Mindset digital para o RH: um novo modelo mental para gestão de pessoas
Você provavelmente já ouviu falar em “revolução tecnológica”, não é mesmo? A nossa sociedade vem sendo preparada para enfrentar o que se chama de Quarta Revolução — um marco que promete mudar a configuração social e os indivíduos. Essa transformação impacta tudo o que conhecemos, integrando as dimensões biológicas, físicas e digitais em um termo que explica toda essa abrangência: mindset digital.
O mindset digital é, em tradução literal, um novo modelo mental. Ele considera condições de trabalho, qualidade de vida, sustentabilidade, propósito e valor dentro de um sistema de percepção que torna tudo isso importante para o funcionamento de qualquer interação, seja econômica ou social.
Com isso, as empresas precisam passar por um processo de adaptação — e não é diferente com o setor de Recursos Humanos! Para saber mais sobre o assunto, leia este artigo e entenda o que significa mindset digital, o porquê ele é importante e como utilizá-lo no RH. Vamos lá?
O que é mindset digital?
Este termo designa uma nova forma de lidar com os negócios, tornando a mentalidade empresarial mais prática, dinâmica e criativa. O mindset digital trata do uso de novas tecnologias que têm por finalidade levar as empresas a um novo nível de qualidade de experiência. Isso só é possível por meio das melhorias que visam a satisfação do cliente, seja ele externo ou interno, como no caso do RH.
O objetivo é romper com a mentalidade tradicional de negócios, transcendendo a capacidade física de atuação e possibilitando um crescimento exponencial em ambiente digital. Com isso, passam a surgir novas preocupações com a customização da experiência para o cliente e o impacto na cadeia de valor do negócio.
Para o setor de RH, o mindset digital vem para reestruturar a mentalidade das equipes, tirando-as do papel de funcionários. Aqui, os profissionais são percebidos como talentos únicos para preencher necessidades específicas dentro de um determinado ambiente, que é muito mais interativo, dinâmico e criativo.
A partir disso, são articulados novos objetivos comuns entre a empresa e os seus talentos, levando em consideração alguns fatores, como:
- motivação;
- propósito no trabalho;
- experiência;
- engajamento;
- satisfação;
- transformação.
Tudo isso acontece por meio de plataformas digitais que possibilitam transformar os processos, gerando autonomia e estimulando a criatividade das equipes.
Por que essa mentalidade é importante?
Para além do ônus da necessidade de adaptação, essa transformação no cenário empresarial gera inúmeros benefícios. Veja só!
- A comunicação torna-se muito mais fluída.
- Os processos acontecem em rede.
- A tecnologia torna-se uma facilitadora de processos.
- A burocracia é significativamente reduzida.
- O tempo de execução de tarefas diminui expressivamente.
- As pessoas trabalham de forma colaborativa, construindo equipes de sucesso.
Além disso, com um mindset digital, o RH pode tornar-se um agente transformador das experiências vividas pelos colaboradores da empresa. Afinal, terá a chance de revolucionar a forma como os sistemas e processos são estruturados, por meio de plataformas totalmente digitais.
Como implementar o mindset digital no RH? Confira o passo a passo!
Se você considera que os dispositivos móveis e a internet são os grandes responsáveis pelas mudanças no mindset para o RH, não se engane!
Essa responsabilidade deve ser atribuída aos profissionais que fazem parte do setor. Afinal, são eles que carregam a capacidade de mudar o modelo de gestão. Para saber como isso é possível, continue a leitura e confira 5 passos para preparar o ambiente corporativo para receber um mindset digital.
1. Trabalhe a mentalidade da liderança
Antes de apresentar seu planejamento para a implantação de um mindset digital no RH, é preciso despertar um posicionamento visionário nos CEOs. Afinal, essa mudança não terá sucesso se a alta direção não entender realmente qual é o seu propósito e apoiá-la.
2. Promova treinamentos para o RH
Após alinhar necessidades e expectativas com a liderança, é hora de preparar a equipe de RH. Para isso, é interessante investir em ações de treinamento e desenvolvimento e em grupos de debate sobre tendências ou situações-problemas, assim, a equipe entenderá melhor o processo.
3. Elabore um plano de ação
Agora, chegou o momento de planejar as ações que o RH pretende implementar. Aqui, deve-se considerar as ideias propostas, a escolha de ferramentas e o seu alinhamento com os objetivos do negócio.
Lembre-se de contemplar diferentes atividades do setor, para a adesão ao mindset digital impacte todas as entregas. Alguns exemplos são o uso de tecnologia no RH, a otimização do recrutamento e seleção e a realização de eventos internos.
4. Acompanhe a evolução do RH
O próximo passo é implantar e acompanhar os processos. Para isso, com o apoio da liderança, estabeleça métricas e KPIs para medir cada avanço e identificar possíveis falhas. Ademais, se necessário, invista em novas ferramentas, métodos e tecnologias para o setor.
5. Incentive uma cultura de feedback
Para estabelecer um “termômetro interno” de aceitação e desempenho da equipe, estabeleça diálogos abertos e, até mesmo, periódicos. A troca de feedbacks sobre os impactos da nova mentalidade ou sobre novas ideias pode ser muito benéfica para a gestão de pessoas e resultados.
Feito isso, é hora de descobrir o que pode ser mudado a partir do mindset digital para o RH!
Como o mindset digital no RH impacta as empresas?
Mais eficiência nos processos seletivos
Em uma abordagem digital, a captação e contratação de novos talentos dependem também do posicionamento das empresas online e na maneira como trabalham seu employer branding.
Isso porque, hoje, o processo de contratação é uma via de mão dupla. Além de ser necessário que o candidato apresente um bom conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, a empresa também precisa mostrar-se atrativa no mercado.
As mídias sociais são veículos eficientes para reforçar a imagem de uma empresa, além de ajudá-la a manter-se próxima aos seus potenciais talentos. Com isso, há uma tendência emergente nos processos de captação integrados ao meio online que tem se tornado bastante efetiva, por razões como:
- redução de custos;
- economia de tempo;
- melhor atração de talentos;
- alta aderência dos candidatos.
Liderança distribuída
Essa nova mentalidade traz consigo um estilo de liderança desafiador e muito mais abrangente: a liderança distribuída.
A proposta é de um movimento contrário ao de hierarquização autoritária dentro das empresas. Porém, isso não significa ausência de planejamento. Pelo contrário, propõe uma organização em rede, na qual a liderança circula livremente em forma de inovação, autonomia e capacidade de mobilização.
Com isso, o resultado são relações de confiança entre os membros de uma mesma equipe, baseadas na transparência e no beneficiamento mútuo, ou seja, na cooperação. Tudo isso ganha ainda mais força com os ambientes digitais integrados.
Construção de ambientes digitais colaborativos
Para um mindset digital eficiente e inovador é preciso investir também na construção de ambientes tecnológicos e colaborativos, promovendo uma verdadeira transformação.
Esses espaços favorecem a conexão de pessoas e ideias, a consolidação de processos e a abertura ao novo. Contudo, essa mudança deve vir acompanhada de uma adequação da cultura organizacional para que impacte todos os funcionários da companhia.
Processos conectados
Pense agora em soluções inovadoras, como operações realizadas em tempo real, vídeo conferências, design thinking e sistemas em nuvem. O que tudo isso tem em comum? A conectividade! Em todos os exemplos citados, os processos estão integrados e bem delimitados.
Seja pela análise de dados, usabilidade da internet ou quaisquer outras soluções tecnológicas, o RH precisa atuar em conjunto com o time de TI, ficando por dentro dos melhores recursos para otimizar a produtividade e aperfeiçoar a rotina. Vários outros fatores ainda são usados para melhorar o desempenho das equipes de RH com mindset digital, como:
- People Analytics;
- e-learning;
- CRM;
- mídias sociais internas.
Ah, e lembre-se: para o RH ser digital, as pessoas têm que ser digitais. Porém, isso não acontece por meio exclusivo de ferramentas, mas também por meio de comportamentos e da mudança de mentalidade.
Agora que você já sabe o que é mindset digital para RH e quais são os seus benefícios para as empresas, que tal continuar a aprender sobre o universo de Gente e Gestão? Assine a nossa newsletter quinzenal e fique por dentro de todas as novidades!