Modelos de Gestão: conheça 7 principais e descubra o melhor para a sua empresa
Existem diferentes modelos de gestão, que priorizam determinados aspectos do trabalho em equipe e da vivência corporativa. Por isso, conhecer as principais abordagens e saber identificar quais práticas fazem sentido para sua organização pode ser um grande diferencial competitivo para o negócio.
Afinal, a gestão de pessoas é parte fundamental para o bom funcionamento das empresas, garantindo a maior valorização do potencial dos colaboradores e o bom clima entre pares. Além disso, a liderança e a gestão de pessoas estão muito relacionadas, sendo necessário compreender qual modelo é mais compatível com o líder e seus liderados.
Pensando em ajudar você a conhecer os principais modelos de gestão e identificar qual a melhor estratégia para a sua empresa, preparamos este artigo. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que são os Modelos de Gestão?
As pessoas são o principal ativo de uma empresa, sendo responsáveis pelo seu sucesso e evolução. Na prática, gerenciar esses indivíduos significa propor ações que favoreçam seu desenvolvimento, satisfação, engajamento e experiência como colaborador (employee experience).
Então, podemos dizer que os modelos de gestão são um conjunto de características, estratégias e abordagens que guiam a liderança, a divisão de tarefas e a rotina de uma equipe. Assim, quando falamos em um modelo ideal, o foco está nas diretrizes macro que o compõe, entendendo a necessidade de adaptação conforme a realidade de cada negócio.
Por influenciar na maneira como os profissionais trabalham e se relacionam, a escolha por um modelo de gestão deve levar em consideração fatores como:
- o perfil comportamental dos colaboradores;
- a cultura organizacional;
- o estilo de liderança adotado;
- as prioridades estratégicas de negócio, entre outros.
Além disso, ter um setor de Gente e Gestão protagonista e contar com o apoio de uma consultoria de RH pode ajudar na realização de uma escolha mais acertada!
Como o tipo de gestão adotado impacta o desempenho organizacional?
Assim como existem diferentes estilos de liderança, existem modelos de gestão de pessoas distintos. Como você já sabe, cada empresa se adapta melhor a um tipo de abordagem, certo?
Naturalmente, colaboradores valorizados, alinhados entre si, compatíveis com a cultura corporativa e incentivados da maneira adequada apresentam melhores resultados. Então, a escolha sobre como gerenciar pessoas e processos evidentemente vai impactar o desempenho organizacional.
Afinal, o estilo de gestão adotado impacta na maneira como as pessoas se relacionam, como a liderança toma decisões, como acontecem os feedbacks e, até mesmo, nas possibilidades de crescimento de carreira.
Continue a leitura e conheça os 7 modelos de gestão mais utilizados atualmente!
Quais são os Modelos de Gestão mais utilizados atualmente?
1. Gestão vertical
Os modelos de gestão vertical ou horizontal estão entre os mais conhecidos. Na gestão vertical, o sistema hierárquico é mais presente, centralizando a tomada de decisões nas mãos da liderança.
Embora já não seja tão usado nos dias de hoje, é um dos modelos mais tradicionais para gerenciar pessoas e processos, ainda sendo a escolha de algumas organizações. Isso porque, nele, há um organograma claro, níveis administrativos bem divididos e as funções estratégicas são concentradas em apenas uma pessoa.
Dessa forma, a participação do quadro de funcionários nas escolhas de negócio, na adequação de processos e na inovação em tarefas é reduzida. Além disso, é comum que em modelos autocráticos como esse existam muitos conflitos entre a liderança e profissionais mais ativos, comprometendo o clima organizacional.
2. Gestão horizontal
Já a gestão horizontal é mais democrática e incentiva a participação dos colaboradores no planejamento das ações, levando em conta suas opiniões e ideias. Nela, existe uma melhor distribuição das tarefas e responsabilidades, mais espaço para diálogo e troca de feedbacks.
É importante ressaltar que no modelo de gestão horizontal ainda existe hierarquia – mas sob uma nova perspectiva. A liderança se torna uma facilitadora e uma referência, não sendo a única responsável pelas decisões e pelo sucesso do time.
Em linhas gerais, é um tipo de gestão que apresenta bons resultados, favorecendo o engajamento e a produtividade no trabalho. Contudo, traz também riscos para a agilidade dos processos e até mesmo para o clima das equipes, visto que opiniões divergentes podem gerar conflitos.
3. Gestão por competências
Um dos modelos de gestão mais procurados pelas empresas hoje em dia é a gestão por competências. Isso porque, valoriza as potencialidades dos profissionais e leva em consideração tanto as habilidades técnicas (hard skills), quanto comportamentais e sociais (soft skills).
Dessa forma, essa estratégia de gestão pode ser a ideal para organizações que querem desenvolver profissionais mais completos e qualificados, observando seu crescimento junto ao negócio.
Por essa razão, traz benefícios para a felicidade no trabalho, a atração e retenção de talentos e a qualidade das entregas. Por outro lado, exige investimentos constantes em desenvolvimento profissional e avaliação de desempenho.
4. Gestão por processos
A gestão com foco em processos prioriza os momentos de planejamento, a visão sistêmica e a execução das tarefas. Aqui, a estratégia, os prós e contras, a estrutura e os cronogramas são parte fundamental da rotina de trabalho.
Com isso, esse modelo de gestão minimiza as chances de falhas na entrega e de retrabalho, garantindo a qualidade dos projetos. Porém, pode ocasionar certa morosidade às tarefas, comprometendo a agilidade das demandas e o fluxo criativo.
5. Gestão por resultados
Diferentemente do modelo anterior, a gestão por resultados é mais imediatista e prioriza um crescimento acelerado, com grandes resultados em pouco tempo. Por isso, pode não ser tão cuidadosa com o processo e as etapas de planejamento.
Em função disso, pode comprometer a qualidade das entregas ou, até mesmo, gerar sobrecarga nos times. Por outro lado, favorece a produtividade no trabalho e dá protagonismo aos colaboradores mais ágeis e engajados.
Além disso, devido a necessidade de alta performance, pensamento rápido e inovação, ela deve estar muito bem amparada por metas sólidas e uma cultura organizacional forte.
6. Gestão comportamental
Esse é um dos modelos de gestão mais modernos e procurados pelas organizações, uma vez que utiliza tecnologia no RH e análise de dados como base de suas ações. Para isso, busca identificar forças e pontos de melhoria em cada profissional, trabalhando suas potencialidades para o desenvolvimento contínuo.
Assim, a partir da identificação do perfil comportamental de cada colaborador, é possível entender traços dominantes em sua personalidade, tendências e padrões de comportamento. Com isso, se torna mais fácil potencializar a produtividade, o engajamento e o aprendizado.
Além disso, na gestão comportamental o foco está em realizar planejamentos estratégicos e gerenciar pessoas de forma a descobrir e aproveitar seu potencial máximo de performance.
7. Gestão por desempenho
Por fim, temos a gestão por desempenho, que tem como foco o desenvolvimento contínuo a partir de objetivos estratégicos — individuais ou coletivos. Para ser realizada, tem como base a análise de dados e definição de indicadores que são acompanhados periodicamente.
Esse modelo de gestão consiste no alcance de resultados de negócio a partir da performance e do aprendizado de cada profissional da equipe. Por esse motivo, costuma elevar a produtividade e a busca por inovação nas equipes.
Qual é o melhor Modelo de Gestão para a sua empresa?
Agora que você já conhece os principais modelos de gestão, deve estar se perguntando sobre qual é a melhor opção para a sua empresa, certo? E, bom, não há resposta correta! Afinal, cada organização tem perfil e objetivos diferentes, sendo preciso avaliar o momento do negócio.
Por isso, trouxemos 7 dicas para ajudar você a identificar qual a melhor maneira de gerenciar sua equipe. Veja!
- Observe os indicadores de RH e estude as características e metas da empresa.
- Alinhe objetivos estratégicos de negócio com as prioridades dos times.
- Converse com a liderança e colaboradores para alinhar expectativas.
- Entenda qual é o perfil das lideranças da sua empresa.
- Contrate profissionais compatíveis com seu negócio e com a gestão.
- Tenha flexibilidade e adeque o modelo escolhido às necessidades da sua organização.
- Acompanhe indicadores e resultados (e mude a rota se necessário).
Como vimos, existem diferentes modelos de gestão e a escolha por adotar algum deles deve ter como base a essência da sua empresa: suas pessoas. Para isso, acompanhar o perfil comportamental das equipes e investir em tecnologia pode ser uma ótima alternativa.
Pensando nisso, recomendamos nosso e-book sobre Big Five no recrutamento e seleção! Nele, você entenderá como identificar potenciais desde o primeiro contato e como gerenciar essas pessoas rumo aos melhores resultados.