Liderança Humanizada: quais são suas características e como desenvolver?
A liderança humanizada é um dos modelos de gestão mais desejados no mundo corporativo. Isso porque ela visa melhorar o espaço de trabalho, o engajamento, a satisfação e a produtividade das equipes.
Nesse cenário, esse tipo de gestão pode ser um diferencial competitivo. Afinal, os profissionais estão em busca de organizações que estejam alinhadas com seus propósitos no âmbito profissional e pessoal.
Quando esse alinhamento inclui a gestão e a forma de liderar, a tendência é que haja crescimento para o negócio em geral, não acha?
Para entender o que é uma liderança humanizada, quais são as suas características e como desenvolver nas empresas, continue a leitura.
O que é uma liderança humanizada?
A liderança humanizada é um modelo de gestão focado não apenas nos resultados, mas também na satisfação e no engajamento dos colaboradores.
Isto é, os líderes levam em consideração o fator humano na hora de elaborar as suas estratégias. Com isso, a equipe é gerenciada com mais empatia e proximidade.
Atualmente, esse estilo de liderança tem sido bastante procurado no mercado. Afinal, também é um meio para impulsionar a felicidade e a performance dos liderados, proporcionando um ambiente de trabalho mais agradável e colaborativo.
Líderes humanizados buscam constantemente a evolução, principalmente em aspectos como autoconhecimento, autocrítica e inteligência emocional. Tudo isso contribui para o aumento da produtividade dos talentos e, consequentemente, da lucratividade da empresa.
Adotar uma liderança humanizada requer uma mudança de mentalidade, sendo necessário ter como base os seguintes pilares:
- comunicação eficiente;
- foco nas necessidades dos colaboradores;
- integração dos times;
- alinhamento dos processos com o perfil dos profissionais.
Quais as características da liderança humanizada?
1. Empatia
É a principal característica desse modelo. Ela representa a capacidade do gestor de se colocar no lugar do colaborador, considerando suas emoções, realizações e propósito.
Para isso, é preciso entender as dificuldades dos liderados e estabelecer um diálogo aberto. Tal atitude permite uma aproximação entre liderança e equipe.
2. Solidariedade
No estilo de gestão humanizada, um líder precisa estar disposto a ajudar sua equipe, seja nas resoluções de demandas habituais, seja nas questões burocráticas envolvendo a organização.
Quando o gestor adota essa postura de cooperação mútua, ele impulsiona o trabalho em equipe e a motivação do time, facilitando o alcance dos melhores resultados.
3. Comunicação
Uma comunicação eficiente é importante para difundir as estratégias do negócio, bem como para compreender as necessidades dos funcionários e seu propósito no trabalho. Assim, cabe à liderança manter um canal de contato aberto e ouvir ativamente os seus liderados.
Essa característica aumenta o senso de pertencimento, melhora o clima organizacional e evita queda na qualidade das entregas.
4. Integração entre as equipes
A integração entre as equipes é importante para o fluxo do trabalho em toda a empresa. Seja com os funcionários antigos ou com os novos, os gestores precisam dedicar um tempo para realizar esse processo. Ele pode ser feito de várias maneiras, como dinâmicas ou projetos em grupos.
Estimular a integração garante que os profissionais se sintam mais confortáveis e facilita o alinhamento da missão, visão e valores da instituição.
5. Foco na qualidade de vida e bem-estar
Como vimos, a liderança humanizada foca na satisfação e engajamento genuíno dos colaboradores. Para isso, ela também busca zelar pelo bem-estar e saúde mental no trabalho.
Afinal, a pressão excessiva pode ocasionar ansiedade, depressão ou Síndrome de Burnout nos talentos. Além disso, esse cuidado favorece o clima organizacional e a produtividade saudável na empresa.
6. Observar as necessidades dos liderados
Um bom líder deve estar sempre atento às necessidades dos seus liderados. A partir disso, ele poderá criar ações para ajudá-los em diferentes aspectos, inclusive no desenvolvimento pessoal.
Além disso, investir em estratégias para melhorar a comunicação, as condições de trabalho e a política de remuneração e benefícios podem ser iniciativas para reduzir o absenteísmo.
Quais as vantagens do estilo de liderança humanizado?
Além de potencializar os resultados da organização, esse tipo de abordagem também proporciona uma oportunidade de desenvolvimento para os colaboradores.
Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios da liderança humanizada:
- fortalecimento da marca empregadora;
- aumento na retenção de talentos;
- melhora no clima organizacional;
- valorização da cultura organizacional;
- incentivo ao desenvolvimento de pessoas;
- produtividade e lucratividade;
- redução das taxas de absenteísmo e rotatividade;
- satisfação e engajamento;
- ambiente de trabalho colaborativo.
Como desenvolver uma liderança humanizada? Confira 5 passos!
O segredo para desenvolver líderes humanizados é focar nas soft skills e nas power skills dos profissionais. Algumas boas práticas podem potencializar esse processo. Confira!
1. Analise as características dos líderes
Analisar o perfil das lideranças é importante para identificar quais habilidades e competências precisam ser aprimoradas, conforme as particularidades necessárias para o cargo.
Em alguns casos, esse processo será simples, por se tratar de gestores que já adotam práticas humanizadas. Em outros, poderá ser mais desafiador, especialmente quando há um desalinhamento entre cultura e liderança.
2. Incentive o autoconhecimento
Atrelado ao ponto anterior, cabe aos líderes investir no autoconhecimento para levantar os seus pontos fortes e fracos.
Com isso, fica mais fácil elaborar estratégias que ajudam em seu próprio desenvolvimento. Nesse cenário, incentive a autoavaliação por meio de feedbacks, dinâmicas ou testes de personalidade, por exemplo.
3. Crie Programas de Desenvolvimento de Lideranças
Desenvolver as características ideais para o cargo de liderança é fundamental para qualquer negócio, independentemente do modelo de gestão utilizado. Uma excelente maneira de fazer isso é investindo na criação de Programas de Desenvolvimento de Liderança (PDL).
Dessa forma, o gestor conseguirá aprimorar as competências necessárias e se tornar um profissional ainda mais completo.
4. Aposte em feedbacks construtivos
A comunicação é uma das características essenciais para a liderança humanizada. Nesse sentido, construir uma cultura de feedbacks pode ser um fator que vá impulsionar esse processo, além de estreitar os laços em um setor.
5. Considere as necessidades dos liderados na elaboração dos processos
Por fim, para desenvolver uma liderança humanizada eficiente e, com isso, melhorar a satisfação dos funcionários, é preciso adaptar os processos da empresa sempre que necessário.
Ou seja, considerar as necessidades de cada membro na hora de planejar e executar ações, estratégias e projetos. Isso fará com que os colaboradores se sintam mais valorizados.
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