os processos de recrutamento e seleção buscam atrair novas pessoas com perfil alinhado às necessidades da vaga e da organização.
Então, para ter futuros colaboradores que apresentem essa inteligência, é essencial estabelecer a característica como parte do fit cultural dos candidatos à vaga.
Para isso, faça um planejamento estratégico de todo o processo junto ao RH e lideranças, invista em tecnologias como testes de personalidade e entrevistas com foco na análise comportamental.
Crie trilhas de desenvolvimento
Para desenvolver na sua equipe a inteligência emocional no trabalho, crie programas de treinamento e desenvolvimento que busquem ensinar a importância dessa habilidade e explicar como colocá-la em prática com pequenas ações no cotidiano.
Nesse processo, dê uma atenção maior às pessoas com mais responsabilidades na equipe, como as que ocupam cargos de liderança. Assim, elas conseguem trabalhar a inteligência emocional oferecendo trilhas de aprendizagem ao restante do time.
Agora que você já conhece a importância da inteligência emocional na empresa, que tal aprender mais sobre outras estratégias de Gente e Gestão que podem alavancar os resultados do seu negócio?
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