Campanha de Outubro Rosa: como sensibilizar e engajar as equipes?
O Outubro Rosa é um lembrete anual sobre a importância da autorresponsabilidade e da atenção no combate ao câncer de mama — o mais prevalente entre as mulheres no mundo — e câncer de colo de útero.
Com alta incidência entre a população feminina brasileira, a prevenção e o diagnóstico precoce podem aumentar significativamente as chances de cura e garantir tratamentos mais eficazes.
Nesse contexto, toda a sociedade desempenha um papel importante na conscientização. As empresas, em particular, podem fazer a diferença ao demonstrar compromisso social e cuidado com suas colaboradoras.
Continue lendo para descobrir como implementar uma campanha impactante, promovendo engajamento e sensibilização nas equipes!
O que é a campanha Outubro Rosa e como ela surgiu?
O movimento surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos, após a morte de Susan G. Komen, causada pela doença.
Na ocasião, sua irmã Nancy Brinker resolveu homenageá-la, criando a Fundação Susan G. Komen for the Cure e promovendo ações de conscientização e prevenção.
A primeira delas foi a Corrida pela Cura, em que os laços rosas foram distribuídos entre os participantes, e se tornaram o símbolo da luta contra o câncer de mama.
Após esse marco, a campanha do Outubro Rosa se expandiu globalmente, consolidando-se como uma das principais iniciativas de sensibilização sobre o câncer de mama e, desde 2002, também abrangendo o câncer de colo de útero.
Qual a importância do Outubro Rosa nas empresas?
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer de mulheres no Brasil.
Já os estudos da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) indicam que, quando a doença é detectada no estágio inicial, as chances de cura podem chegar a 95%.
Para o mesmo órgão, para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 17.010 novos casos de câncer do colo do útero, uma doença que é altamente prevenível e com 100% de chance de cura se descoberto em fase inicial.
Assim, promover a conscientização nas empresas e reforçar a importância do diagnóstico precoce é fundamental para impactar positivamente a vida dos colaboradores.
Mais do que isso, ações específicas e bem planejadas nas empresas podem incentivar o cuidado com a saúde e ajudar a minimizar as estatísticas de casos graves das doenças.
Por que aderir à campanha do Outubro Rosa?
Apoiar o Outubro Rosa nas empresas é focar na saúde e no bem-estar das pessoas, trazendo impactos positivos para a organização. A seguir, entenda os benefícios dessa prática e como implementar boas estratégias.
Cuidado com os profissionais da empresa
O setor de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental na garantia da satisfação, saúde e bem-estar de seus colaboradores.
Por isso, o engajamento com o Outubro Rosa representa uma oportunidade importante para promover uma cultura organizacional em que o cuidado e a empatia são valores centrais.
Melhora no clima e employer branding
Aderindo à campanha, a organização também demonstra valorizar seus talentos. Isso é crucial para o fortalecimento do employer branding e para a manutenção de um bom clima organizacional.
Maior produtividade entre as equipes
Colaboradores saudáveis e satisfeitos no trabalho são mais propensos a alcançar bons resultados.
Assim, a adesão à campanha Outubro Rosa nas empresas é também uma estratégia que impulsiona o crescimento e o desenvolvimento profissional de cada pessoa da equipe.
Como elaborar uma campanha de Outubro Rosa na empresa?
Defina um plano orçamentário para a sua campanha
Toda ação institucional deve ser considerada no plano orçamentário de RH.
É fundamental incluir investimentos relacionados a parcerias com especialistas, estrutura e políticas de apoio, ou até mesmo brindes para as funcionárias.
Com planejamento e uma estrutura de RH adequada, a sua campanha de Outubro Rosa pode ser mais estratégica e gerar o impacto esperado.
Conte com o engajamento de lideranças
A conexão entre lideranças e gestão de pessoas faz toda a diferença, principalmente quando falamos de engajamento.
Por isso, esses profissionais, junto ao RH, são os responsáveis por definir objetivos para a campanha, como realização de doações ou palestras internas, por exemplo.
A empatia e escuta ativa das lideranças também são essenciais para tornar o ambiente de trabalho acolhedor e propício para discussão de assuntos relacionados à saúde.
Isso inclui, por exemplo, a flexibilidade para realização de exames ou até mesmo acompanhamento de familiares.
Consulte boas práticas de mercado
Observar práticas de outras organizações, e até mesmo da sociedade em geral, traz insights importantes para implementar uma campanha de Outubro Rosa responsável e eficaz.
Estude as ações bem-sucedidas de outras empresas e adapte-as às necessidades do seu negócio e ao perfil dos seus colaboradores.
Avalie os processos de apoio à campanha
Por fim, é interessante avaliar os resultados da campanha. Para isso, colete feedbacks internos sobre as iniciativas realizadas.
É possível obter essas informações por meio de processos de feedback contínuo, como pesquisas de opinião e canais em que há espaço para comentários sobre o assunto.
Quais ações de RH podem apoiar o Outubro Rosa nas empresas? Confira 6 estratégias!
Existem diferentes maneiras do RH aderir à campanha. Alguns exemplos são a realização de palestras, eventos, e, até mesmo, conceder folga para quem deseja realizar o exame médico.
Mas, além dessas ações, o que mais uma empresa pode fazer? Conheça, a seguir, alternativas para engajar equipes e fortalecer a campanha na prática!
1. Ilumine e decore a empresa
Uma ação que o RH pode adotar é “vestir” a empresa com a cor da campanha.
Colocar balões, cartazes e laços rosas nos ambientes e iluminar a fachada da empresa são maneiras de mostrar que a organização está engajada com o Outubro Rosa e conscientizar o público interno.
Além disso, escolher um dia em que todos os funcionários usem uma peça de roupa ou um acessório rosa também pode mobilizar as equipes.
2. Promova eventos com especialistas
Convidar médicos ou especialistas da saúde para falar sobre o câncer de mama e o do colo de útero, seja em lives ou rodas de conversa, pode ser uma ótima ação de engajamento.
Afinal, durante esses momentos, as pessoas poderão se informar de maneira segura e esclarecer dúvidas em relação às doenças, a realização do autoexame e tratamentos disponíveis.
3. Divulgue informações nas redes sociais e em canais de comunicação
Os veículos de comunicação interna e redes sociais da empresa são canais estratégicos para divulgar informações importantes, como fatores de risco para as doenças, sintomas, tipos de exames para detecção e formas de tratamento disponíveis na rede de saúde.
Em caso de dúvidas, o informativo da Sociedade Brasileira de Mastologia oferece dados confiáveis sobre o câncer de mama, enquanto o Instituto Nacional do Câncer disponibiliza uma cartilha completa sobre o câncer de colo de útero.
4. Ofereça programas de saúde completos
Falar de bem-estar dos colaboradores é também falar de uma assistência médica de qualidade e acesso amplo à saúde.
Por isso, investir em plano de saúde como parte da gestão de benefícios pode ser uma boa maneira de aderir ao Outubro Rosa e reforçar esse valor institucional.
Outra prática interessante é estabelecer parcerias com instituições de saúde para a realização de exames, como ultrassonografias e mamografias, facilitando agendamentos e oferecendo valores acessíveis.
5. Elabore políticas de apoio a funcionários
Além de incentivar o autoexame e reforçar a importância de exames para o diagnóstico precoce, não devemos deixar de oferecer apoio aos talentos que são ou já foram afetados pelo câncer de mama e de colo de útero.
Para isso, elabore políticas com foco em saúde mental no trabalho, como assistência psicológica ou rodas de apoio, com profissionais especializados e pessoas que convivem com essas doenças.
6. Crie campanhas de doação para instituições
O RH também pode elaborar campanhas de doação para instituições que trabalham em prol da causa, como a Amigas da Mama e a própria FEMAMA.
Essas doações podem ser financeiras, de itens de primeira necessidade, lenços de cabeça e até fios de cabelos para a fabricação de perucas.
Assim, além de conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, o RH traz mais humanização para as ações de endomarketing.
Como vimos, o RH tem um papel fundamental na conscientização dos colaboradores sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce.
Por meio de ações bem planejadas, é possível priorizar o bem-estar dos talentos da empresa, engajar as equipes para a causa e criar um ambiente mais saudável e produtivo para todos.
Agora que você entende a importância do Outubro Rosa nas empresas, que tal conhecer outras maneiras de prezar pelo cuidado de seus funcionários e fazer a diferença? Confira o Linkedin da Selpe!