
Janeiro Branco nas empresas: como promover a saúde emocional no trabalho?
O Janeiro Branco nas empresas promove a reflexão sobre a saúde mental e incentiva práticas que beneficiam o bem-estar psicológico dos colaboradores ao longo de todo o ano.
No ambiente de trabalho, iniciativas como essa também ajudam a fortalecer o autocuidado, aumentar a satisfação e impulsionar o engajamento das equipes, mesmo que de forma indireta.
Continue a leitura para descobrir a origem do Janeiro Branco, seus objetivos e como a área de Gente e Gestão pode ser uma aliada estratégica nessa causa.
O que é o Janeiro Branco e qual o seu objetivo?
O Janeiro Branco é uma campanha brasileira que, nos últimos anos, alcançou reconhecimento internacional em países como Colômbia, Estados Unidos e Japão.
Seu objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de uma cultura voltada à promoção e valorização da saúde mental em todo o mundo.
Para isso, busca evidenciar os impactos do bem-estar psicológico e emocional em diferentes áreas da vida, nas relações interpessoais e nos espaços que frequentamos.
Além disso, o Janeiro Branco promove a responsabilização dos órgãos competentes na criação, desenvolvimento e implementação de políticas públicas nesse âmbito.
O mês e a cor escolhidos remetem à simbologia de um novo ciclo, momento em que as pessoas tendem a refletir mais sobre si mesmas e reavaliar pensamentos, hábitos e atitudes.
Como surgiu a campanha Janeiro Branco?
A campanha Janeiro Branco começou em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.
Por meio de palestras sobre saúde mental e ações pontuais, psicólogos da região começaram um movimento que, rapidamente, ganhou destaque no país.
O lema “Quem cuida da mente, cuida da vida” traduz a sua essência, que hoje é amplamente reconhecida nas redes sociais e faz parte do calendário sazonal de inúmeras instituições ao redor do mundo.
Para 2025, o mote oficial da campanha traz a mensagem “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?“, reforçando a importância do autocuidado e do desenvolvimento de iniciativas públicas de maneira contínua e integrada.
No conjunto de práticas individuais, destaca-se:
- fazer atividades físicas regularmente e dormir bem;
- alimentar-se de maneira saudável;
- investir em autoconhecimento, autonomia e autoestima;
- ter hobbies terapêuticos;
- buscar por ajuda pessoal e profissional, sempre que necessário.
Por que o Janeiro Branco nas empresas é importante para os colaboradores?
A saúde mental precisa ser uma prioridade para empresas que valorizam seu capital humano e têm uma visão estratégica para o futuro.
Esse aspecto é fundamental para o bem-estar e a saúde física dos talentos, influenciando sua qualidade de vida e desempenho profissional.
No Brasil, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o país mais ansioso do mundo e o mais afetado pela depressão na América Latina, iniciativas como o Janeiro Branco ganham ainda mais relevância.
Ao promover o bem-estar psicológico de seus colaboradores, as organizações não apenas assumem responsabilidade pela causa, mas também reforçam sua capacidade de reter talentos e fortalecer sua marca empregadora.
Como o RH pode apoiar o Janeiro Branco nas empresas? Confira 8 ações essenciais!
A área de Gente e Gestão desempenha um papel central no bem-estar das equipes e na construção de um clima organizacional saudável, contribuindo para o sucesso das ações do Janeiro Branco e políticas eficazes de saúde mental.
Confira 8 estratégias práticas para aderir à campanha:
1. Promova palestras e workshops
Conscientizar o time sobre a importância da saúde mental é essencial para aumentar o conhecimento sobre o assunto e gerar mudanças de atitude.
Isso envolve a observação dos próprios sentimentos, o aprendizado de maneiras mais saudáveis de lidar com desafios e o apoio a colegas em momentos difíceis.
Para isso, organize palestras e workshops sobre temas como gestão humanizada, autoconhecimento, inteligência emocional, gerenciamento de tempo e resolução de conflitos.
2. Crie rodas de conversa
Criar ambientes em que a empatia, escuta ativa e a valorização da vulnerabilidade sejam praticadas é essencial para a eficácia do Janeiro Branco e demais ações de bem-estar no ambiente corporativo.
As rodas de conversa fortalecem vínculos de respeito, confiança e reciprocidade, favorecendo relacionamentos interpessoais saudáveis e aumentando a sensação de pertencimento.
3. Ofereça benefícios relacionados à saúde mental
Embora o Janeiro Branco seja o mês dedicado à saúde mental, esse assunto deve ser priorizado como estratégia de RH em todo o ano.
Para demonstrar que a sua empresa está atenta a esse cenário, uma excelente alternativa é investir em uma boa política de remuneração e benefícios.
Confira algumas soluções que podem ser oferecidas:
- convênios e consultas psicológicas gratuitas;
- parcerias com profissionais da área da saúde para condução de palestras, cursos e rodas de conversa;
- home office e anywhere office para melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho;
- parcerias com academias de prática esportiva e mobilidade física.
4. Forneça feedbacks
A troca de feedbacks é uma potente ferramenta para a gestão de pessoas e pode ajudar a estreitar os laços, impulsionar o desenvolvimento dos profissionais e a comunicação entre a liderança e os seus liderados.
Além disso, deve ser realizada periodicamente, uma vez que a atenção à saúde mental e as percepções dos colaboradores sobre a organização precisa ser continuamente considerada.
5. Promova diversidade e inclusão
Alguns fatores importantes para o bem-estar psíquico são o senso de pertencimento, a segurança psicológica e a equidade no espaço de trabalho. Assim, a diversidade e inclusão não podem ser negligenciadas.
Isso significa não apenas adotar políticas para pluralizar o quadro de pessoal, mas também criar um ambiente em que a tolerância e acolhimento à individualidade façam parte da identidade organizacional.
6. Avalie o ambiente de trabalho
Transtornos psicológicos relacionados ao trabalho, como burnout e depressão, afetam cada vez mais profissionais. Por isso, é preciso repensar a estrutura do negócio, prevenindo problemas como sobrecarga, desmotivação e infelicidade.
Isso inclui uma análise detalhada e contínua do perfil dos colaboradores, de suas necessidades e de suas preferências relativas à liderança e cultura.
7. Capacite as lideranças
Uma liderança despreparada potencializa sentimentos desfavoráveis e pode contribuir para a insatisfação emocional e psicológica em vários níveis.
Sendo assim, capacitar os gestores para lidar com as necessidades de seus times e apoiá-los em momentos difíceis pode ser decisivo para o impacto das ações do Janeiro Branco nas empresas.
8. Invista em uma boa comunicação interna
Com iniciativas de endomarketing bem estruturadas e uma comunicação interna eficaz, é possível desmistificar abordagens sobre saúde mental e promover informações seguras e acessíveis.
Invista em cartazes, fóruns de discussão, publicações em redes sociais e outros canais de comunicação para ampliar o aprendizado da equipe e incentivar a busca por apoio profissional, quando necessário.
Uma empresa que promove um ambiente saudável e acolhedor contribui significativamente para o bem-estar global de seus colaboradores.
Ao seguir essas estratégias corretamente, a cultura organizacional passa a refletir essa preocupação, impactando positivamente a employee experience, fortalecendo a marca no mercado e gerando benefícios para toda a sociedade.
Agora que você já sabe o que é a campanha Janeiro Branco e qual a sua importância para as pessoas e as empresas, confira nosso e-book sobre saúde mental no trabalho!