Programa de Estágio: o que ele traz de novo para uma empresa?
O Programa de Estágio é a oportunidade que as empresas oferecem para que jovens profissionais adquiram experiência no mercado de trabalho durante a graduação.
Para isso, esses programas têm como foco o aprendizado e desenvolvimento contínuos, agregando tanto à trajetória acadêmica e profissional desses estudantes, quanto para a própria empresa. Neste post, você vai entender melhor como um programa de estágio funciona e quais os benefícios para as empresas. Continue a leitura e confira!
O que é um Programa de Estágio?
Quando falamos em programa de estágio, nos referimos a uma fase de aprendizado e experimentação profissional. Isso porque, durante o estágio, estudantes da graduação exercem atividades profissionais correspondentes às teorias que estudam no curso.
Para que seja cumprido o objetivo de desenvolver, na prática, o que é estudado na graduação, os programas de estágio têm diretrizes próprias de funcionamento e devem respeitar a Lei do Estágio Lei nº 11.788/ 2008. Na Lei, estão dispostas algumas regras para a contratação de estagiários. Confira:
- o estagiário deve ser supervisionado por alguém da instituição de ensino e por um superior no local de trabalho, a fim de garantir o aprendizado e orientação adequados;
- é obrigatória a assinatura de termo de compromisso pelas partes – estudante, instituição de ensino e empresa contratante;
- o estágio pode ser obrigatório ou não obrigatório, conforme a matriz curricular das instituições;
- para estudantes do ensino médico, técnico e superior, a carga horária máxima é de 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais de dedicação às atividades do estágio;
- para alunos da educação especial ou de programas de educação para jovens e adultos, a carga horária máxima é de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais;
- salvo em casos de estagiário com deficiência, o programa de estágio não pode ter duração superior a 2 anos.
Além das regras básicas para estruturar programas de estágio, é preciso saber como contratar estagiários e se a modalidade é indicada para atender às expectativas da sua empresa.
Como funciona um Programa de Estágio?
Tradicionalmente, estagiários chegam às empresas com o objetivo de entrar no mercado de trabalho e aprimorar suas habilidades no exercício de uma profissão.
Em paralelo, empresas indicam um supervisor que vai orientar e guiar essa pessoa durante o período de atuação, ensinando, oferecendo feedbacks e servindo como modelo profissional.
Para que a relação seja benéfica para ambas as partes, o programa de estágio deve priorizar o desenvolvimento. Nele, o estagiário desempenha funções conforme os conhecimentos adquiridos e nível de maturidade, à medida em que aprende com seus líderes e colegas de equipe.
Com isso, a empresa auxilia na formação de jovens talentos para que sejam profissionais de sucesso. Em troca, esses jovens dedicam sua energia e criatividade para a organização, promovendo a inovação, diversidade e aumento da produtividade.
Quais benefícios um Programa de Estágio traz para uma empresa?
É comum que muitas pessoas se questionem sobre o porquê contratar um jovem profissional e quais as vantagens em realizar um programa de estágio. De fato, são processos que devem ser bem estruturados, demandando tempo e atenção de gestores e equipe de RH. Mas, apesar disso, são uma iniciativa que traz diversos benefícios para as empresas.
Afinal, falar sobre estágio é falar sobre desenvolvimento, inovação e crescimento. Confira algumas vantagens em contratar estagiários a seguir!
Aprendizado e troca de experiências
Seria um equívoco pensar que o aprendizado é exclusivo do estagiário. Embora o foco seja o desenvolvimento desses jovens para se tornarem profissionais de sucesso, a empresa também tem muito a aprender.
Normalmente, estudantes têm olhares atentos para o mundo e criatividade para propor ideias, podendo oferecer novas perspectivas sobre processos anteriormente consolidados. É nessa fase que as pessoas possuem suas melhores ideias e se encontram mais inspiradas.
Por isso, um programa de estágio te permitirá captar essas visões e aplicá-las dentro da sua organização, trazendo para a prática os seus pensamentos e insights.
Força de trabalho e dedicação
Antigamente, era comum que estagiários fossem responsáveis apenas por tirar xerox, organizar papéis e atender a demandas menores. Porém, ao contratar um estagiário, é preciso lembrar que o objetivo desse jovem é aprender a desempenhar as funções atribuídas à profissão.
Assim, pouco a pouco e com a devida supervisão, ele poderá equiparar suas tarefas com as do restante da equipe. Dessa forma, o estagiário deve ser visto como parte da força de trabalho e alguém que tem muito a contribuir para a empresa.
Com isso, ao finalizar o programa, ele estará pronto, inclusive, para ser um profissional em potencial para contratação! Nesse sentido, é interessante que, desde o estágio, esse profissional consiga estruturar seu plano de carreira pensando na continuidade da jornada.
Contratações assertivas
As organizações sempre estarão à procura de novos colaboradores para trabalhar em tempo integral, sendo necessário realizar processos de recrutamento e seleção.
Isso acontece, pois, com a constante mudança do mercado, pode ser preciso expandir setores ou, até mesmo, criar novas funções dentro da empresa. Além disso, eventualmente, colaboradores podem se desligar da organização, sendo necessário encontrar um profissional para o cargo.
Nesse momento, pensar nos estagiários que atuam ou já atuaram na empresa é uma ótima opção. Afinal, essa pessoa já conhece a organização, sua cultura e valores, sendo mais fácil se adaptar à função.
Com isso, as relações com esses jovens não precisam ser temporárias e se encerrar junto ao contrato de estágio, podendo se estender por toda a trajetória daquele profissional. Assim, após o período de experiência, essas pessoas podem vir a ocupar posições estratégicas na empresa.
Preparo profissional para o futuro
Programas de desenvolvimento de jovens em fase inicial de carreira, como estágio e trainee, são o início da formação dos profissionais do futuro. Por isso, é preciso estruturar processos que valorizem suas habilidades e contribuam para seu sucesso ao longo dos anos.
Para o sucesso dos programas de estágios e, consequentemente, a formação de grandes líderes e profissionais, é preciso estruturar todos os passos cuidadosamente, desde a atração de candidatos até a sua rotina dentro da empresa.
Para isso, ter o apoio de uma empresa especializada no assunto, como o Grupo Selpe, é essencial! Para saber como nosso time de especialistas realiza os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de estagiários, acesse a página Selpe Trainee e Estágio!