Recrutamento em Recife? Conheça o mercado e saiba como fazer os melhores processos seletivos!

Recrutamento em Recife? Conheça o mercado e saiba como fazer os melhores processos seletivos!

O recrutamento em Recife (PE) tem experimentado uma crescente nos últimos anos, havendo várias oportunidades valiosas. Isso porque a região passou por uma maior abertura da sua economia com políticas de desenvolvimento econômico e social.

A cidade e seus arredores contam com a mais moderna refinaria em seu complexo petroquímico Industrial Portuário de Suape.

Há também grande presença de indústrias do segmento naval e siderúrgico, além de um parque tecnológico com mais de 200 empresas nacionais e multinacionais. O estado de Pernambuco é, ainda, grande polo têxtil e automotivo.

Nesse cenário, existe uma alta demanda por contratações locais, sendo um grande desafio encontrar os melhores talentos.

Pensando em ajudar você e a sua empresa a potencializar o resultado do recrutamento e seleção em Recife, preparamos este artigo. Continue a leitura e confira as dicas!

Conheça o cenário de Recrutamento em Recife, capital de Pernambuco

Nas últimas décadas, a cidade de Recife e sua região metropolitana se desenvolveram muito. Devido a um “boom” de investimentos, como no Polo Automotivo Goiana (PE), a perspectiva é de que esse crescimento continue nos próximos anos.

Há então um panorama interessante: existem mais vagas de trabalho do que candidatos com a qualificação e experiência necessárias para assumir as vagas. Com isso, as empresas encontram grandes desafios para completar o quadro de pessoal e, mais ainda, reter colaboradores.

Outra questão importante é o comportamento dos candidatos frente aos processos de recrutamento e seleção em Recife e regiões próximas.

Em especial, os jovens talentos que estão ingressando no mercado de trabalho para atuar em programas de estágio e trainee. Afinal, esses talentos priorizam vários aspectos além de remuneração e benefícios para se decidirem por uma vaga de trabalho.

Considerando o perfil das novas gerações e dos profissionais da região, investir na segurança, bem-estar e fit cultural pode ser a peça chave para atingir o sucesso no recrutamento em Recife. Ou seja, a relação candidato-seleção e colaborador-empresa!

Entenda o que os candidatos em Recife estão buscando

A pesquisa da revista Negócios PE mostrou dados interessantes sobre os candidatos da região, especialmente os jovens talentos.

“Treinamentos e cursos” foi o quesito mais apontado (63%) por candidatos a estágios e programas de trainee sobre o que as empresas devem oferecer a seus colaboradores. O fato surpreende, especialmente porque o fator “benefícios” equivalente aos dos funcionários recebeu apenas 5%.

Outro aspecto interessante é a preferência dos jovens por empresas que oferecem ao estagiário e trainee oportunidades de carreira (76.5%).

É verificado que o perfil do candidato aponta para o engajamento no longo prazo com a organização. Aquelas que oferecerem expectativa de carreira e desenvolvimento profissional certamente sairão na frente para atrair os melhores talentos.

Além disso, fatores como respeito pelos colaboradores, bom clima organizacional e orientação para o desenvolvimento têm destaque.

Por isso, tenha em mente: não basta captar talentos! É importantíssimo saber como retê-los — até mesmo para que não busquem atuar em novas oportunidade no mercado, não é mesmo?

Veja o que NÃO fazer na relação com os seus futuros colaboradores

1. Programas de Estágio e Trainee sem planejamento

Na hora de implementar um Programa de Estágio e Trainee na sua organização, é fundamental alinhar as necessidades e expectativas da empresa quanto à abertura dessas novas vagas.

Quantos postos de trabalho serão abertos? Quais serão os benefícios e salários que serão disponibilizados para atrair esses candidatos? Quantas vagas serão contratos de trainee e quantas serão bolsas de estágio? Qual o objetivo delas?

Além desse planejamento e de estruturar as etapas iniciais para a atração, recrutamento e seleção em Recife, também é importante construir um plano de desenvolvimento. Afinal, o objetivo desses programas está no aprendizado e, no caso de trainees, na formação de futuras lideranças.

Por isso, desenvolver esses talentos, engajá-los na cultura da sua empresa (evitando o turnover) e escutá-los é o caminho para obter bons resultados!

2. Descaso com a evolução tecnológica e da presença da tecnologia no RH

O mundo muda constantemente e você não pode ficar para trás! A tecnologia faz parte da rotina de todos os setores, e a empresa que souber como aproveitá-la terá um diferencial competitivo.

Além disso, usar os recursos tecnológicos para melhorar o engajamento dos seus colaboradores pode ser uma boa forma de reter seus talentos.

Segundo a matéria disponibilizada pelo Fecomércio PE:

“Nas projeções futuras, algumas mudanças são tendências, como a evolução da era digital e a transição para energias mais limpas. Localmente, o ecossistema de Tecnologia da Informação tem uma expressividade nacional e internacional. Da mesma forma, Pernambuco tem um grande potencial para expandir a produção de energia eólica, solar e da biomassa, gerando emprego e dinamismo econômico”.

Pensando no setor de Gente e Gestão, uma onda de evolução apareceu nos últimos anos: o recrutamento preditivo, as plataformas de recrutamento inteligente e as ferramentas de gestão de desempenho são instrumentos poderosos para sua gestão de pessoas.

3. Ignorar a importância da cultura organizacional para recrutar em Recife

A relação entre o colaborador e a sua organização deve trazer benefícios para ambas as partes. E, nesse contexto, o futuro profissional deve mergulhar na sua cultura e ter um propósito alinhado com o do negócio.

No centro de tudo isso está uma cultura organizacional forte e compatível com as características da região. Dessa forma, para o sucesso do recrutamento em Recife, é fundamental que a marca empregadora invista em programas de desenvolvimento bem estruturados, um marketing de atração personalizado e em evidenciar sua cultura.

Para isso, você pode implementar uma página de carreiras, por exemplo. Nela será possível destacar a cultura e propósito da empresa desde o primeiro contato com candidatos em potencial.

Uma página de carreiras bem construída reflete a missão, os valores e o core business de um negócio. Se um profissional consegue chegar a essa página de forma ativa, e ainda se identificar com essas propostas, as chances de atrair essa pessoa para o seu time são ainda mais fortes!

Assim, alinhado com a cultura organizacional, bem como com os valores do negócio é mais provável que o jovem talento se sinta parte integrante da empresa, engajado e motivado com os seus propósitos.

Dessa forma, as empresas que apresentarem melhores oportunidades poderão atrair e desenvolver os melhores talentos, trazendo inovação, energia e criatividade para suas equipes. Além disso, com o desenvolvimento e o sucesso de seus colaboradores, será ainda mais fácil alcançar os melhores resultados.

Para isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada no recrutamento em Recife (PE) pode ser um diferencial! Então, se quiser saber mais sobre como realizar processos seletivos estratégicos e eficientes, entre em contato conosco!

Além de Recife, a Selpe também atua com consultoria e recrutamento e seleção em São Paulo, Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia e Conselheiro Lafaiete.

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.