8 Livros sobre liderança para ter equipes com alta performance
Livros sobre liderança são fundamentais para manter o lifelong learning como estilo de vida.
Afinal, ler sobre gestão de equipes é uma das principais maneiras de buscar novos conhecimentos e ser um líder cada vez melhor.
Confira, a seguir, algumas indicações de obras com insights para guiar seus colaboradores e levá-los ao sucesso!
1. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança (James C. Hunter)
Para estudar sobre liderança nada melhor do que conhecer o que especialistas sobre o assunto têm a dizer, concorda?
Neste livro, um grupo de estudiosos se reúne durante uma semana com Leonard Hoffman, empresário de sucesso que desistiu da vida corporativa para se tornar um monge.
Na obra, ele compartilha alguns saberes que adquiriu ao longo da sua jornada profissional e são imprescindíveis para inspirar times e potencializar o desenvolvimento.
2. Líderes se servem por último (Simon Sinek)
Neste best-seller, Simon Sinek faz algumas analogias ao funcionamento humano e explica como o assunto influencia nos sentimentos dos colaboradores e nas relações com o trabalho.
O autor também traz dicas sobre como encorajar equipes e contornar problemas que podem impactar a retenção de talentos, como a falta de engajamento.
3. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carneglie)
Um dos mais famosos livros sobre habilidades de relacionamentos interpessoais, “Como fazer amigos e influenciar pessoas” te ensina a ter uma comunicação eficiente.
Para isso, com ele você aprende a desenvolver autoconfiança e persuasão e como transmitir segurança – características estratégicas em líderes em potencial.
4. Pipeline de Liderança (Ram Charan e Stephen Drotter)
O desenvolvimento de gestores é uma estratégia que agiliza o alcance de bons resultados. E neste livro esse é o principal assunto!
Em “Pipeline de Liderança” os autores constroem, com dez anos de pesquisa, um guia completo para capacitar novos líderes diante dos desafios no mercado atual.
Por isso, o livro vai chamar a atenção para a necessidade de ir além de competências técnicas em cargos estratégicos, mas também aprimorar soft skills para gestão de equipes.
5. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen Covey)
O livro administrativo do consultor Stephen Covey utiliza formatos diferentes para provocar reflexões sobre liderança.
Nele você encontra biografias, relatos e declarações de pessoas reconhecidas no trabalho que trazem 7 principais hábitos como solução para problemas profissionais e pessoais.
6. Como dizer? A arte de dar e receber feedback (Eliana Pita)
Uma cultura de feedback contínuo potencializa os resultados dos negócios, desenvolve talentos e contribui para a redução do turnover.
Inclusive, feedbacks positivos geram 2,4x mais engajamento nos times de uma organização. Por isso, uma capacidade valorizada em todo líder é saber dar e receber feedbacks!
Assim, a sua organização desenvolve talentos, fortalece o employer branding e, como consequência, conta com uma equipe de alta performance.
7. Os primeiros 90 dias (Michael Watkins)
O foco deste livro é a evolução e transição de carreira, trazendo lições sobre como lidar com a fase inicial de novas posições e seus desafios.
Nele você aprende a se adaptar às novas responsabilidades como liderança, bem como conduzir talentos que estão enfrentando transformações na vida profissional.
8. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações (Idalberto Chiavenato)
Neste livro, o professor e administrador Idalberto Chiavenato aborda as 6 principais ações do RH no mercado atual: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e aplicar pessoas.
Com isso, o escritor traz uma reflexão sobre habilidades que aperfeiçoam as entregas de lideranças e de profissionais do setor de Gente e Gestão atualmente.
Agora que você já conhece livros com lições valiosas para gestão de pessoas, anote as indicações e coloque tudo em prática para ser um líder assertivo e reconhecido pelas equipes.
Sem dúvida, essa iniciativa vai impactar a experiência dos seus times e as entregas que eles trazem para a empresa.
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