Job Board: conheça a tecnologia e recrute os melhores talentos
Para realizar processos seletivos com assertividade, é essencial começar por uma divulgação de vagas feita com estratégia. Para isso, existem tecnologias que facilitam essa etapa do recrutamento de novos profissionais — e o job board é uma delas.
Você usa, ou já usou, esse recurso na sua seleção? Neste post, vamos trazer tudo o que você precisa saber para usar essa ferramenta e contratar com mais agilidade os melhores talentos. Continue a leitura!
O que é o Job Board?
Job board é o nome dado a sites ou plataformas digitais que fazem divulgação online de vagas de emprego.
Exemplos bastante utilizados desse tipo de recurso são o LinkedIn e até mesmo o Google, que hoje já traz um recurso próprio para essa intenção de busca dos usuários.
Com essa função, o job board contribui para o processo de atração de talentos ao ampliar a visibilidade das oportunidades disponibilizadas por uma empresa.
Além disso, ele pode ser de nicho ou segmentado, quando for especializado em divulgar vagas de uma determinada área.
Como o Job Board funciona na prática?
Na prática, o job board funciona como uma ponte entre empresas e candidatos. Em um job board, são descritas informações como benefícios e as atividades do cargo fornecido.
Da mesma forma, ele traz os caminhos necessários para se inscrever no processo seletivo — como link direto para o site de inscrição oficial ou meios de candidaturas simplificadas.
Dessa forma, um job board bem feito traz mais visibilidade para a vaga e aumenta as chances do recrutamento contar com pessoas que tenham o perfil mais alinhado às necessidades da empresa.
Assim, ele facilita também o papel do headhunter e garante que o RH traga melhores resultados na contratação de novos profissionais.
Como os job boards ajudam a recrutar os melhores talentos?
Com ações que tornam a primeira etapa de um bom processo seletivo mais ágil e eficiente, os job boards trazem 3 principais vantagens para todo o processo de recrutamento de novos talentos.
1. Fortalece a marca empregadora
Ao divulgar as oportunidades oferecidas pela organização, o job board também fortalece a companhia para o público externo. Afinal, uma publicação que anuncia determinada oportunidade de emprego pode ser o primeiro contato de alguém com a empresa.
Com isso, o job board fortalece a marca empregadora fazendo com que mais pessoas a conheçam e que seus serviços tenham um maior alcance.
2. Aumenta o alcance da divulgação das vagas
Se a organização divulga suas vagas individualmente, ela corre o risco de atingir apenas um público que já acompanha a marca. Então, aqui o papel do job board se faz fundamental para ampliar esse número de pessoas alcançadas.
Essa função permite que as vagas com inscrições abertas cheguem a possíveis candidatos que desconheciam a empresa até o momento, mas que estão em busca de emprego.
3. Atinge um público mais específico
Os job boards de nicho ou segmentados são especialistas em divulgação de vagas de áreas específicas. Por isso, eles são cruciais para atingir públicos específicos quando certa vaga exige um perfil mais restrito.
Exemplo disso são casos de job board especializados em uma determinada área profissional, e que procura atingir pessoas com aquela formação acadêmica necessária.
Como usar o Job Board com estratégia?
Além de trazer benefícios para os processos seletivos e torná-los mais dinâmicos e ágeis, o job board é uma ferramenta simples de ser utilizada. Para colocá-la em prática com estratégia, são necessários alguns poucos passos:
- faça um bom job description em todas as vagas ofertadas;
- invista na experiência dos candidatos e forneça feedbacks sobre a inscrição no processo seletivo;
- pesquise sobre as opções existentes para escolher a que atende melhor às necessidades da empresa.
Com essas iniciativas, o trabalho com um bom job board pode te levar a recrutar os melhores talentos!
Por isso, podemos pensar nos job boards como um instrumento proveitoso para processos seletivos e que pode facilmente contribuir com a assertividade em novas contratações.
Além disso, por se tratar de uma tecnologia intuitiva e recente, ela faz com que o RH atue com modernidade no recrutamento e seleção. Quer continuar se mantendo atualizado sobre Gente e Gestão? Assine a nossa newsletter para conhecer outras dicas sobre o assunto!