Entenda quais são as principais características dos Millennials
Os Millennials, ou geração Y, são conhecidos por sua criatividade, sede por aprendizado e ambição. Essa geração cresceu cercada por novas tecnologias, grande fluxo de informações, surgimento de novos ambientes online e o desejo pelo sucesso profissional.
Nascidos entre 1980 e 2000, os millennials tem um perfil comportamental mais ativo, inovador, curioso e criativo. Por isso, em geral, são pessoas que se adaptam melhor a ambientes dinâmicos e interativos, em que possam propor novas ideais e ações.
Entender quais são as principais características da geração Y é fundamental para que as empresas consigam adaptar sua cultura e rotina para receber esses jovens profissionais, que tem muito a contribuir para o sucesso da sua organização.
Pensando em ajudar você e a sua empresa a receber as novas gerações e realizar uma boa gestão de pessoas, preparamos este artigo completo sobre as principais características dos millennials. Continue a leitura e saiba mais!
Quais são as principais características dos millennials afinal?
Cada geração apresenta particularidades específicas, em função do contexto da época em que se desenvolveram.
Porém, isso não quer dizer que todas as pessoas da geração Y se identificam com esse perfil, embora seja um padrão. Confira, a seguir, quais traços mais se destacam quando falamos do ambiente de trabalho.
Valorizam o reconhecimento profissional
Os millennials foram incentivados desde a infância a serem ambiciosos e a buscarem por novas oportunidades acadêmicas e profissionais.
Por isso, mesmo estando em início da carreira, pessoas da geração Y costumam já colecionar uma bagagem de experiências e conhecimentos adquiridos em cursos, especializações e outros projetos antes mesmo de entrar no mercado de trabalho.
Outro ponto importante é que costumam ser profissionais com visão analítica, desejam feedbacks regulares e gostam quando recebem elogios ou até mesmo críticas construtivas.
O reconhecimento da liderança e de colegas de equipe faz com que se sintam valorizados por suas capacidades e entregas. Por esse motivo, estão dispostos a trabalhar pela empresa para levá-la aos patamares mais altos de prosperidade — desde que se identifiquem com seus valores.
São flexíveis, curiosos e proativos
A geração dos millennials é marcada pela fácil adaptabilidade em novos espaços e a constante busca por ir além. Dessa forma, são pessoas que se adequam rapidamente a rotina e cultura da sua empresa e querem entregar o máximo de si.
Contudo, essa característica faz com que saibam reconhecer as melhores oportunidades para si e não hesitam em mudar de emprego caso não se sintam reconhecidos, valorizados ou não percebam possibilidade de ascensão na carreira.
Esse traço profissional da geração Y revela mais do que a sua flexibilidade e adaptabilidade a mudanças e contextos: demonstra curiosidade por viver novas experiências e adquirir conhecimentos, bem como a sua proatividade para desempenhar tarefas e propor inovações.
Por esse motivo e por serem mais imediatistas, esses jovens tem um grande senso de urgência e querem ser a mudança. Então, não tente ganhá-los com planos de carreira a longo prazo: o grande foco deles é em qual será o próximo desafio.
Desejam viver novas experiências e transformar a sociedade
Os millennials tem sede por viver experiências novas, se engajar em causas sociais, zelar pelo meio ambiente e ser fiéis a seus propósitos e valores.
Isso pode ser explicado por diversos motivos, mas o grande fluxo informativo e a preocupação genuína com as futuras gerações são alguns dos grandes motivadores dessas pessoas.
Isso talvez possa ser explicado por serem jovens fruto de um mundo pós guerras, revolução industrial e momentos delicados na esfera global — tanto nas sociedades quanto no meio ambiente.
Por isso, são profissionais que querem experimentar um espaço de trabalho que também se preocupe com suas causas, que lute pela preservação do meio ambiente e demonstre interesse pelas lutas sociais.
Interagem muito bem com tecnologia
Dentre as principais características dos millennials, destaca-se a vontade de aprender sempre mais, principalmente quando falamos em tecnologia. São apaixonados por mudanças e desejam se expressar para o mundo, por isso, utilizam do online para conectar pessoas.
Como vimos, são uma geração que cresceu em meio ao desenvolvimento tecnológico e, por esse motivo, tem mais facilidade em utilizar as inovações a seu favor (e em prol da empresa em que trabalha).
São atentos às novidades e mudanças
Para a Geração Millennials, ter o conhecimento ao seu alcance é o bem mais valioso. Além disso, com as novas tecnologias, o acesso à informação nunca esteve tão facilitado.
Por isso, é comum que optem por aprender o que, de fato, agregará em sua vida e sua carreira, buscando estar com conteúdos sempre atualizados na memória.
Outro ponto interessante é que, com os smartphones e a internet, “dar um Google” é um grande hábito da geração Y, afinal, isso faz com que estejam sempre informados sobre o que acontece a cada minuto.
Essa geração trabalha e aprende de maneira diferente das anteriores. Eles sabem, de forma instintiva, como encontrar uma informação. Isso faz com que o aprendizado tradicional precise ser mais dinâmico, interativo e desafiador.
São profissionais empáticos e próximos ao cliente
Essa geração tem um olhar voltado para as pessoas: por isso, buscam manter boas relações e entender o que seus clientes realmente precisam.
Ao contrário de gerações anteriores, que buscavam métodos para vender seus produtos, os millennials tem como foco entender quem são seus clientes e como adequar suas entregas a esse público, focando em estratégias direcionadas e marketing segmentado.
Isso tem influência direta em todas as suas relações de negócios, afinal, muitas das inovações tem como objetivo solucionar necessidades do público. Além disso, optam sempre por um bom atendimento e pela satisfação do cliente, oferecendo facilidades, gratificações e diálogo.
A empatia e a preocupação real com os parceiros de negócio fazem com que as ações de trabalho sejam empáticas, gerando bom clima organizacional entre a equipe e boas relações com os clientes — o que também é muito positivo para as entregas da empresa e para o fluxo de vendas.
Priorizam a vida pessoal
Embora sejam ambiciosos e focados no sucesso profissional, os millennials não estão dispostos a sacrificar sua vida pessoal para obter uma carreira de sucesso, pois acreditam ser possível conciliar as duas coisas.
Afinal, se dedicam ao máximo ao trabalho e desejam colher esses frutos em forma de estudos, lazer, viagens e, principalmente, relações. Por isso, em comparação com outras faixas de idade, são os mais propensos a aceitar uma perda salarial ou abrir mão de uma promoção.
Se você deseja atrair e manter esses jovens profissionais, você precisa ser flexível, respeitar os horários de trabalho e dar ouvidos às suas inquietações. Isso porque são pessoas criativas e dispostas a inovar, mas precisam sentir que suas ideias e necessidades são acolhidas.
São importantes para o mercado de trabalho
Os millennials estão mudando as relações de trabalho e consumo. Afinal, são pensadores livres, conectados, grandes consumidores e questionadores.
Eles buscam ressignificar as relações e adaptar regras, sendo preciso que as empresas se adaptem aos novos moldes de trabalho, criação e venda para aproveitarem suas ideias e se conectar com o novo mercado consumidor.
Embora sejam mais complexos de reter, as empresas que investirem em um bom clima organizacional, em uma liderança humanizada e no desenvolvimento desses colaboradores encontrarão profissionais de alta performance e fiéis a organização.
Para saber mais sobre como desenvolver esses profissionais fundamentais para o mercado de trabalho, assista, a seguir, ao vídeo sobre Plano de Desenvolvimento Individual!
São imediatistas e tem dificuldade em manter o foco
Embora apresentem várias características positivas, os millennials tem como grande desafio manter a concentração em ações prioritárias e ter resiliência para colher resultados no médio e longo prazo.
Em função do grande volume de informações recebidas a todo momento, do desejo pelo sucesso rápido e a sensação constante de estar “ficando para trás”, a geração Y é uma das mais ansiosas até então. Atualmente, o Brasil é, inclusive, considerado o país com maiores índices de ansiedade.
Por isso, as empresas precisam saber administrar essas relações, investir em iniciativas de promoção a saúde mental e entender como abordar esses profissionais.
Além disso, organizações que investem no bem-estar dos colaboradores conseguem utilizar o imediatismo a seu favor para elevar os índices de produtividade e atingir melhores estados de criatividade.
Como contratar e engajar esses profissionais?
Os millenials tem muito a agregar às empresas, e, cada vez mais, as organizações estão buscando formas inovadoras para promover sua satisfação e engajamento.
Afinal, para ter êxito com esses profissionais, antes de tudo, é preciso conhecer os valores desses jovens. Muitas vezes eles serão mais motivados pelo aprendizado e pelas relações do que apenas por questões financeiras, por exemplo.
Outros fatores que fazem a diferença para engajar essas pessoas é um ambiente de trabalho mais informal, priorização de ideias, valorização de conquistas e fomento da atualização profissional, por meio de cursos e capacitações.
Por fim, tenha em mente que quebrar as barreiras entre gerações é mais fácil do que se imagina — o processo pode ser iniciado com uma simples conversa para alinhar expectativas.
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