Como garantir qualidade em trabalho temporário? Considere essas 6 estratégias!
A qualidade em trabalho temporário é uma preocupação comum para muitas organizações. Apesar dos benefícios que essa modalidade pode oferecer, garantir a excelência do serviço prestado ainda é um desafio para as empresas contratantes.
Isso ocorre porque, muitas vezes, os profissionais temporários não atingem o mesmo grau de qualidade das equipes internas devido à falta de conhecimento sobre o negócio, ao baixo engajamento pela curta duração do contrato e outros motivos.
Neste conteúdo, você vai conhecer algumas estratégias para garantir que a eficiência do trabalho temporário seja igual ou, até mesmo, supere as expectativas da sua empresa. Vamos lá?
1. Tenha um planejamento sólido
Infelizmente, a falta de planejamento pode comprometer a qualidade do trabalho temporário.
Para assegurar que os profissionais tenham o perfil adequado e estejam disponíveis no período necessário, é fundamental se programar para esse tipo de contratação.
Isso permite que a agência especializada tenha tempo para gerenciar o recrutamento e seleção de maneira eficiente e a sua organização possa integrar e receber esses talentos com mais calma e estratégia.
2. Realize uma boa integração
Complementando a dica anterior, um erro comum das corporações com demanda frequente por mão de obra temporária é negligenciar o processo de integração desses profissionais.
Ainda que o contrato tenha um tempo determinado, os novos colaboradores precisam se sentir acolhidos desde o primeiro dia de trabalho. Afinal, isso contribui para uma boa employee experience.
Além disso, esse momento é relevante para apresentar os processos, valores e dinâmicas da empresa, fatores que influenciam no desempenho e no comportamento do funcionário.
3. Reconheça e valorize os trabalhadores temporários
Todo colaborador gosta de se sentir reconhecido e valorizado pelo serviço e comprometimento com o negócio.
Esse reconhecimento, inclusive, influencia no engajamento e na qualidade do trabalho temporário ao longo do tempo, além de promover um ambiente seguro e propício para a efetivação dos talentos.
Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estimam que 22% dos trabalhadores temporários serão efetivados em 2024, superando os 20% registrados em 2023.
Esse cenário reflete que, por meio de uma confiança mútua entre profissionais e gestores, podem ser estabelecidos vínculos empregatícios duradouros e vantajosos para ambas as partes.
4. Forneça acompanhamento e feedbacks contínuos
Feedbacks contínuos são essenciais tanto para avaliar resultados satisfatórios quanto para identificar pontos de melhoria, inclusive em trabalho temporário.
Essa estratégia é interessante para melhorar a performance do trabalhador e para apoiar o seu desenvolvimento de carreira de maneira mais ampla.
Com avaliação de desempenho sobre a atuação da pessoa contratada, a tomada de decisão sobre uma possível efetivação também é mais assertiva.
5. Conte com uma agência especializada e reconhecida
A atitude mais importante para garantir a qualidade no trabalho temporário é contar com uma agência prestadora de serviços que transmite confiança, experiência e credibilidade no mercado.
A Selpe Temporários & Terceiros, por exemplo, é uma consultoria com expertise necessária para contratar profissionais temporários com fit cultural e alinhados à função.
Nossa equipe sênior complementa seu olhar com ferramentas modernas e inteligentes, garantindo ainda mais precisão, agilidade na escolha e qualidade de contratação.
6. Mantenha um bom relacionamento com a empresa fornecedora
A agência fornecedora de trabalhadores temporários é uma parceira estratégica da empresa contratante.
Por isso, manter uma comunicação clara e um ótimo relacionamento com o outro negócio evita quaisquer contratempos com os funcionários temporários, melhora a eficácia do trabalho e desenvolve uma relação de confiança necessária para demandas futuras.
Chegamos ao final deste artigo e, aqui, entendemos que a qualidade do serviço pode ser um desafio e uma insegurança para muitas companhias ao contratar colaboradores para posições temporárias.
Entretanto, com estratégias sólidas, é possível assegurar em profissionais sazonais um desempenho positivo e, até mesmo, superior às necessidades da demanda.
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