Recrutamento misto: conte com os melhores talentos do mercado no seu negócio
Implementar o recrutamento misto na atração e seleção de pessoas é uma ótima estratégia para empresas que buscam diversificar suas opções e atrair os melhores talentos disponíveis no mercado.
Ao combinar a busca por profissionais internos e externos, a pessoa recrutadora amplia suas chances de encontrar o candidato ideal para preencher uma posição. Além disso, ela cria um ambiente que motiva os colaboradores a permanecerem na companhia.
Para entender melhor o que é e como funciona o recrutamento misto, continue a leitura!
Saiba o que é recrutamento misto
O recrutamento misto é um processo de recrutamento e seleção que conta com a participação das pessoas que já atuam na empresa e de candidatos disponíveis no mercado de trabalho. Ou seja, é uma seleção que reúne o recrutamento interno e o externo.
O objetivo desse tipo de recrutamento é ampliar a busca pelos profissionais mais aderentes a uma vaga, possibilitando decisões mais acertadas e promovendo a transição de carreira dos colaboradores.
Em geral, os candidatos costumam ser avaliados sob os mesmos termos e critérios. Mas, as organizações também podem optar pela divisão de cotas, por exemplo. Nesses casos, 60% das vagas são preenchidas pelo público interno e 40% pela ampla concorrência dos talentos.
Entenda a diferença entre recrutamento interno, externo e misto
Embora existam esses três tipos de recrutamento, a diferença entre eles é bem simples de entender.
Suponha que um estagiário que se destacou em sua função tenha sido efetivado e passará a desempenhar um determinado cargo dentro da empresa. A efetivação desse funcionário se encaixa no recrutamento interno de pessoal.
No entanto, com essa transição, surgiu uma nova necessidade. A posição de estagiário, que agora está liberada, precisa ser preenchida para manter as entregas do time em dia.
Para encontrar um novo talento para essa vaga, a organização abriu um processo de recrutamento externo. Isso significa que eles olharam para fora, para o vasto mercado de profissionais em busca do candidato ideal.
O recrutamento misto, por sua vez, combina as melhores partes dessas duas situações, mantendo talentos valiosos e atraindo novos profissionais.
Conheça as vantagens de investir em um recrutamento misto
Investir em recrutamento misto gera benefícios estratégicos e operacionais significativos, tanto para empresas quanto para candidatos. Confira alguns deles a seguir!
Estimula o desenvolvimento profissional
Ao promover a transição de carreira e contar com talentos internos que já conhecem a cultura organizacional, cria-se uma atmosfera mais favorável à progressão de carreira dentro da empresa.
Normalmente, isso acontece como parte de programas de desenvolvimento, o que demonstra o compromisso do negócio com o crescimento de suas equipes.
Aumenta o engajamento e a satisfação dos times
O engajamento e a satisfação dos colaboradores impactam na performance do negócio.
Funcionários desengajados aumentam o índice de turnover e diminuem a produtividade. Por outro lado, talentos engajados e mais satisfeitos contribuem com criatividade, ideias inovadoras e no bem-estar geral das equipes.
Quando os colaboradores se sentem pertencentes, acolhidos e têm perspectivas de futuro, naturalmente esses fatores de engajamento são aumentados.
Promove diversidade e inclusão na empresa
O recrutamento misto possibilita que a companhia atraia os melhores talentos do mercado e, ao mesmo tempo, promova a diversidade e a inclusão em seus processos seletivos. Uma vez que o processo alcança um maior número de pessoas, encontrando profissionais qualificados e diversos.
Reduz os custos
A agilidade e a eficiência em encontrar a pessoa ideal para a vaga faz com que esse tipo de recrutamento seja mais econômico. Isso porque a gama de talentos é mais vasta, tendo em vista as possibilidades internas e externas à corporação.
Fortalece o employer branding
Ao demonstrar uma valorização do crescimento profissional de seus funcionários, a companhia constrói uma imagem positiva e passa a ser vista como um bom lugar para se trabalhar. Isso, por sua vez, fortalece a atração de talentos e, até mesmo, o employer branding.
Quais as maneiras de fazer o recrutamento misto? Conheça 3 principais!
Para implementar o recrutamento misto em seus processos de seleção, as organizações podem optar por três formas.
1. Recrutamento externo seguido do interno
O recrutamento externo seguido do interno ocorre quando o setor de Recursos Humanos inicia a busca por talentos fora da empresa e, caso não encontre o perfil desejado, encaminha o cargo para o público interno.
Essa opção pode ser interessante quando se deseja contar com pessoas que possam trazer um novo olhar para as demandas, fortalecendo a diversidade de perspectivas e promovendo a inclusão na equipe.
2. Recrutamento interno seguido do externo
Ao contrário do formato anterior, neste modelo as vagas são oferecidas, primeiramente, aos colaboradores que desejam mudar de atribuições ou concretizar seus planos de carreira.
Se não houver profissionais com a expertise necessária para a função disponível, os recrutadores buscam candidatos externos por meio de processos seletivos.
3. Recrutamento externo e interno ao mesmo tempo
Outra forma de realizar o recrutamento misto é abrindo as vagas para o público interno e externo simultaneamente. Como vimos, isso pode ser feito com cotas ou sem distinção, garantindo igualdade de oportunidades.
Vale ressaltar que cada empresa deve optar pelo melhor modelo de recrutamento, considerando o momento e os objetivos do negócio.
O impacto do recrutamento misto na retenção de funcionários
O recrutamento misto também pode ajudar na própria gestão de pessoas, sendo um “recurso” complementar. Afinal, esse tipo de recrutamento tem um impacto significativo na retenção de funcionários.
Quando os colaboradores veem a empresa investindo em seu desenvolvimento e oferecendo oportunidades de transição de carreira, eles se sentem valorizados e motivados a permanecer nela a longo prazo.
Além disso, a combinação de conhecimento interno e inovação externa mantém a cultura organizacional dinâmica e adaptável. Isso pode atrair e manter talentos diversos e interessados em crescer com o negócio.
O recrutamento misto também estimula uma competição saudável entre os colaboradores. Ao saberem que têm a chance de se candidatar a vagas internas, eles ficam motivados a aprimorar suas habilidades, criando um ambiente de trabalho mais dinâmico.
Agora que você já entende como funciona um recrutamento misto, que tal receber conteúdos estratégicos para os seus desafios de Gente e Gestão? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do setor!