Página de Carreira: entenda a importância e 5 passos para construí-la
Atualmente, os profissionais têm buscado por espaços de trabalho em que encontram valores e missões compatíveis com aquilo em que acreditam. Por essa razão, as empresas precisam evidenciar sua cultura e propósito desde o primeiro contato com candidatos em potencial. E é aí que entra a página de carreira!
Além de salários justos e benefícios atrativos, os melhores talentos buscam organizações com visão estratégica para potencializar o capital humano. Mas, claro, sem deixar de lado os cuidados com a humanização dos seus processos.
Para isso, a marca empregadora deve investir em bons programas de desenvolvimento, um marketing de atração personalizado e em divulgar sua cultura. Principalmente quando pensamos em trainees e estagiários, esse investimento faz toda a diferença!
Analisando como a página de carreiras é uma importante ferramenta para o RH das instituições, preparamos este artigo. Aqui, você confere algumas estratégias que podem (e devem) ser adotadas para a sua criação. Continue a leitura e saiba mais!
O que é uma página de carreira?
A página de carreira é um espaço online, dentro ou fora do site da sua empresa, em que ficam disponíveis as vagas em aberto e o caminho para cadastro no banco de currículos. Seu objetivo é facilitar o acesso de profissionais interessados na organização às oportunidades oferecidas.
Por essa razão, é uma ferramenta muito usada para otimizar o recrutamento e seleção e a construção de um pipeline de talentos efetivo.
Afinal, com essa estratégia, a empresa consegue trabalhar a sua força de marca ao passo em que atrai pessoas que se identificam com o negócio.
Quais os benefícios de investir em uma página de carreiras?
Investir em uma página de carreira atrativa resulta em vários benefícios para a companhia, além de potencializar o recrutamento. Veja, a seguir, as principais vantagens dessa ferramenta!
- Fortalecer o nome da marca;
- engajar os futuros e atuais talentos;
- melhorar a candidate experience;
- fornecer métricas e índices;
- reduzir a taxa de turnover.
Como uma página de carreira pode contribuir para a atração de talentos?
O trabalho dos recrutadores, ao buscar por profissionais para preencher as vagas disponíveis, é ponto chave para o sucesso de um negócio. Afinal, contratações focadas em performance e no fit cultural são a garantia para melhores entregas.
Nesse cenário, uma página de carreiras, também conhecida como ‘trabalhe conosco’, funciona como uma ótima estratégia para atração de talentos. Tanto para vagas operacionais ou estratégicas, quanto para programas de estágio e trainee, captar pessoas compatíveis com a organização é essencial.
Uma página de carreiras bem construída reflete a missão, os valores e o core business de um negócio. Se um profissional consegue chegar até ela de forma ativa, e ainda se identificar com essas propostas, as chances de trazer essa pessoa para o seu time são ainda mais fortes!
Como construir uma página de carreira passo a passo?
Para construir uma página de carreiras eficiente para a sua corporação, algumas boas práticas podem ajudar. Confira a seguir!
1. Conhecimento notório da cultura da empresa
Antes de colocar uma página de carreira no ar, é preciso conhecer bem a cultura organizacional. Assim, você consegue manter todos os setores alinhados à identidade da empresa, repassando seus costumes e valores desde o primeiro contato.
Isso é fundamental para estabelecer uma relação direta com quem a acessa. Afinal, além de apresentar aos candidatos os valores organizacionais, tal ação contribui para que eles vejam a forma como a equipe os incorpora.
A partir disso, o futuro colaborador poderá criar uma conexão mais espontânea com a empresa, se candidatando à vaga e realizando o teste de fit cultural. E, assim, ter a certeza de que o seu perfil se encaixa com o da organização.
2. Planejamento das informações que serão apresentadas
Depois de conhecer e expor a cultura da companhia, é importante ter bem definido as informações que estarão ali. Afinal, essa página funcionará como um cartão de visitas para os candidatos.
O planejamento dos dados é essencial para a decisão do profissional em querer se inscrever para as vagas disponíveis. Essa organização envolve não só a definição das informações em si, mas do próprio storytelling para compor uma comunicação estratégica para a marca.
Além de deixar explícito o propósito, valores e missão da empresa, também podem ser informados remuneração e benefícios de forma clara. Mostrar como são as instalações da instituição e o seu o dia a dia pode ser interessante.
3. Humanização na apresentação do negócio
Incluir fotos e vídeos dos times é uma boa dica para que sua página de carreira seja mais humanizada e atrativa, além de informativa. Afinal, esses recursos mostram quem trabalha na companhia e como é atuar nesse ambiente.
Fora isso, imagens e vídeos criativos e cativantes contribuem para aumentar o interesse do talento pela oportunidade de emprego.
4. Clareza e coerência na apresentação do job description
A sua página de carreiras mostrará para os candidatos as vagas que estão disponíveis na empresa. E, para ter um diferencial, priorize a construção de um bom job description.
Tenha em mente que a descrição de uma vaga vai além de apenas informar os pré-requisitos para ocupá-la. Seu objetivo é atrair os candidatos com um perfil profissional aderente à cultura corporativa.
Para profissionais com maior nível de maturidade, essas informações vão indicar sua conexão à vaga. Já para jovens talentos, essa descrição será o principal guia para despertar interesse e influenciar na tomada de decisão.
Ao construir o job description, priorize informações como:
- competências técnicas para a função (hard skills);
- competências comportamentais (soft skills);
- expectativas de atuação do profissional;
- como será o programa de desenvolvimento;
- benefícios oferecidos.
5. Recursos para trabalhar o engajamento dos profissionais
Além de atrair novos talentos, a sua página de carreiras também pode ser uma ferramenta para engajar quem já faz parte do time. Nela, podem ser divulgados depoimentos dos funcionários sobre a sua jornada dentro da organização, progressão de carreira e expectativa para o futuro, por exemplo.
Dessa forma, outros colaboradores poderão se inspirar na sua trajetória. Mas, mais do que isso, as pessoas que pretendem compor o seu time poderão ter uma amostra de como será a sua experiência quando contratadas!
Tudo isso ajuda a trabalhar também o employer branding, ou a força da marca empregadora. Ter um nome reconhecido de forma positiva no mercado é fundamental para atrair talentos, clientes e, até mesmo, investidores.
O que não pode faltar em uma boa página de carreira?
Além das práticas abordadas no tópico anterior, existem outros quesitos importantes a serem considerados em uma boa página de carreira. Dentre os principais aspectos que não podem faltar, estão:
História da empresa
Compartilhar a história da empresa é uma estratégia válida. Afinal, as pessoas gostam de se conectar a vivências interessantes. Portanto, acrescentar uma linha do tempo com a evolução da corporação, premiações (caso tenha) e cases de sucesso são ideias super válidas.
Mensagem relevante
Outro ponto importante é colocar uma mensagem objetiva, criativa e acolhedora. Assim, o candidato vai criando um senso de pertencimento por meio do conhecimento da essência e dos diferenciais do negócio apresentados no texto.
Candidatura simplificada
Investir em uma candidatura simplificada também pode ser um diferencial. Isso porque, quando o candidato está na busca por uma vaga, os processos seletivos mais dinâmicos podem ser mais chamativos. Dessa forma, economize o seu tempo e do profissional.
Mas lembre-se: as pessoas também usam dispositivos móveis para procurar oportunidades de emprego. Logo, o processo de inscrição precisa ser adaptável para diferentes telas.
Blog sobre colaboradores
Um blog específico sobre os talentos que atuam na instituição, além de melhor a imagem da marca, serve para compartilhar assuntos de interesse do candidato. Assim, faça conteúdos sobre a rotina, conquistas importantes e as dificuldades superadas, considerando a visão dos colaboradores.
Para a comunicação interna, trazer essa visibilidade e protagonismo para as pessoas da empresa faz toda a diferença.
Agora que você entendeu melhor como funciona uma página de carreira, que tal conhecer outras metodologias de atração? Baixe nosso e-book gratuito e descubra como atrair os melhores candidatos para programas de estágio e trainee.