Quais as diferenças entre Jovem Aprendiz e Estagiário?

Quais as diferenças entre Jovem Aprendiz e Estagiário?

Você sabe quais são as diferenças entre jovem aprendiz e estagiário? Os programas de estágio e de jovem aprendiz são excelentes maneiras de oferecer oportunidades a novos talentos em início de carreira profissional.

Além disso, para as empresas, são iniciativas que contribuem para a construção de equipes de sucesso.

Afinal, com esses modelos de trabalho, é possível recrutar colaboradores com conhecimentos atualizados e motivados a crescer, o que é essencial para o futuro de um negócio.

Para saber tudo sobre o assunto, continue a leitura! Aqui, vamos apresentar as principais diferenças entre esses dois perfis e as vantagens estratégicas da contratação. Vamos lá?

Qual a diferença entre os jovens aprendizes e os estagiários?

Apesar de ambos serem estudantes em início de carreira, são muitas as diferenças entre os jovens aprendizes e estagiários. Veja a seguir!

1. Idade

Conforme as diretrizes de contratação, os jovens aprendizes devem ter entre 14 e 24 anos, desde que não sejam pessoas com deficiência. Pois, neste caso, não há limite de idade.

Com os estagiários, o único requisito é que sejam maiores de 16 anos. Ou seja, uma empresa pode contratar um estagiário de 43 anos, uma vez que ele esteja cursando a faculdade ou algum curso técnico.

2. Escolaridade

Como já adiantamos, para estagiar em uma organização, normalmente, a pessoa precisa ser estudante do ensino superior ou técnico. Mas isso não impede que um negócio ofereça oportunidades para alunos do ensino médio também.

Por outro lado, as vagas para jovem aprendiz são menos restritas. Aqui, as pessoas podem estar matriculadas desde o ensino fundamental até o técnico.

3. Objetivos

Embora o foco dos programas seja o aprendizado, os objetivos profissionais são diferentes.

O trabalho do jovem aprendiz não precisa, necessariamente, estar relacionado às funções que ele pretende desempenhar futuramente.

Por isso, esses colaboradores buscam com o emprego uma maneira de se qualificar e de conseguir recursos financeiros para manter os estudos, por exemplo.

Já os estagiários procuram conhecer mais da rotina de trabalho que vão exercer com o curso em que estão matriculados.

Assim, eles têm como finalidade o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o futuro da sua carreira.

4. Obrigatoriedade nas empresas

Outra diferença entre jovem aprendiz e estagiário diz respeito à legislação do recrutamento.

A lei define que empresas de médio e grande porte devem reservar, no mínimo, 5% das vagas para os jovens aprendizes.

Já sobre a presença de estagiários, a lei determina as seguintes proporções:

  • empresas com até 5 funcionários podem ter até 1 estagiário;
  • empresas com até 10 funcionários podem ter até 2 estagiários;
  • empresas com até 25 funcionários podem ter até 5 estagiários;
  • empresas com mais de 25 funcionários podem ter até 20% das suas vagas para estagiários.

5. Vínculos empregatícios

A formalização do contrato também ocorre de formas distintas.

Para o jovem aprendiz isso acontece por meio do registro na carteira de trabalho, gerando assim um vínculo empregatício entre ele e a empresa.

Já o contrato dos estagiários é formulado via Termo de Compromisso, seguindo as diretrizes da Lei do Estágio.

Além disso, os tipos de estágio dependem do curso e da instituição em que o estagiário está matriculado, podendo ser obrigatório ou não.

6. Benefícios corporativos

O jovem aprendiz tem direito de receber os mesmos benefícios do regime CLT, ou seja, férias remuneradas, 13° salário, previdência social e assistências médica ou odontológica.

Os estagiários, por sua vez, têm garantido apenas o recebimento de remuneração das férias e uma bolsa-auxílio.

Somente em caso de estágios não-obrigatório, fica a cargo da companhia oferecer ou não vale-transporte e vale-refeição para o funcionário.

7. Duração de contrato

Outra dúvida comum entre as empresas, mas que não apresenta uma diferença entre jovens aprendizes e estagiários, é o tempo de duração do contrato.

Neste caso, ambos os programas podem oferecer, no máximo, dois anos de experiência na mesma organização.

Qual a importância desses programas no desempenho empresarial?

Além de contribuir com o início da vida profissional dos talentos, investir em programas de jovem aprendiz e estágio é benéfico para toda a empresa.

Isso porque, esses programas costumam atrair novos funcionários com bagagem e qualificações que podem impulsionar o crescimento dos negócios.

Da mesma forma, essas iniciativas ajudam a criar uma cultura organizacional mais inclusiva e diversificada, enriquecendo a equipe com diferentes perspectivas e experiências.

Demonstrando vontade de aprender e motivação com o primeiro emprego, os novos profissionais também dedicam bastante esforços às funções que exercem na companhia.

A partir disso, a tendência é uma melhor performance e qualidade nas entregas.

Durante o cotidiano profissional, esses talentos vão aprimorando suas qualidades e tendo mais contato com as missões e objetivos da companhia.

Dessa forma, eles passam a ter um perfil mais alinhado às necessidades da organização.

Para as pessoas estagiárias, por exemplo, as empresas possibilitam o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relevantes para o mercado de trabalho — que podem abrir portas para que estagiários com potencial ocupem cargos estratégicos no futuro.

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre jovem aprendiz e estagiário, que tal entender como criar um Pipeline de Talentos para processos de seleção de jovens profissionais mais estratégicos? Para isso, basta conferir nosso infográfico. Até mais!

Autora
Quais as diferenças entre Jovem Aprendiz e Estagiário?
Estagiária de Redação
Sandy é engajada com educação popular e apaixonada por cinema, livros e pela escrita. Gosta de ouvir música, cozinhar e sair com amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support