EVP: o que é e como impacta uma empresa?
A proposta de valor ao colaborador, ou o termo em inglês, employee value proposition (EVP), é um tema estratégico para o setor de Gente e Gestão. Afinal, ele é um dos requisitos fundamentais para a força de trabalho de uma empresa.
Na gestão de pessoas moderna, o trabalhador é conhecido como um colaborador, peça-chave para a parceria entre empresa e funcionário.
Nela, todos devem se beneficiar com o retorno do investimento aplicado por cada um nos processos. E isso só pode ser alcançado com a combinação de fatores como retorno financeiro, benefícios, qualidade de vida, bem-estar, motivação e valorização.
Se quiser saber mais sobre EVP e como ele impacta os resultados de um negócio, continue a leitura!
Qual a importância do EVP para as empresas?
O EVP é importante principalmente para a atração e retenção de talentos, oferecendo incentivos para que as pessoas queiram fazer parte da empresa. Tudo isso por meio do fortalecimento da marca empregadora e da geração de valor.
Uma maneira para construir um employee value proposition atrativo, é ter como foco a cultura e o propósito da organização. E, a partir deles, alinhar expectativas, interesses, dificuldades e posicionamentos com os colaboradores.
Descobrir as motivações da experiência do funcionário, criar uma cultura de propósito no local de trabalho e estimular carreiras significativas também são atribuições do EVP e da construção do diferencial competitivo para o negócio.
Como saber se a empresa tem um EVP atrativo?
Você sabe que algumas coisas têm suas recompensas materiais, não é mesmo? O salário do mês, bonificações acordadas, benefícios extras, entre outros aspectos de valores tangíveis, ou seja, que podem ser mensurados.
Porém, não podemos esquecer de tudo que agrega valor imaterial no dia a dia. Questões como a qualidade do tempo que você passa no trabalho, o bem-estar, a segurança emocional, entre outros fatores que não podem ser contabilizados e que contribuem para que a sua equipe tenha um bom desempenho.
É a combinação de todos esses valores que dirá se a sua empresa é um bom lugar para trabalhar. Mais do que isso: dirá se ela tem um clima organizacional saudável e produtivo, que proporciona na prática o que uma empresa sustentável e responsável com seu capital humano quer reverberar para a sociedade.
Em quais pontos devo prestar atenção para oferecer um efetivo Employee Value Proposition para os colaboradores?
Como sabemos, o capital humano de uma empresa quer (e deve) ser valorizado e encorajado para se manter motivado, produtivo e feliz em sua rotina laboral. Isso fará com que o índice de turnover e o seu impacto na rotatividade de pessoal diminuam na sua empresa.
Mas, o que não pode faltar na implementação do EVP na trajetória dos colaboradores?
Em primeiro lugar, é importante realizar uma pesquisa interna para entender como as pessoas se veem dentro da organização. O importante é evidenciar quais são os pontos fortes e o que precisa ser aperfeiçoado nas equipes.
Após coletadas essas informações, é possível obter um diagnóstico amplo sobre como está sendo a experiência do seu colaborador, ou employee experience. E, até mesmo, como está a vivência dos candidatos que demonstram interesse em fazer parte dos processos seletivos da empresa.
Além disso, destacamos algumas estratégias que devem ser observadas. Veja as principais delas a seguir!
Fuja da mentalidade hierarquizada
O mundo corporativo passou por mudanças significativas nos últimos tempos. Hoje, a gestão de pessoas preza por construir relações de ajuda mútua e cooperativa entre os colaboradores.
Por isso, é preciso buscar o equilíbrio entre decisões que partem de forma hierarquizada, ou seja, diretamente da alta gestão, e outras que podem ser construídas no dia a dia de trabalho.
Exerça uma liderança humanizada
Muitos fatores podem levar um funcionário a desistir de permanecer na organização. Mas a principal causa de descontentamento, segundo dados publicados no site G1, 8 em cada 10 trabalhadores deixam o seu cargo por causa do chefe.
Empatia e escuta ativa certamente são atributos que fazem diferença no ambiente corporativo. Quando pensamos em liderança, essas características se tornam ainda mais importantes. Afinal, é a encarregada por manter o time engajado, construindo soluções em conjunto para um bem maior — que é o sucesso de toda a equipe.
Torne o ambiente de trabalho um local seguro e acolhedor
O sentimento de pertencimento, inclusão e segurança no local de trabalho agregam valor para o bem estar e a saúde de forma geral.
E isso só é possível se o ambiente estiver livre de todo e qualquer tipo de práticas discriminatórias e situações de assédio moral ou físico. Além de ser um espaço confortável, com acessibilidade e que preze pela segurança dos funcionários.
Zelar pelas pessoas que compõem o seu capital humano, certamente agregará valor para a sua marca empregadora.
Invista em plano de desenvolvimento e plano de carreira
A permanência dos melhores talentos na sua empresa passa pela ideia de que os funcionários devem estar felizes e motivados. Nesse caso, o PDI (Plano de Desenvolvimento Pessoal) é uma importante ferramenta para ajudar a construir boas perspectivas de carreira.
Estabelecendo objetivos e metas de crescimento profissional, ele amplia as possibilidades de os colaboradores permanecerem na instituição, visando a ascensão na sua trajetória.
A oferta de desenvolvimento de valor ao funcionário pode ser determinante na sua escolha, gerando EVP. Para a empresa, a sua construção bem elaborada é uma ótima ferramenta de força empregadora onde as pessoas querem estar.
Lembre-se que além dos clientes externos, é necessário cuidar e atender também aos clientes internos que são parte do seu time, combinado?
Se tiver gostado deste artigo, assine nossa newsletter e receba conteúdos estratégicos para seus desafios de Gente e Gestão! Até a próxima!