Novembro Azul nas empresas: cuidando da saúde masculina e fortalecendo as equipes
A saúde masculina no ambiente de trabalho é uma questão que não podemos ignorar. Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que 71,7 mil novos casos anuais devem surgir entre 2023 e 2025, tornando a ação indispensável.
É nesse contexto que a campanha Novembro Azul nas empresas se torna um passo significativo para a conscientização.
Afinal, ao abraçar essa ideia, as organizações não apenas demonstram cuidado por seus funcionários, mas também fazem com que apoiadores da marca se envolvam em suas iniciativas.
Neste artigo, exploraremos o que é o Novembro Azul, por que é crucial aderir a essa campanha nas empresas e como o RH pode ajudar a conscientizar os colaboradores. Continue a leitura e descubra como fazer a diferença!
Saiba o que é e como surgiu o Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha global de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata.
Desde sua chegada ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia, o movimento tem se destacado como um símbolo de cuidado masculino.
Contudo, seu início se deu na Austrália em 2003, quando dois amigos inspirados pelas ações do Outubro Rosa deixaram seus bigodes crescerem para chamar a atenção para a saúde dos homens.
Hoje, o Novembro Azul está presente em diversos países, e seu objetivo é encorajar sobretudo as pessoas mais resistentes a realizarem os exames preventivos, facilitando o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.
O mês de novembro, por sua vez, foi escolhido para a campanha pois no dia 17/11 é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.
Entenda por que aderir ao Novembro Azul nas empresas
O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre o público masculino, com a estimativa de que um em cada nove homens será diagnosticado com essa enfermidade.
Isso sinaliza que, em um quadro de funcionários, é bem provável que haja pelo menos um colaborador afetado por esse tipo de câncer.
Nesse contexto, a adesão ao Novembro Azul nas empresas é de suma importância.
Essa campanha tem o potencial de transformar a perspectiva dos colaboradores em relação ao autocuidado, uma vez que 62% dos brasileiros só procuram o sistema de saúde quando têm sintomas insuportáveis.
Além disso, ela demonstra preocupação com a saúde e o bem-estar dos profissionais, criando um ambiente de trabalho mais acolhedor e com responsabilidade social.
Isso também melhora a imagem da companhia e atrai clientes, parceiros e profissionais alinhados com valores de cuidado e preocupação com a comunidade.
Por esse motivo, investir em iniciativas internas de Novembro Azul pode resultar em maior engajamento, produtividade e senso de pertencimento, além de reduzir as taxas de absenteísmo.
Como o RH pode promover ações de Novembro Azul nas empresas? Confira 7 maneiras!
Existem diversas maneiras de o setor de Recursos Humanos aderir à campanha. Abaixo, destacamos sete medidas práticas:
1. Incentive a realização de exames preventivos
Uma das ações mais eficientes para colaborar com o Novembro Azul é incentivar a realização de exames. Afinal, esse é o principal objetivo, certo?
Para isso, sua empresa pode estabelecer parcerias com convênios médicos, facilitando o acesso a profissionais e hospitais de qualidade. Do mesmo modo, é possível oferecer um dia de folga por ano para a realização do exame.
Mediante o envio do atestado, por exemplo, o funcionário terá abono não somente das horas dedicadas a essa atividade, mas de todo o dia.
2. Crie representações visuais
Investir em representações visuais, como murais, camisetas e cartazes azuis, também é essencial para mostrar o envolvimento da empresa na campanha.
Esses símbolos visuais ajudarão a internalizar a mensagem do Novembro Azul no cotidiano dos colaboradores.
3. Trabalhe em parceria com o marketing
O marketing e RH, juntos, têm o potencial de impulsionar a promoção desta e e outras campanhas no ambiente de trabalho.
Isso porque, o marketing conhece as melhores abordagens e a linguagem adequada para a comunicação interna.
Além disso, ele pode contribuir com a gestão de pessoas nas ações em redes sociais, e-mails marketing e na busca por parcerias estratégicas.
4. Proponha palestras e rodas de conversa
A conscientização surge a partir da troca de conhecimentos, informações e experiências. Por isso, propor palestras com profissionais da saúde e pessoas que superaram a doença pode ajudar nesse quesito.
Além disso, rodas de conversa mais íntimas, onde os participantes compartilham experiências, criam um ambiente de apoio e sensibilização.
5. Distribua materiais informativos
Seja em parceria com o marketing ou com outras áreas ou por iniciativa própria do RH, distribuir panfletos e outros materiais informativos é uma boa estratégia.
Aqui, vale apostar tanto no ambiente online quanto no offline para atingir um maior número de funcionários.
Afinal, informação de qualidade nunca é demais, e entender dados que refletem a importância da prevenção ao câncer de próstata é fundamental.
6. Combine um dia para que todos usem azul
Pode parecer pequena, mas uma ótima ação, que afeta positivamente o sentimento de pertencimento e identificação, é combinar um dia para que todos usem azul.
Essa e outras iniciativas de gestão de pessoas podem impactar a rotina de toda a organização — mesmo que apenas na escolha de qual camisa vestir. E mais: elas podem partir do RH, das lideranças ou de alguma outra ação coletiva.
7. Incentive práticas que favorecem a saúde e o bem-estar
Por fim, lembre-se de que a saúde vai muito além de consultas médicas! Portanto, promova práticas diárias de alimentação saudável, atividades físicas e cuidados com a saúde mental.
Isso pode ser feito por meio de benefícios que facilitem o acesso a nutricionistas, psicólogos e academias, proporcionando vantagens que vão além do Novembro Azul.
Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, aderir à essa campanha nas empresas é uma demonstração clara de que a organização se preocupa com a qualidade de vida de sua equipe.
Da mesma forma, ela reconhece a importância da conscientização sobre a saúde masculina no ambiente de trabalho.
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