Janeiro Branco nas empresas: valorize o bem-estar de talentos
Alguns meses são dedicados a campanhas de extrema importância para a nossa sociedade, como é o caso do Janeiro Branco. Dedicado ao cuidado com a saúde mental, o primeiro mês do ano é tido como o passo inicial para um ciclo de bem-estar.
Assim como no Outubro Rosa e no Novembro Azul, é essencial que as empresas participem desse movimento, em um gesto de valorização aos seus colaboradores. Além disso, iniciativas como essa podem potencializar o engajamento e a satisfação, ainda que de forma indireta a princípio.
Continue a leitura e entenda como surgiu o Janeiro Branco, qual é o seu objetivo e como a área de Gente e Gestão em uma empresa pode apoiar a campanha. Vamos lá?
O que é o Janeiro Branco e qual o seu objetivo?
O Janeiro Branco é uma campanha brasileira que, nos últimos anos, conquistou abrangência internacional em países como Colômbia, Estados Unidos e Japão. A iniciativa tem como foco os cuidados com a saúde mental e emocional, chamando atenção para o sofrimento psíquico e o autocuidado.
O mês escolhido se deve à simbologia atrelada ao começo de um novo ciclo, que costuma tornar as pessoas mais propensas a olhar para si e a rever hábitos e atitudes.
De acordo com o site oficial da campanha, o Janeiro Branco seria uma oportunidade de, como em uma tela em branco, cada um reescrever a própria história.
Qual é o objetivo dessa campanha?
O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a necessidade da propagação de uma cultura de saúde mental em todo o mundo. Isto é, buscar evidenciar os impactos do bem-estar psicológico e emocional das pessoas em suas vidas, nas relações que constroem e nos espaços que frequentam.
Além disso, o Janeiro Branco atua na perspectiva das instituições, seja por meio da conscientização ou no questionamento de práticas antigas. Dessa forma, as ações realizadas nesse mês impactam toda a comunidade e podem transformar a vida de milhares de pessoas.
Como surgiu a campanha Janeiro Branco?
A campanha Janeiro Branco surgiu em Uberlândia (MG) em 2014, a partir de uma iniciativa realizada por psicólogos da região. Por meio de palestras sobre saúde mental e outras ações pontuais, esses profissionais começaram um movimento que, com o tempo, impactou todo o país.
O lema da campanha é “quem cuida da mente, cuida da vida” e sintetiza toda a sua essência. Hoje, a iniciativa é famosa nas redes sociais e consolidada no calendário sazonal de vários países, seguindo uma diretriz ainda mais forte, representada pela frase “o mundo pede saúde mental”.
Por que as empresas devem olhar para a saúde mental dos colaboradores?
A saúde mental no trabalho deve ser uma prioridade para empresas humanizadas, que pensam no futuro e que valorizam os seus talentos. Afinal, ela é um dos pilares da felicidade e do bem-estar e até mesmo da saúde física, impactando na qualidade de vida e no engajamento dos profissionais.
Em um país como o Brasil, que foi considerado o mais ansioso do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essa campanha é ainda mais importante.
Outros dados levantados deixam alerta: entre os 300 milhões de pessoas que sofrem com depressão atualmente, 11 são brasileiros.
Como o RH das empresas pode apoiar o Janeiro Branco? Confira as 9 melhores ações!
O setor de Recursos Humanos, especialmente a área focada em Gente e Gestão, é um dos principais responsáveis pelo bem-estar das equipes e pela manutenção do clima organizacional. Por essa razão, ele deve ser também o protagonista nas ações de Janeiro Branco.
Veja, a seguir, as 9 melhores maneiras para aderir à campanha!
1. Promova palestras e workshops
Mais do que falar sobre saúde mental, é preciso promover a conscientização nas equipes. Para isso, realizar palestras e workshops sobre temas relacionados, como gestão humanizada e a importância do descanso e autoconhecimento, é uma ótima estratégia!
Inclusive, podendo convidar especialistas disponíveis no mercado ou aproveitar o capital interno para isso.
2. Crie rodas de conversa
Trabalhar a empatia e a escuta ativa, bem como a vulnerabilidade e a capacidade de se abrir para o outro, são aspectos essenciais para a eficácia do Janeiro Branco. Afinal, essas habilidades são diferenciais tanto para o autocuidado quanto para apoiar o próximo.
Além disso, nas rodas de conversa, são criados vínculos de confiança e reciprocidade valiosos para a felicidade no trabalho e a sensação de pertencimento.
3. Incentive ações de endomarketing
O endomarketing é um dos pilares de qualquer campanha em uma empresa. Isso porque, ele parte da criatividade e expertise dos setores de Marketing e de RH. Assim emitem comunicados internos, compartilham informações, realizam eventos e, até mesmo, criam decorações temáticas.
4. Ofereça benefícios relacionados
Embora o Janeiro Branco seja o mês dedicado à saúde mental, esse tema deve ser prioridade o ano inteiro. Para demonstrar que a sua empresa se preocupa com seus funcionários, uma excelente alternativa é investir em uma boa política de remuneração e benefícios.
Além de cumprir o que é proposto pelas leis trabalhistas, que tal oferecer também consultas psicológicas ou parcerias com profissionais da área? E, ainda, vales dedicados a academias ou benefícios para a prática esportiva? Certamente, isso poderá potencializar a satisfação e o engajamento do time!
5. Forneça feedbacks
A troca de feedbacks é uma potente ferramenta para a gestão de pessoas e pode ajudar a estreitar os laços de confiança entre a liderança e os seus liderados. Essa prática pode ser realizada periodicamente, se estendendo para além do período da campanha e contribuindo para o desenvolvimento dos profissionais.
6. Trabalhe a diversidade e inclusão
Alguns fatores importantes ao falar sobre saúde mental, principalmente no Janeiro Branco, são o respeito, a segurança e a equidade no espaço de trabalho. E, nesse sentido, a diversidade e inclusão são pontos de destaque!
Afinal, como falar de bem-estar em um espaço em que nem todos se sentem acolhidos e pertencentes?
7. Cultive uma cultura de bem-estar
Um aspecto essencial é trabalhar a cultura organizacional para que o bem-estar e a empatia sejam parte da identidade do negócio, não só meros conceitos.
8. Use a tecnologia como aliada
Atualmente, existem formas alternativas de proporcionar mais qualidade para a saúde mental. oferecer garantias relacionadas à saúde mental. Algumas delas podem ser fornecidas graças ao avanço da tecnologia, como aplicativos de psicoterapia e atividades com foco em bem-estar.
Pesquise possibilidades e implemente no pacote de benefícios da empresa o que estiver mais alinhado às necessidades dos seus colaboradores.
9. Adote medidas de readequação do trabalho
Transtornos psicológicos relacionados ao trabalho, como a síndrome de burnout, afetam cada vez mais profissionais no mundo todo.
Por isso, é importante adotar adequações que evitem problemas como a sobrecarga de estresse e contribuam para a saúde mental de talentos.
Exemplos que podem ser aplicados na prática são a adoção do home office, modelo híbrido e jornadas reduzidas de trabalho. Uma cultura que promove um ambiente saudável e acolhedor também contribui para a realização emocional e psicológica dos seus talentos.
Com essa proposta, as campanhas realizadas serão realmente coerentes com o dia a dia de trabalho, reverberando de forma positiva interna e externamente. Além disso, a real motivação do Janeiro Branco será cumprido: o de trazer o cuidado consigo mesmo e com os outros para o centro da convivência.
Agora que você já sabe o que é a campanha Janeiro Branco e qual a sua importância para as pessoas e as empresas, confira nosso e-book sobre saúde mental no trabalho!