Como melhorar a estratégia de onboarding na sua empresa?

Como melhorar a estratégia de onboarding na sua empresa?

O onboarding consiste em apresentar e integrar novos colaboradores à cultura e processos internos de uma empresa. Isso contribui para a sua adaptação à equipe e o entendimento da rotina corporativa.

Por essa razão, o onboarding é cada vez mais utilizado para potencializar a atração, retenção e desenvolvimento de talentos. Afinal, recrutar e manter colaboradores engajados ao propósito do seu negócio é um dos maiores desafios da liderança e do RH interno.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como funciona essa estratégia de gestão e quais os principais benefícios para a sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é onboarding?

A palavra onboarding vem do inglês e pode ser traduzida como “embarcar”. No universo corporativo, é associada à imersão na cultura organizacional e na rotina de uma empresa, bem como ao alinhamento de propósitos.

Esse processo é essencial para nivelar equipes e garantir o amplo entendimento das estratégias de negócio. E, para isso, costuma acontecer logo após o recrutamento e seleção, com o objetivo de recepcionar as pessoas contratadas.

Normalmente, as principais fases do onboarding são:

  • apresentação da diretoria e lideranças;
  • explicação sobre a visão, missão, valores e propósito da companhia;
  • breve introdução sobre a cultura corporativa e boas práticas da empresa;
  • primeiro contato com ferramentas, softwares e responsabilidades da equipe.

Dessa forma, um onboarding bem planejado e executado é uma das maneiras mais eficazes de incentivar novos talentos, aumentando o engajamento e a produtividade.

Por que o onboarding é importante para estagiários?

Como vimos, o onboarding é uma importante estratégia para integração de profissionais à cultura da sua empresa e à sua equipe de trabalho. E, quando pensamos em jovens talentos, essa prática pode ser ainda mais importante!

Avaliando que os estagiários ainda estão começando a sua trajetória profissional e, por isso, tem pouco ou nenhum repertório sobre o ambiente corporativo, o onboarding se torna essencial para que se sintam amparados e seguros para começar a desempenhar demandas e se relacionar. Segundo a Daniele Pereira, que atua como headhunter, essa é uma fase crucial da sua experiência:

“Tudo começa no onboarding. Apesar de muitas empresas desvincularem essa etapa do programa de desenvolvimento, ela é importante porque é desde o início que você desenvolve o amadurecimento desse profissional.”

Além disso, vale ressaltar que o programa de estágio é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Por essa razão, torna-se de grande proveito tanto para o jovem contratado quanto para a empresa.

Isso porque, se bem recebido na organização e com expectativas de desenvolvimento profissional, um estagiário irá se dedicar ainda mais no desempenho de suas tarefas. Com isso, irá gerar verdadeiro valor para o negócio, podendo ser reaproveitado para uma contratação no futuro.

Porque investir em programas de desenvolvimento para trainees e estagiários

Ao contratar estagiários ou trainees para a sua empresa é preciso investir, também, em programas de desenvolvimento para esses profissionais.

Para isso, o primeiro passo é realizar um onboarding bem estruturado. Assim, as chances de que esse talento entenda e se adapte à cultura e ao propósito da empresa rapidamente são ainda maiores.

Como consequência, é possível que esse jovem deseje se manter na organização ao longo de sua trajetória de carreira, construindo uma história de sucesso.

Se isso acontecer, os benefícios para a empresa são vários. Afinal, falamos de profissionais dispostos a dedicar tempo, energia e criatividade ao negócio, promovendo a inovação e a diversidade.

Além disso, ao investir nos talentos internos, futuramente será possível contratar funcionários mais compatíveis com as expectativas da empresa. E o melhor: sem a necessidade de abrir um processo seletivo externo.

Quais os benefícios do onboarding para a empresa?

O onboarding traz diversos benefícios para as empresas e, agora, vamos apresentar os principais deles. Veja só!

Retenção de talentos

A primeira vantagem em ter um onboarding bem estruturado é a atração e retenção de talentos.

Isso porque os diferenciais competitivos e as características da organização, como cultura, valores, dinâmicas internas e propósito, são evidenciados desde o princípio.

Esse primeiro contato, se bem planejado, torna a empresa ainda mais atrativa para aquele profissional. Mais do que isso, já impulsiona sua adequação aos processos e à identidade da organização.

Redução do turnover

A redução das taxas de turnover está relacionada com o aumento na retenção de talentos. Afinal, com menores índices de desligamento e maior tempo de permanência de colaboradores na empresa, a rotatividade também será menor.

Portanto, investir em uma integração estratégica irá contribuir para a diminuição do turnover. Consequentemente, serão percebidos benefícios como o aumento da produtividade e a redução de custos com processos seletivos e encargos trabalhistas.

Melhora no engajamento e desempenho

Com o onboarding, o tempo de adaptação de novos profissionais na empresa é reduzido, elevando seu desempenho em curto prazo. Isso beneficia a empresa e a equipe em que está inserido.

Além disso, apresentar a cultura da empresa logo após a contratação (e incentivar o colaborador a se sentir parte dela) é uma ótima estratégia para impulsionar o engajamento.

Afinal, identificação gera motivação e estimula a criatividade! Com isso, você irá perceber ganhos em qualidade das entregas, satisfação, clima organizacional e inovação.

Diferencial competitivo

Realizar um processo de onboarding realmente eficiente e que seja o primeiro passo para um bom programa de desenvolvimento pode ser um grande diferencial competitivo.

Isso porque contribui para a experiência, imersão, aprendizado e visão de negócio dos talentos, o que traz diversas vantagens. Dentre elas, o fortalecimento da marca, a realização de projetos a longo prazo e a maior assertividade na construção de equipes.

Além disso, com a maior retenção de talentos e a redução do turnover, o clima organizacional é favorecido. Nesse cenário, pensar em soluções inovadoras se torna uma estratégia mais viável.

Somando essas transformações à redução de custos e ao investimento em capacitação interna, a empresa valoriza seus funcionários e promove a mudança de mentalidade. Isso colabora para o surgimento de novas propostas de negócio e para o fortalecimento do diferencial competitivo.

Como executar a estratégia de onboarding?

O onboarding pode variar de acordo com cada segmento de negócio e a cultura de cada empresa. Por isso, embora existam boas práticas para garantir o sucesso da iniciativa, é preciso avaliar o que faz sentido para a sua organização.

Veja abaixo algumas dicas para realizar um onboarding de qualidade!

Trabalhe a força da marca

Trabalhar a força da marca empregadora, ou o employer branding, é essencial para atrair profissionais qualificados e com fit cultural. Isso porque, cada vez mais, a maneira como uma empresa se posiciona é decisiva para recrutar candidatos em potencial.

Mas, acima de tudo, é preciso que haja alinhamento entre a imagem disseminada e a verdadeira experiência dos colaboradores. Afinal, a cultura e rotina divulgadas para o público externo devem fazer sentido para o público interno também.

Então, lembre-se de trabalhar a força da marca desde o recrutamento. Para isso, é possível utilizar a Página de Carreiras e o Marketing de Atração como aliados.

Por essa razão também, é importante se preocupar em transmitir e reforçar uma imagem coerente da empresa logo após a contratação, durante o onboarding. Dessa forma, a pessoa terá uma experiência prática que comprova (ou não) suas percepções sobre a organização.

Planeje o primeiro contato, otimizando o onboarding

Em processos de integração tradicionais é muito comum destinar alguns dias para que o funcionário conheça melhor a empresa e seus colegas de equipe.

Então, para que sejam dias proveitosos, é importante fazer uma lista com informações essenciais e que devem ser repassadas ainda no onboarding. Algumas delas são: valores da empresa, ferramentas utilizadas, as relações com clientes e quem são as lideranças imediatas.

O mais importante é que os primeiros dias da pessoa na equipe sejam motivadores, amigáveis e de verdadeira imersão nos processos.

Uma boa estratégia é realizar um momento de boas-vindas, em que toda a equipe recebe o novo colaborador e o faz se sentir bem-vindo naquele espaço. E, para isso, realizar dinâmicas de grupo pode ser uma boa alternativa!

Envolva a liderança na estratégia de onboarding

A primeira impressão é muito importante para a integração dos talentos, certo? E isso inclui a forma como a liderança da equipe e a diretoria executiva se apresentam.

Nesse sentido, é importante que haja um alinhamento entre a postura dos líderes, do RH e de demais funcionários – entre si e em relação à cultura da empresa.

Ah, é importante observar que a visão de um líder influente, solícito e comunicativo interfere positivamente na experiência do contratado, transmitindo credibilidade e segurança. Por essa razão, é importante ter a liderança como parte da estratégia de onboarding.

Conte com o apoio da tecnologia

Existem muitas tecnologias que podem facilitar o processo de onboarding tornando-o mais ágil, agradável e eficaz. Um exemplo são as soluções para Gente e Gestão que se baseiam em Big Data e People Analytics para avaliar perfis.

Além disso, a tecnologia pode ser utilizada como suporte para capacitações e cursos online, comunicação empresarial e, até mesmo, para jogos corporativos e dinâmicas!

Ao falar sobre a cultura da empresa, por exemplo, é possível apresentar um vídeo institucional com participação da liderança e colaboradores. Ou, ainda, apresentar os produtos e serviços da empresa em arquivos multimídia armazenados na nuvem.

Aposte em acompanhamento e treinamento específico

Um dos passos mais importantes ao receber um novo profissional em sua empresa é garantir o treinamento adequado para que seja capaz de executar suas funções.

Por isso, designar um membro da equipe para acompanhar seu desenvolvimento e passar instruções é essencial. Isso colabora inclusive para que sejam formados laços de confiança e colaboração no setor.

Além disso, ao planejar o onboarding e possíveis treinamentos para esses colaboradores, é preciso ter em mente também o que precisa ser aprimorado para seu sucesso na carreira.

Então, avalie quais habilidades técnicas podem ser desenvolvidas, mas, principalmente, quais soft skills são indispensáveis para sua atuação. Como apoio, é interessante recorrer aos dados coletados ainda no recrutamento, se apoiando nas tecnologias para RH.

Como melhorar o onboarding da sua empresa?

Caso a sua empresa já invista em estratégias de onboarding, mas não veja resultados aparentes, pode ser o momento de adequar a abordagem.

Para isso, é interessante realizar a coleta de feedbacks e analisar seus indicadores de desempenho. Isso irá ajudar o RH a entender onde pode estar a falha e o que deve ser adaptado.

Além disso, alguns aspectos podem ser repensados para melhorar a experiência do colaborador. Confira algumas dicas:

  • ensine e acompanhe, mas demonstre confiança no desempenho daquele profissional;
  • invista no aprendizado contínuo e em planos de carreira;
  • foque não apenas no aspecto profissional, mas também no desenvolvimento pessoal do funcionário;
  • invista em canais de comunicação internos para troca de experiências e conhecimentos;
  • promova ações colaborativas, assim a inserção de um novo profissional na equipe será uma ação conjunta.

Agora você já sabe tudo sobre o onboarding e pode ajudar a sua equipe a melhorar os processos da empresa em que trabalha!

Então, aproveite para reavaliar as práticas da gestão e propor adequações, de forma a consolidar a força da marca e impulsionar a performance dos colaboradores.

Quer saber mais sobre como guiar sua empresa aos melhores resultados, promovendo uma ótima experiência para seus profissionais? Aproveite sua visita ao blog e confira nosso artigo sobre gestão de pessoas!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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