Entenda por que as pessoas pedem demissão e saiba como evitar
A maioria dos gestores de empresas se perguntam por que as pessoas pedem demissão. Esse questionamento faz parte do cotidiano de reuniões do RH e, em algumas organizações, costuma tirar o sono de quem administra um negócio.
Há uma série de fatores que levam uma pessoa a pedir demissão. Pode ser por baixa remuneração, benefícios inexistentes, carga horária ou falta de interesse nas atividades realizadas. Mas, sem dúvida, um dos motivos campeões de desligamento é o relacionamento com as lideranças.
Há até um ditado que diz: “as pessoas não pedem demissão do emprego, pedem demissão do chefe”. Nesse cenário, saber como reverter essas situações e reduzir o turnover deve ser uma das prioridades de negócio. Afinal, isso auxilia no desenvolvimento das empresas como um todo.
Seja qual for o contexto de um negócio, uma coisa é certa: líderes não gostam de perder talentos, mas às vezes não estão tão atentos a eles. Continue a leitura e saiba mais!
Afinal, por que as pessoas pedem demissão?
Excesso de trabalho
Talvez esse seja um dos principais fatores de desligamento, e que também atrapalha o rendimento final do trabalho. Alguns chefes abusam dos principais talentos que têm e delegam a eles mais tarefas do que eles realmente conseguem realizar.
Com a sobrecarga, o trabalho não é entregue tão bem feito quanto antes e pode gerar até frustração para a pessoa.
É natural que, ao aumentar as atividades de uma pessoa, ela espere também algum bônus ou promoção de cargo. Se você delega atividades que vão exigir mais daquilo que é responsabilidade de alguém, é certo que essa pessoa vá começar a buscar por outras oportunidades profissionais que a valorizem.
Insatisfação com as lideranças
As empresas de hoje estão preocupadas com chefes que são líderes de verdade, que se importam além do profissional, mas também do pessoal dos seus funcionários. Eles sabem compartilhar do sucesso, simpatizar com os momentos difíceis e a hora certa de desafiar alguém.
É impossível passar 8 horas por dia (ou mais) na presença de um chefe que não se importa. Pior que não dar atenção, é frustrar os funcionários com promessas que não serão realizadas ou com metas que são impossíveis de serem alcançadas.
Se o chefe não honra seus compromissos, como os funcionários serão incentivados a cumpri-los?
Falta de feedbacks ou de incentivo profissional
O RH faz um grande trabalho para captar o talento com as habilidades certas e paixão para descobrir o novo, para aprender. O mau chefe trava esse desenvolvimento e cria um trabalhador que não se engaja, não tem motivação e nem interesse em ir além.
Fornecer oportunidades para esses talentos seguirem suas paixões e se desenvolverem é um caminho para aumentar a produtividade e satisfação no trabalho.
Além disso, é necessário um feedback periódico, em que esse funcionário receberá um retorno de todas as suas ações (positivo ou negativo) e saberá o que fazer a seguir. Se um chefe não fizer isso, os talentos tendem a ficar entediados ou perdidos. Nesse cenário, o pedido de demissão é bem provável.
Não adianta se enganar e pensar que aquelas pessoas ficarão ali para sempre porque o mercado de trabalho está difícil. Não é bem assim. Para funcionários talentosos, as empresas estão sempre de portas abertas, afinal, quem não quer ter um talento inspirado para alcançar sucesso?!
Como evitar o pedido de demissão por parte dos colaboradores?
Se você quiser manter seus funcionários, é hora de prestar mais atenção à forma como você projeta o trabalho. A maioria das empresas cria empregos que prendem talentos em “cápsulas”. Como você já sabe, isso não é saudável para nenhum dos lados.
Os verdadeiros líderes podem desempenhar um papel importante na concepção de trabalho com propósito. Para isso, é preciso prestar mais atenção nas pessoas de fato. Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar você nisso!
1. Valorize seu pessoal
Lembra que nós falamos sobre ter empatia e não frustrar as pessoas que trabalham com você? Isso é algo que faz parte do processo de valorização pessoal. A cultura organizacional deve abraçar os colaboradores como o patrimônio mais valioso de uma empresa, e orientar os líderes a delegar o devido valor para quem trabalha com eles.
Quando seus funcionários estiverem recebendo importância semelhante à dos clientes que eles atendem, por exemplo, o serviço será muito mais fluido e produtivo. Isso sem falar no engajamento natural que resultará desse cenário.
2. Conduza as pessoas e as envolva nos processos certos
A liderança é vital para a entrega de bons resultados. Acredite, faz muita diferença quando alguém faz uma tarefa sabendo seu contexto e que está inserido naquela realidade ali. Comunique-se de forma clara e defina as prioridades e objetivos finais. Além disso, mantenha sua equipe engajada e todos por dentro das informações necessárias.
Assim, seus funcionários saberão como estão contribuindo para o sucesso da equipe e da organização, a confiança é construída e as pessoas se sentem mais valorizadas.
3. Garanta aprendizagem e desenvolvimento
As organizações com melhor retenção de talentos são aquelas que investem em desenvolvimento pessoal, seja por meio de cursos, treinamentos, novos desafios e feedbacks recorrentes.
Talentos são captados cheios de expectativas e energia para usar no desenvolvimento do trabalho. Como explicamos, o motivo de muitas pessoas pedirem demissão na maioria dos casos está ligado à má gestão de pessoas, e cabe aos gerentes conceber empregos que realmente fazem sentido na vida de suas equipes.
Grandes líderes abrem portas para tarefas significativas e oportunidades de aprendizado, permitem que seu pessoal seja energizado por seus projetos para executar o melhor e avançar profissionalmente sem dar passos para trás.
Quando um colaborador tem uma liderança que se preocupa com a sua felicidade, sucesso, carreira e até mesmo vida pessoal, é natural que ele ou ela acabe produzindo mais e melhor. Afinal, a produtividade, o bem-estar e a felicidade no trabalho perpassa por todas as questões que trouxemos até aqui, não acha?
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