Recrutamento da Geração Z: saiba como atrair jovens talentos
Em algumas mídias sociais, como o LinkedIn, o recrutamento da geração Z tem sido alvo de críticas relacionadas a estereótipos sobre o perfil dos novos profissionais. Mas você já se perguntou sobre a diferença que esses talentos podem fazer para a sua empresa?
A verdade é que, em um ambiente propício ao seu desenvolvimento, jovens colaboradores contam com qualidades típicas da última era que podem potencializar os resultados dos negócios.
Mas, para que isso aconteça, é necessário entender como atrair a geração Z para a sua equipe. Continue a leitura e saiba mais sobre o recrutamento de profissionais que estão ingressando no mercado.
O que é o recrutamento da geração z?
O recrutamento da geração Z é um processo de seleção focado em pessoas que nasceram no período de 1995 a 2010. Por isso, no ambiente organizacional, essa contratação traz talentos que começaram recentemente a vida profissional.
Inseridos no mundo digital, os Zs são internautas de nascença. Assim, também demonstram aptidão com tecnologia e prezam por uma comunicação instantânea, mais rápida e ágil.
Além disso, talentos da geração Z têm visões sobre trabalho diferentes de seus antecessores.
Funcionários mais jovens valorizam com maior profundidade o tempo livre, evitam processos demorados e demonstram mais preocupação com a saúde mental.
Esse cenário evidencia a importância de adotar estratégias específicas para atrair e reter esses profissionais.
Por que contar com profissionais da Geração Z na empresa?
Que as dificuldades de liderar a geração Z têm sido uma pauta recorrente na internet é fato, mas o que ainda pouco se fala é sobre as vantagens desses profissionais para as organizações.
Algumas características de profissionais nascidos na era digital contribuem para alavancar os resultados dos negócios. Conheça algumas delas a seguir.
Valorizam feedbacks
Uma cultura de feedback contínuo é importante para o desenvolvimento de colaboradores e para as melhorias nas entregas das equipes. E a geração Z preza por isso.
Os novos talentos valorizam retornos sobre suas demandas e os utilizam como fontes importantes para o seu desempenho.
Afinal, a partir de devolutivas com o restante da equipe, eles conseguem entender quais os seus pontos fortes e o que pode ser aprimorado já no início da sua jornada profissional.
Possuem conhecimentos atualizados
Em diversas áreas na empresa, como marketing e comercial, é essencial que colaboradores conheçam as tendências do momento, concorda?
Nesse cenário, a presença da geração Z é extremamente valiosa. Isso porque os talentos mais jovens podem demonstrar familiaridade com importantes pautas atuais — com proximidade de novos costumes culturais, além de marcas e hábitos do mundo digital.
Trazem soluções criativas
Nascidos na era da informação, a facilidade com que os Zs adquirem conhecimentos resulta em uma grande criatividade e agilidade para trazer novas ideias.
Por isso, contar com profissionais da última geração é ter na empresa soluções inovadoras que vão impulsionar as entregas dos seus negócios!
Demonstram capacidade de flexibilidade
Características muitos positivas de talentos da geração Z são a adaptabilidade e flexibilidade frente aos desafios.
Isso, inclusive, é um contraponto bastante discutido quando o assunto é conflito de gerações: enquanto as gerações Y e X tendem a se manter por anos na mesma área, os Zs apresentam uma vontade maior de explorar as possibilidades de trabalho que a modernidade oferece.
Os jovens talentos também apresentam um perfil multidisciplinar, que potencializa as entregas e traz mais dinamismo para as organizações.
Essa flexibilidade faz com que esses profissionais transitem entre equipes diferentes, ampliando os esforços para os resultados que a companhia terá no longo prazo.
Apresentam engajamento com pautas de diversidade
A diversidade é uma causa que tem sido mais defendida nas últimas décadas em relação aos períodos anteriores.
Por isso, os Zs já nasceram em uma era em que o respeito às diferenças é priorizado em todas as esferas da sociedade, inclusive nas organizações.
Dessa forma, esses funcionários apresentam uma perspectiva de mundo inclusiva que acolhe as diversidades em vários âmbitos.
Como atrair profissionais para o recrutamento da Geração Z?
Agora que você já sabe como a presença desses talentos pode ser positiva, deve estar se perguntando como contratar a geração Z.
Para isso, é necessário entender os seus objetivos de negócio e desenvolver uma cultura que também esteja alinhada aos interesses e propósitos de quem está começando a vida profissional.
A seguir, confira alguns passos.
1. Adote horários flexíveis
Como vimos, a geração Z se destaca em relação aos seus antecessores no mercado porque valorizam mais a vida pessoal.
Neste sentido, é importante oferecer horários flexíveis na jornada de trabalho.
Com isso, profissionais da geração Z conseguem conciliar suas atividades pessoais e profissionais com mais equilíbrio.
2. Ofereça salários competitivos
Com cada vez mais alternativas de negócios — com empresas de diferentes nichos e portes — o mercado se tornou mais competitivo. Por isso, uma gestão de benefícios é mais importante do que nunca para atrair talentos!
Apresentar boa remuneração para as oportunidades da sua empresa pode destacá-la não só em relação à contratação de profissionais da geração Z, mas também de todas as idades.
3. Invista em um ambiente de trabalho criativo
Você já deve ter ouvido sobre startups com sala de jogos, geladeiras com comida free para os colaboradores e atividades diferenciadas.
Criar esse tipo de ambiente pode ser uma estratégia inspiradora para a atração de profissionais da geração Z.
Afinal, com um estilo mais dinâmico e hiperativo, quanto mais descontraído for o espaço da empresa, mais atrativa ela se torna para jovens talentos.
4. Invista em programas de desenvolvimento
Por ingressarem recentemente no mercado de trabalho, o objetivo dos Zs é aprimorar suas competências e desenvolver hard e soft skills.
Por isso, é fundamental criar trilhas de desenvolvimento para atrair e reter esses talentos, especialmente quando falamos de programas de estágio e trainee.
Para deixar a seleção de jovens colaboradores ainda mais efetiva, é possível contar com consultorias especializadas para recrutar profissionais da geração Z com foco em fit cultural.
Dessa forma, a sua organização contará com talentos que não apresentam os estereótipos levantados pelo mercado atualmente, mas sim grande potencial de entregas, modernidade e diversidade.
Agora que você já conhece mais sobre como recrutar a Geração Z, o que acha de saber mais sobre atração, seleção e desenvolvimento? Acompanhe o perfil da Selpe no LinkedIn!