Unboss é um modelo de liderança viável?

Unboss é um modelo de liderança viável?

Se você já se fez essa pergunta, este conteúdo pode ajudar! Isso porque vamos te explicar tudo sobre unboss, as principais vantagens e também os desafios de implementar essa nova mentalidade em uma empresa.

Então, para entender se esse modelo de liderança é viável para o seu negócio, continue a leitura com a gente!

O que é unboss?

Unboss, unbossed ou unbossing significa, em tradução livre, “sem patrão”.

O conceito se refere a um modelo de liderança que tem como principal finalidade o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, o alcance de bons resultados para a empresa.

E como isso é feito? Por meio da substituição de padrões hierárquicos pela autonomia no ambiente de trabalho. Assim, todos os funcionários passam a ter voz mais ativa, colaborando para as tomadas de decisão em conjunto.

Quais são as principais características do modelo de liderança unboss?

Entre as características do unboss, podemos elencar alguns princípios que nos ajudam a compreender melhor o modelo:

  • estabelecer um diálogo aberto com todas as pessoas da empresa;
  • encarar os erros com naturalidade e clareza;
  • atrair pessoas positivas;
  • ter confiança nos colaboradores contratados.

OK. Agora sabemos qual é a finalidade do unboss. Mas, como esse estilo de liderança funciona na prática? É o que veremos a seguir!

Quais são as vantagens do unboss? E as desvantagens?

O modelo unboss de liderança tem dividido opiniões no meio corporativo. Algumas empresas – as menos tradicionais, que estão atentas às novidades – se dizem a favor, alegando que a tendência pode trazer diversos benefícios.

Já outras são mais resistentes e acreditam que a prática pode não funcionar tão bem para o seu negócio. Dentre os principais argumentos desse grupo, estão possíveis problemas que a ausência de uma figura central de liderança pode gerar.

No entanto, vale lembrar que cada negócio está em um momento, portanto é preciso olhar para as suas necessidades específicas, certo?

Sendo assim, para que você tire suas próprias conclusões sobre esse tipo de liderança, confira a seguir alguns prós e contras do unboss.

Pontos positivos

  • Incentiva o protagonismo e a liderança colaborativa;
  • Contribui para uma construção de metas compartilhadas;
  • Alinha valores organizacionais e pessoais;
  • Pode trazer motivação, satisfação e gera engajamento no time.

Pontos de atenção

  • Exige um nível de confiabilidade alto de todos os colaboradores;
  • O nível de responsabilidade individual e capacidade de autogestão aumenta;
  • É preciso desenvolver soft e hard skills de profissionais em variados níveis.

Qual a relação do unboss com a liderança colaborativa?

Como mencionamos brevemente acima, uma das vantagens do unboss é o estímulo à liderança colaborativa.

Ou seja, por meio da descentralização de poder entre os colaboradores, a tendência é que todos passem a assumir um papel de protagonismo dentro de suas funções.

Uma vez que as pessoas adotem papéis de relevância dentro da corporação, naturalmente todas as decisões, ideias e projetos serão elaborados coletivamente, de modo que a equipe se sinta contemplada.

Por esse motivo, unboss e liderança colaborativa andam lado a lado.

Pensa em adotar o unboss? Confira essas dicas!

1. Entenda o momento da sua organização

Antes de tudo, é preciso saber bem qual é o momento da sua empresa, dos funcionários e identificar se esse estilo de liderança faz sentido para a realidade atual.

Por isso, sente com as atuais lideranças, discuta todas as pendências, elenque as principais necessidades e – caso o unboss seja de fato uma prioridade – comece a elaborar a mudança com antecedência.

2. Esteja certo(a) de que os colaboradores se identificam com o modelo

Todo negócio é composto, acima de tudo, por pessoas, certo? Então, de nada adianta aderir a um modelo de gestão no qual os atuais colaboradores não se identificam.

É preciso alinhar as expectativas da empresa com as dos funcionários. Afinal, apesar de essa ser uma tendência ligada às novas gerações que buscam por liberdade no trabalho, não são todas as pessoas que são adeptas ou se sentem seguras dentro de um modelo horizontal de liderança.

Pensar no comportamento organizacional é essencial para a tomada de decisões.

3. Planeje bem toda as fases da transição

Não é do dia para a noite que mudamos todo o funcionamento e cultura de uma organização. Mudanças estruturais de gestão exigem muito planejamento, tempo e diálogo.

Portanto, procure entender bem todos os passos que serão dados a partir da implementação desse estilo de liderança e organize-se para que a transição seja saudável e que não prejudique nenhum colaborador.

Chegamos no final deste artigo. Você acha o modelo unboss viável? Vamos conversar sobre o assunto nas redes sociais!

E se você quiser conhecer outros estilos de liderança, temos um conteúdo completo para você aqui no blog. Até a próxima!

Autora
Unboss é um modelo de liderança viável?
Analista de Planejamento e Produção de Conteúdo
Hannah é jornalista, apaixonada por música, moda, lugares bonitos e tudo que dá brilho aos olhos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support