Como elaborar ações estratégicas de endomarketing para o Natal na empresa?

Como elaborar ações estratégicas de endomarketing para o Natal na empresa?

Depois de uma sequência de ações como setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, chega o Natal na empresa.

O fim do ano está próximo, assim como o início de uma nova fase. Mas, por que a data deve ser lembrada pelos profissionais de Gente e Gestão?

O Natal é uma celebração tradicionalmente rica e esperada por grande parte da população mundial. Independentemente de crença, a época é marcada por nostalgia e reencontros entre familiares e amigos.

Por esse motivo, elaborar ações estratégicas de endomarketing para o Natal nas empresas é tão positivo! Afinal, inspirar o espírito de união entre os colaboradores de uma equipe é também estimular o engajamento.

Confira as dicas que trouxemos para você, a seguir!

Como engajar os profissionais nessa época do ano?

Fins de ano podem ser diferentes em cada corporação. Para alguns negócios, novembro e dezembro são meses de muito movimento, por conta de promoções, Black Friday e festas.

Já para outros, essa época pode ser mais tranquila, pelo período de férias coletivas ou escolares que afetam as vendas.

Nesse sentido, as lideranças precisam adaptar sua rotina de gestão, seja pela alta ou baixa movimentação dos setores nos últimos meses do ano.

Devido a um movimento atípico nas empresas, isso pode gerar mais estresse, competitividade excessiva ou, até mesmo, uma certa desmotivação no ambiente de trabalho.

Por isso, engajar os profissionais nessa temporada é tão significativo! Pode parecer simples, mas investir em ações de endomarketing faz com que os colaboradores se sintam importantes — sobretudo nessa época simbólica de encerramento e começo de novos ciclos.

Além disso, celebrar datas como o Natal na empresa favorece o marketing de atração, despertando o desejo de talentos externos em fazer parte dela.

Quais as melhores ações de endomarketing para o Natal na empresa?

Agora que entendemos a importância de comemorar épocas como o Natal nas empresas, precisamos saber quais são as melhores ações de endomarketing que podemos adotar.

Então, se você está sem ideias de como engajar os colaboradores nesse período do ano, separamos algumas dicas que podem te ajudar a entrar no clima das festividades!

1. Decoração natalina

A primeira dica é mais objetiva, mas não deixa de ser muito importante. Afinal, a decoração ajuda a trazer cor para o Natal empresarial, que normalmente é celebrado dentro dos escritórios.

Um ambiente decorado — ainda mais se os profissionais participam do processo de montagem — traz envolvimento, bem como um sentimento de nostalgia que pode remeter à infância das pessoas.

Realizar essa atividade dentro da empresa e estar imerso nesse clima natalino faz com que o profissional sinta afeto pelos seus pares, liderados e lideranças.

A decoração, além de colaborativa, pode ser interna e externa, indo também para a fachada do prédio. Isso é uma forma de engajar além dos funcionários, mas também as pessoas que circulam pelos arredores do espaço.

2. Confraternização

As confraternizações de fim de ano são essenciais porque além de celebrar todo o trabalho desenvolvido nos últimos 12 meses, ainda estreita os laços entre os colaboradores. Não importa o porte da festa ou o local, o importante é não deixar a data passar batido.

A comemoração pode ir desde uma ceia com amigo secreto sorteado entre todas as pessoas da empresa até uma grande festa com direito a música ao vivo, amigos e familiares presentes.

Tudo isso vai depender do dinheiro disponível para a equipe de Gestão de Pessoas e a cultura da empresa — confraternizações não convencionais podem ser feitas também, por que não?

3. Brindes

Outra ação que depende do dinheiro armazenado em caixa é a entrega de brindes para o quadro de funcionários.

É possível dar presentes menores como doces, canecas e chaveiros, por exemplo. Mas, caso a verba disponível seja maior, presentear as pessoas das equipes com cestas de Natal é uma grande estratégia de people experience.

4. Natal solidário

Uma ação nobre e muito necessária é o Natal solidário. O engajamento em causas sociais é uma grande prioridade das novas gerações, além de ser algo muito importante por si só.

Por isso, a empresa pode liderar uma arrecadação de alimentos não perecíveis e itens básicos de saúde e higiene.

Outra forma de participar do Natal solidário é reservar um dia para fazer visitas a instituições carentes, com pessoas que precisam de afeto – como asilos, orfanatos e hospitais.

5. Concursos e gratificações

Reconhecimento é bom e todo mundo gosta. Ainda mais se estamos falando de satisfação, motivação e engajamento no trabalho. Por isso, uma forma de reconhecer os profissionais por todo o trabalho realizado é por meio de dinâmicas como “melhores do ano”.

Aqui, é possível criar várias categorias e premiar funcionários que foram destaque em cada uma delas.

Essas categorias podem variar entre coisas simples, como “melhor humor”, “planilha mais organizada”, “funcionário destaque” e “maior meta batida”. Nesse sentido, equipes completas também podem ser premiadas.

Essa é uma ótima estratégia para engajar e trazer produtividade na reta final do ano. Para isso, também é importante preparar e divulgar a premiação com antecedência, para que todas as pessoas se empenhem na dinâmica.

6. Planejamento de metas futuras

Pode parecer sem graça, mas realizar palestras, eventos e rodas de conversa sobre as metas do próximo ano ajuda a trazer de volta um vigor para as equipes.

Afinal, isso faz com que os colaboradores estejam preparados para o que está por vir e passa uma sensação de recomeço.

Lembre-se sempre de deixar um espaço livre e esteja aberto(a) para ouvir o que os profissionais têm a dizer. A escuta ativa é mais que importante nesse aspecto, porque além de trazer as pessoas para perto, elas se sentem parte do negócio.

Investir em endomarketing é importante, de fato?

Vimos que investir em ações como o Natal na empresa é essencial, sobretudo, para o engajamento dos colaboradores.

Além de trazer um frescor para uma época de movimentações atípicas, ainda permite que as pessoas se vejam como peças importantes do negócio.

Se você quer entender mais sobre como funciona o endomarketing nas empresas e por que ele pode transformar a sua gestão, temos um conteúdo completo sobre o assunto. Boa leitura e até a próxima!

Autora
Como elaborar ações estratégicas de endomarketing para o Natal na empresa?
Analista de Planejamento e Produção de Conteúdo
Hannah é jornalista, apaixonada por música, moda, lugares bonitos e tudo que dá brilho aos olhos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support