O que é Recrutamento Inteligente e como ele funciona?
O recrutamento inteligente é a base para processos de recrutamento e seleção mais tecnológicos e efetivos. Com a análise de dados e agilidade nos processos, se torna mais fácil encontrar profissionais qualificados para a sua empresa.
Por isso, cada vez mais, o RH opta por se apoiar em metodologias inteligentes para otimizar a busca e o desenvolvimento de talentos. Tudo isso de forma estratégica e gerando vantagem competitiva para a organização.
Neste post, você vai entender o que é recrutamento inteligente, como ele funciona, quais os benefícios para empresa e colaboradores e qual é o seu impacto nos processos seletivos. Continue a leitura e saiba mais!
O que é Recrutamento Inteligente?
O recrutamento inteligente consiste na utilização de ferramentas e tecnologias para encontrar os candidatos adequados ao perfil de cada vaga. Para isso, são elaboradas estratégias de atração, seleção, desenvolvimento e retenção de profissionais.
As estratégias por trás das metodologias inteligentes para recrutamento e seleção se amparam na coleta e análise de dados, realizando a triagem de currículos com base na descrição da vaga e a competências apresentadas por cada candidato.
Dessa forma, as empresas têm mais chances de atrair profissionais com as habilidades técnicas, comportamentais e fit cultural desejados pela liderança, alcançando maior grau de assertividade e agilidade nos resultados.
Como funciona o Recrutamento Inteligente?
Existem diversas maneiras de realizar um recrutamento inteligente nas empresas. Para isso, alguns fatores devem ser levados em consideração, como:
- as mudanças no comportamento humano;
- o incentivo ao desenvolvimento profissional;
- as expectativas e objetivos da organização.
A partir do entendimento desses fatores, é possível traçar estratégias que deem lugar à tecnologia e ao tratamento de dados.
Com isso, a aplicação do Big Data no RH e o uso de Inteligência Artificial, permitem a realização de processos seletivos mais inteligentes e menos enviesados. Isso acontece, principalmente, a partir dos seguintes aspectos:
- aplicação de testes de perfil comportamental;
- controle de dados;
- triagem automatizada de currículos;
- divulgação correta das vagas;
- análise de resultados e adequação da estratégia.
Dessa forma, o recrutamento inteligente funciona como uma extensão dos processos de recrutamento e seleção tradicionais, tornando-os menos operacionais e mais tecnológicos.
Quais são as vantagens do Recrutamento Inteligente?
Bom, como vimos, aliar tecnologia as etapas dos processos de recrutamento e seleção pode trazer inúmeros benefícios para a efetividade na formação de times e para a otimização de recursos.
Porém, há várias outras vantagens do uso da tecnologia no RH e em processos seletivos. Conheça as 10 principais!
1. Gestão de vagas
Com o suporte de softwares adequados, as vagas passam a ser melhor administradas e facilmente encontradas por perfis compatíveis.
Assim, a partir da automatização de processos e da utilização de ambientes virtuais, as informações sobre as vagas são atualizadas de forma rápida e prática, estando a apenas um clique de candidatos e recrutadores.
2. Atualização de banco de dados
Com o armazenamento de currículos e perfis online, fica mais prático encontrar profissionais compatíveis com as vagas em aberto. Além disso, os candidatos podem se inscrever em diferentes vagas com o mesmo material, aumentando as chances de contratação.
Outra vantagem é que os currículos podem ser atualizados em tempo real pelos candidatos, estando sempre o mais completos possível.
Assim, a empresa poderá filtrar informações de acordo com as especificidades de cada vaga, otimizando a triagem de currículos e a aprovação de candidatos para as próximas fases do processo seletivo.
Outro ponto interessante é que, com a migração para o digital, os custos com impressão, armazenamento de currículos em papel e o tempo para análise de talentos serão reduzidos.
3. Interatividade
Normalmente, nos ambientes digitais e páginas de carreira existem funcionalidades para além da inserção de currículos, permitindo maior interação entre banco de talentos e organização.
Com isso, o RH das empresas pode repassar informações para os candidatos mais facilmente, bem como compartilhar dicas e experiências para um melhor desempenho em entrevistas, dinâmicas e na elaboração do currículo. Além disso, o RH fica mais acessível para que candidatos também solucionem dúvidas.
4. Realização de etapas online
Com o recrutamento inteligente e a estruturação de páginas de carreira, as empresas podem optar pela realização de etapas online, como testes de lógica ou idiomas, entrevistas por vídeo e avaliações comportamentais.
Assim, as etapas presenciais são reduzidas para as últimas fases do processo seletivo, permitindo que empresa e candidato reduzam custos e tempo investido com entrevistas e questionários.
5. Fit cultural entre candidato e empresa
Ao utilizar uma plataforma de recrutamento inteligente, para além do acesso às informações contidas em currículo, é possível realizar questionários objetivos e etapas de avaliação adequadas às necessidades de cada empresa.
Com isso, recrutadores terão mais informações e suporte tecnológico para cruzar dados e encontrar o candidato ideal para cada vaga, aumentando as chances de melhores contratações.
Além disso, características comportamentais e soft skills podem ser percebidas por meio de análises específicas e coleta de dados. Assim, é possível mensurar a compatibilidade entre o candidato e a cultura da empresa.
6. Assertividade nas contratações
Com maior volume de dados, há também maior precisão na tomada de decisões e, consequentemente, maior assertividade nas contratações.
Ao realizar contratações mais direcionadas com cada necessidade, as chances de desligamento ou de baixa produtividade são reduzidas.
7. Aumento da produtividade
Ter funcionários certos nos cargos adequados favorece a produtividade e a agilidade na realização de tarefas. Além disso, com funcionários satisfeitos e engajados, o clima organizacional se torna melhor, favorecendo a qualidade dos resultados.
8. Redução do turnover
Com melhores contratações, as chances de desligamento de colaboradores são menores, reduzindo o turnover. Isso acontece, pois, em equipes formadas por profissionais com as competências necessárias para executar suas funções e que estão alinhados entre si e com a cultura da empresa, os índices de satisfação são maiores.
9. Terceirização dos processos de recrutamento
Com o armazenamento de dados e a utilização de ambientes virtuais, a terceirização dos processos de recrutamento e seleção se torna uma possibilidade viável para as empresas.
Assim, o RH interno fica disponível para desempenhar ações estratégicas enquanto uma empresa terceirizada se responsabiliza pela atração, recrutamento e seleção de pessoal.
10. RH mais estratégico
A realização de processos inteligentes associada à mudança de mentalidade, busca por inovação e adequação às novas tecnologias colabora para que o RH seja ainda mais estratégico, desempenhando papel efetivo na consolidação das metas da empresa.
Como realizar processos de recrutamento inteligentes?
Para realizar processos inteligentes é preciso apostar em softwares de recrutamento, na capacitação de colaboradores e em metodologias de desenvolvimento.
Além disso, uma boa maneira de começar é promovendo treinamentos para a equipe de RH, investindo na divulgação de vagas no LinkedIn e site da empresa, utilizando uma boa página de carreiras e, por fim, investindo na boa reputação como marca empregadora.
Como usar metodologias inteligentes em processos seletivos?
Com o uso de tecnologias para análise comportamental e recrutamento inteligente, é possível realizar processos seletivos mais ágeis e eficientes, economizando tempo e direcionando atenção para os pontos estratégicos daquela contratação.
Os softwares de Gente e Gestão permitem gerenciar diversas etapas dos processos seletivos, como:
- divulgação;
- atração;
- triagem de currículos;
- gerenciamento de feedbacks;
- análise de perfis comportamentais.
Ferramentas
Para a realização de processos mais tecnológicos e inovadores, é preciso contar com ferramentas específicas para divulgação e gerenciamento das vagas, bem como para administrar o seu pipeline de talentos.
Nesse sentido, os principais suportes são as redes sociais, as páginas de carreira e as plataformas de Gente e Gestão.
Redes Sociais
As redes sociais são importantes meios para divulgação de vagas e atração de candidatos com perfil compatível. Por isso, é essencial investir em boas estratégias de marketing de atração.
Página de carreiras
As páginas de carreiras possibilitam o gerenciamento de vagas em tempo real e a atualização automática do banco de talentos. Além disso, por meio delas, é possível ter um contato próximo entre candidatos e RH.
Plataformas de Gente e Gestão
Para realizar processos inteligentes e amparados por dados é preciso utilizar softwares próprios para coleta, análise e tratamento de informações, bem como para gestão de pessoas e controle de desenvolvimento.
Assim, essas plataformas são peça essencial para empresas que desejam realizar recrutamentos mais inteligentes e automatizados.
Qual a relação entre recrutamento inteligente e recrutamento preditivo?
Recrutamento inteligente e o uso de metodologias preditivas caminham lado a lado para o sucesso das contratações.
Isso acontece pois ambos se baseiam na coleta e análise de dados, a fim de compreender o perfil comportamental de colaboradores, suas capacidades cognitivas e a compatibilidade com a cultura da empresa.
Por isso, o recrutamento preditivo é a chave para entender como um profissional vai se comportar caso contratado, contribuindo para uma maior segurança na tomada de decisão. Assim, o recrutamento tecnológico e inteligente se torna uma tendência para as empresas, otimizando processos e ampliando resultados.
Gostou do post e quer entender melhor o que é recrutamento inteligente? Baixe nosso e-book gratuito e saiba como os algoritmos podem colaborar com o seu processo seletivo!