Programa de Desenvolvimento de Liderança: saiba como criar em 5 passos
Não há dúvida de que a gestão tem grande influência no desempenho das equipes, não é mesmo? Por essa razão, investir em um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) bem estruturado é um grande diferencial competitivo para o seu negócio.
Líderes preparados, em aprendizado constante e que buscam guiar seu time rumo aos melhores resultados, tendem a consolidar equipes mais engajadas e de alta performance.
Além disso, profissionais que se sentem valorizados e incentivados à evolução na carreira, costumam ser também mais engajados e motivados.
Neste artigo, vamos explicar o que é um PDL, como ele funciona e suas principais vantagens. Continue a leitura e entenda como, com o apoio de uma Consultoria de RH, sua empresa pode criar Programas de Desenvolvimento de Líderes realmente efetivos.
Veja o que você vai encontrar a seguir:
- O que é e como funciona um Programa de Desenvolvimento de Liderança?
- Por que trabalhar o desenvolvimento de líderes na sua empresa?
- Como criar um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) em 5 passos?
O que é e como funciona um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL)?
Um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) é formado pelo conjunto de iniciativas, cursos e diretrizes de aprimoramento direcionados à gestão.
Semelhante ao plano de carreira, ele é focado nas habilidades e competências necessárias aos líderes de uma organização.
Durante o programa, profissionais com aspirações à liderança e gestores em desenvolvimento são preparados para guiar, inspirar e treinar seus times.
Para isso, tem um escopo definido com próximos passos de carreira, aperfeiçoamento de soft skills e boas práticas de gestão de pessoas.
A partir do planejamento desse escopo e da definição das etapas do Programa de Desenvolvimento de Liderança, é preciso colocar as ações em prática. E, mais do que isso, acompanhar o desempenho desses profissionais, mensurando performance e resultados.
Além disso, para garantir um bom funcionamento, o PDL precisa estar alinhado à cultura organizacional e à estratégia do negócio. Assim, será mais fácil gerar conexões, discutir ideias e traçar metas objetivas.
Por que trabalhar o desenvolvimento de líderes na sua empresa?
Investir em um Programa de Desenvolvimento de Líderes pode trazer vários benefícios para o comprometimento da gestão, a performance dos times e os resultados do negócio. Além disso, outras vantagens estratégicas podem ser percebidas, como:
- equipes melhor orientadas a resultados;
- melhor engajamento dos colaboradores;
- maior retenção de talentos;
- fortalecimento da cultura e estratégia corporativa;
- melhor clima organizacional;
- manutenção de uma cultura de feedback;
- melhor visão sistêmica e resolução de problemas.
Como criar um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) em 5 passos?
1. Identifique potencial e tenha um planejamento estratégico
O primeiro passo para um Programa de Desenvolvimento de Liderança eficiente é identificar e avaliar profissionais em potencial.
Para isso, considere os objetivos do negócio, a performance dos colaboradores, os desafios vividos e as metas conquistadas.
Além disso, tenha em mente quais pessoas apresentam mais experiência a maturidade na carreira, bem como perfil de líder.
Assim, será mais fácil trabalhar a trajetória de aprendizado de cada uma delas, garantindo agilidade e resultados com a sua promoção.
2. Defina necessidades e alinhe expectativas
Com um entendimento claro sobre o negócio e suas necessidades, será possível estabelecer um perfil ideal e habilidades necessárias à liderança.
Dessa forma, além de identificar talentos mais preparados, será viável alinhar expectativas com esses colaboradores.
A partir de diálogos abertos e troca de ideias, sua empresa será capaz de avaliar estilos de liderança, construir planos de carreira certeiros e direcionar ações estratégicas.
3. Entenda o modelo de gestão da empresa
Entender a cultura organizacional, os objetivos do negócio e o modelo de gestão adotado é fundamental para construir bons Programas de Desenvolvimento de Líderes.
Isso porque encontrar colaboradores com grande fit cultural e engajados com a organização pode ser um diferencial para o sucesso das futuras lideranças.
Outro ponto importante é que o plano de desenvolvimento de carreira deve se adequar à rotina do colaborador.
Então, compreender o tipo de gestão adotado ajudará a otimizar sua evolução profissional. Ademais, será parte do seu aprendizado, uma vez que deverá dar continuidade às ações propostas para a liderança.
4. Crie um projeto piloto
Toda nova ação corporativa deve ser bem planejada, analisada, testada e adaptada. Por isso, crie um projeto piloto junto a um grupo de profissionais e busque entender como o PDL funciona na prática e como seu programa pode ser ainda melhor.
Nesse projeto, siga todo o passo a passo, avaliando estrategicamente as possibilidades e criando um espaço seguro para feedbacks.
Aqui, leve em consideração quais treinamentos serão oferecidos, quem será responsável pelas avaliações de desempenho e como mensurar resultados.
5. Acompanhe resultados
Implementar um Programa de Desenvolvimento de Liderança implica em revisar o ciclo de gente da empresa e promover ações de treinamento e desenvolvimento organizacional.
Tudo isso tem um grande objetivo: formar líderes de impacto, que geram valor para o negócio e potencializam talentos.
Por essa razão, acompanhar os resultados desses projetos, a trajetória de carreira dos profissionais selecionados e as metas de equipe é extremamente importante.
Afinal, apenas assim será possível identificar pontos de melhorias, buscar soluções, identificar oportunidades e promover iniciativas ainda mais certeiras para cada pessoa.
Agora que você já sabe o que é e como criar um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), que tal colocar em prática na sua empresa? Siga as dicas e assine nossa newsletters para ter acesso a outros materiais e orientações sobre o assunto.