ATS de recrutamento e seleção: o que é, como funciona e 10 principais vantagens
Você provavelmente já ouviu falar em soluções de ATS para otimizar demandas de Gente e Gestão. Mas você sabe como funciona esse tipo de ferramenta e quais são seus principais benefícios?
Usar um ATS no recrutamento e seleção é uma opção estratégica para empresas que precisam de mais agilidade e eficiência nas contratações. Afinal, esse recurso permite automatizar processos, armazenar grande volume de dados e avaliar candidatos de forma rápida e mais efetiva.
Neste conteúdo, você entenderá melhor o que é ATS, como ele funciona e quais são as 10 principais vantagens de investir nessa tecnologia. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!
- O que é ATS de recrutamento e seleção?
- Como o Applicant Tracking System funciona?
- Quais são as principais funções de uma ferramenta de ATS?
- Por que usar um ATS de recrutamento e seleção?
- Quais são as vantagens de usar um ATS no recrutamento e seleção? Confira 10 principais!
- Como uma ATS de recrutamento e seleção pode ajudar o RH?
- Como escolher um bom Sistema de Rastreamento de Candidatos?
O que é ATS de recrutamento e seleção?
A sigla ATS representa o termo em inglês Applicant Tracking System, que significa “Sistema de Rastreamento de Candidatos”. No recrutamento e seleção, um ATS é uma plataforma digital para o gerenciamento de vagas e processos seletivos, bem como dos currículos cadastrados.
Por isso, é uma solução completa de recrutamento inteligente, que usa tecnologia no RH para potencializar o sucesso das contratações. E, para tal, atua em todas as etapas da seleção, permitindo automatizar tarefas de forma estratégica.
Além disso, dentro das ferramentas de ATS é possível criar e integrar testes, formulários, entrevistas em vídeo e feedbacks, por exemplo. Tudo isso contribui para identificação dos candidatos mais aderentes a uma oportunidade, por meio de um recrutamento ágil e certeiro.
Assim, todas as etapas da seleção podem ser planejadas e até mesmo executadas dentro da ferramenta. Continue a leitura e saiba mais!
Como o Applicant Tracking System funciona?
O software de ATS funciona como uma ferramenta de gestão de vagas e candidatos, que passam a ser classificados a partir de fluxos e filtros específicos.
Assim, com a aplicação desses filtros de acordo com as necessidades do R&S, a triagem e avaliação de currículos são facilitadas. Além disso, por meio de análise de dados e automatização de tarefas, o ATS permite um gerenciamento mais prático do status de cada vaga de emprego.
Para isso, seu uso geralmente acontece da seguinte forma:
- Criação da vaga.
- Publicação da oportunidade na plataforma e em sites específicos.
- Inscrição de perfis armazenados no banco de currículos.
- Avaliação automatizada dos candidatos a partir dos filtros definidos.
- Envio de feedbacks, mensagens e atualizações.
Um Sistema de Rastreamento de Candidatos também tem funcionalidades que permitem seu funcionamento de forma completa e personalizada. Dentre elas a manutenção de um banco de currículos, a aplicação de testes técnicos e comportamentais, a emissão de relatórios e a construção de um ranking de resultados.
Quais são as principais funções de uma ferramenta de ATS?
Uma ferramenta de ATS apresenta diferentes funcionalidades, que podem ser adaptadas e usadas de acordo com as necessidades de uma empresa. Dentre as principais funções estão:
- armazenamento de dados e estruturação de banco de currículos;
- definição de etapas personalizadas para cada processo seletivo;
- criação de filtros específicos e diretrizes para triagem de candidatos;
- avaliação automática de resultados e liberação de novas fases sem intervenção do RH;
- aplicação de testes técnicos, de conhecimentos e de perfil comportamental;
- agendamento de entrevistas;
- solicitação e gravação de entrevistas e apresentação pessoal em vídeo;
- envio de feedbacks para candidatos;
- organização dos resultados em ranking;
- geração de relatórios de performance e resultados.
É o tipo de solução que é bem completa, concorda? Mas se você ainda não sabe porque apostar em um ATS de recrutamento na sua empresa, veja abaixo uma explicação completa e as principais vantagens dessa tecnologia!
Por que usar um ATS de recrutamento e seleção?
O uso da tecnologia está cada vez mais presente na rotina de diversos setores corporativos – dentre eles, o RH. Desde ferramentas para recrutamento e seleção até plataformas para gestão de equipes, as possibilidades são várias.
No caso de processos seletivos, o ATS surge como a solução ideal para garantir agilidade e segurança na tomada de decisões e na realização de atividades operacionais. Assim, as equipes de Gente e Gestão conquistam tempo e energia para se dedicar a demandas estratégicas e a fases mais complexas da seleção.
Outro ponto importante para usar um Applicant Tracking System está na transformação do perfil dos candidatos. Afinal, com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho, as empresas precisam se adequar.
Além disso, com as inovações de mercado e a presença constante da tecnologia, já não é viável realizar ações como essa sem o suporte de soluções eficientes amparadas em dados, não é mesmo?
Quais são as vantagens de usar um ATS no recrutamento e seleção? Confira 10 principais!
1. Realizar processos de recrutamento mais inteligentes
Ao investir em um software de ATS, uma empresa também está investindo em um recrutamento inteligente, baseado em dados. Dessa forma, além da agilidade nos processos, a equipe de RH consegue ter mais precisão na seleção de pessoas.
Isso porque as etapas iniciais e operacionais do R&S são realizadas de forma automatizada pela plataforma. Assim, os perfis que chegam às fases finais do processo tendem a ser mais qualificados e aderentes à vaga.
Além disso, com as informações obtidas por meio da coleta, análise e cruzamento de dados, os recrutadores têm insumos para guiar a escolha do profissional ideal junto às lideranças.
2. Economizar recursos
Uma solução de ATS de recrutamento pode contribuir para a redução de custos sob diversas perspectivas. Isso porque otimiza o trabalho das equipes de RH, valorizando seu real potencial de performance.
Dessa forma, o uso da tecnologia evita a necessidade de ampliação do time e colabora para o alcance de melhores resultados. Mas, mais do que isso, com a assertividade das contratações, evita um alto volume de desligamentos, reduzindo o turnover e custos trabalhistas.
Além disso, ao realizar etapas online e de forma automatizada, um Sistema de Rastreamento de Candidatos reduz o custo atribuído à realização de processos seletivos.
3. Ter mais controle nos processos de seleção
Plataformas para recrutamento e seleção permitem que todas as informações sobre candidatos e vagas sejam armazenadas em um só lugar, facilitando sua visualização e análise. Elas também possibilitam a aplicação de filtros para triagem de currículos, organizando o processo de forma ágil e controlada.
Outro ponto importante é que, ao abrir uma nova vaga, o profissional responsável pelo recrutamento pode recorrer ao banco de currículos em busca de talentos. Assim, pode atuar de maneira ativa para o fechamento da vaga, otimizando seu trabalho.
4. Alcançar melhor desempenho e resultados em processos seletivos
As ferramentas de ATS dispões de indicadores que avaliam aspectos como número de inscrições e tempo de fechamento das vagas. Com os relatórios produzidos, é possível identificar falhas no recrutamento em busca de soluções, bem como reconhecer aspectos positivos.
Assim, com a automatização de processos, análise de dados, uso de tecnologias e acompanhamento de métricas, é possível melhorar o desempenho de processos de seleção.
5. Integrar páginas, redes sociais e ATS
Esse tipo de tecnologia pode ser facilmente integrado a outras ferramentas online. Por exemplo, para facilitar a divulgação de oportunidades nas mídias sociais, como o LinkedIn, ou o cadastro via páginas de carreira e sites de emprego.
Essa praticidade favorece a atração de um grande número de pessoas e, consequentemente, um grande volume de inscrições. Outro ponto positivo está na melhora da experiência do candidato e no fortalecimento da marca empregadora.
Afinal, com a facilidade nas inscrições e a concentração de todas as etapas de avaliação em um só lugar, o processo seletivo tende a ser mais agradável para os profissionais.
Além disso, o contato próximo entre empresas e pessoas humaniza a marca e cria laços de identificação e conexão entre ela e os inscritos para a vaga.
6. Facilitar a comunicação com candidatos
A maioria das plataformas de ATS oferece um contato fácil entre pessoas recrutadoras e profissionais, possibilitando a troca de e-mails ou mensagens. Dessa forma, solucionar dúvidas, enviar feedbacks, passar orientações e agendar próximas etapas do processo seletivo é ainda mais fácil.
7. Proporcionar uma melhor experiência para os candidatos
Como vimos, a praticidade atribuída a um processo de seleção realizado dentro de um software de recrutamento favorece a experiência dos candidatos.
Além disso, a atualização sobre as etapas de avaliação e a troca de feedbacks contribui para o bem-estar dessas pessoas. Afinal, a procura por um emprego pode ser motivo de ansiedade para muitas delas, não é?
Essa melhor experiência dos candidatos traz benefícios também para a empresa, uma vez que o RH não será sobrecarregado pela cobrança de respostas, por exemplo.
8. Observar benefícios no longo prazo
Apostar no uso de um ATS no recrutamento e seleção da sua empresa pode trazer diversos benefícios no longo prazo, principalmente nos indicadores de RH. Afinal, contratações mais certeiras favorecem o atingimento de metas e a melhora do clima organizacional.
Aspectos como a satisfação, motivação e engajamento também são fortemente impactados pelo perfil e clima das equipes. Tudo isso, por sua vez, contribui para o aumento da retenção de talentos e a diminuição do turnover.
9. Alcançar mais segurança de dados
Ao armazenar todas as informações sobre pessoas, vagas e currículos em um ATS na nuvem, você garante maior proteção e segurança de dados. Afinal, a tecnologia aplicada ao Big Data e as adequações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem como objetivo resguardar pessoas e empresas.
10. Unir o potencial criativo humano e o uso de tecnologias
Uma das principais vantagens de utilizar soluções para RH está em unir o potencial único e criativo do ser humano ao uso de tecnologias inovadoras.
Essa combinação permite mapear e conhecer pessoas com diferentes características, potencialidades e experiências. Assim, o ATS de RH permite também realizar ações mais diversas e personalizadas.
Como uma ATS de recrutamento e seleção pode ajudar o RH?
Bom, acredito que já é evidente quantos benefícios investir em uma solução de ATS pode trazer para o seu recrutamento e seleção, não é mesmo? Mas as vantagens vão muito além dos processos seletivos!
Com um bom ATS no RH, que promove um recrutamento inteligente e completo, suas equipes de Gente e Gestão irão perceber melhoras também em:
- produtividade no trabalho das equipes;
- clima organizacional, satisfação, motivação e engajamento;
- experiência dos colaboradores (employee experience);
- segurança jurídica e adequação à LGPD;
- aproveitamento do potencial estratégico do RH.
Como escolher um bom Sistema de Rastreamento de Candidatos?
Agora que você já sabe o que é um ATS, como essa tecnologia funciona e quais os principais benefícios para a sua empresa, é hora de entender como escolher um!
Um bom Applicant Tracking System deve ser, acima de tudo, intuitivo e confiável. Por isso, verifique suas principais funcionalidades, o suporte oferecido às empresas e o tipo de tecnologia aplicada.
Além disso, observe sua interface e como é a experiência do usuário, isso dirá muito sobre o volume e eficácia do banco de currículos (ou pipeline de talentos).
Busque avaliar também como acontece a integração dos dados, a personalização das etapas e a realização de testes e feedbacks automáticos. E, por fim, não se esqueça de procurar informações sobre outras empresas que já utilizaram o software.
Se você gostou do conteúdo, o que acha de entender como uma ferramenta de ATS funciona na prática? Fale com a gente!